top of page
logo.png
download.png
Ativo 1.png
Ativo 1.png
patrocinadores.png
whatsapp.png

Receba nossas atualizações por Whatsapp! Gratuito, relevante e aplicável.

Gestão de laboratórios: Relembre 10 Matérias do nosso Blog!




A gestão laboratorial envolve desafios muito específicos, próprios desse segmento em constante evolução. E a Acelera Marketing aposta desde sempre em disponibilizar informação qualificada, como melhor ferramenta para fortalecer o gestor, fazendo frente, com muito mais tranquilidade, às inevitáveis dúvidas e flutuações de mercado. Relembre conosco alguns dos tópicos mais acessados clicando no link, e ao final da leitura, não deixe de compartilhar suas experiências sobre cada um desses temas!


1. Por que, e como, mudar a sua cultura empresarial? (partes 1 e 2) - A realidade é dinâmica, e reinventar-se é necessário o tempo todo. Não se trata de renegar a tradição nem os valores dos quais você se orgulha, mas de garantir que esses códigos não se transformem em fatores de engessamento ou pior, de retrocesso em seu desempenho. Nos artigos (partes 1 e 2), você encontrará diretrizes para mudar com segurança, seguindo passos como reconhecer sua cultura atual, visualizar a mudança que deseja, e saber como implementá-la de forma eficaz, envolvendo todo pessoal nesse novo momento.


2. O movimento do laboratório baixou, e agora? - Fatores como a epidemia de COVID-19, com sua demanda atípica por testes e outros exames, além da insegurança política e, por consequência, econômica, podem ter levado a uma percepção de baixa no movimento do laboratório. O primeiro passo para enfrentar o problema é certificar-se de que ele existe de fato, comparando as métricas adequadas. Aqui, você encontra dicas de critérios para avaliar corretamente a situação, analisando o impacto do aumento da concorrência ou a queda geral do poder de compra no cenário, e também recebe sugestões de como reverter o quadro em seu favor mais uma vez.


3. 6 dicas para excelência na recepção: os clientes são bem-vindos! - A recepção presencial, não importa quão positivas tenham sido inicialmente as experiências virtuais do cliente com o laboratório, é um ponto crucial dessa jornada, oferecendo oportunidades únicas de interação interpessoal que o distanciamento imposto pela virtualidade não consegue superar. No artigo, você encontra um breve roteiro de pontos a considerar para tornar esse momento num poderoso recurso para fidelização do seu público.


4. Pensando em abrir um novo posto de coleta? Saiba como! - Ainda que inauguração de um novo posto de coleta pareça, e seja mesmo, uma ótima alternativa para ampliar o alcance e a rentabilidade dos seus serviços, existem muitos pormenores a considerar antes de embarcar nessa nova etapa do empreendimento. Desprezá-las pode acarretar prejuízos e até afetar o andamento das unidades que já estabelecidas, então acompanhe conosco este passo a passo de considerações para promover com segurança e no momento certo a expansão do seu laboratório.


5. Como administrar fofocas e boatos no ambiente do laboratório? - Fofocas e boatos, impossível não ter que administrá-los em algum momento do processo de gestão, pois são comportamentos típicos da natureza e psicologia humanas desde sempre. Ainda mais atualmente, quando lidamos com um tecido social muito sofisticado, e com tecnologias que influenciam, para bem e para mal, na amplificação de qualquer comentário, além de um novo paradigma social que tipifica e pune comportamentos de exclusão, como as leis contra calúnia, difamação, injúria, fake news, assédio moral e o próprio bullying. Mas fique tranquilo. No texto, você encontra dicas para tirar de letra esses problemas!


6. A importância da avaliação de desempenho para seu laboratório - Quantificar e qualificar o capital humano do seu laboratório é essencial para potencializar a produtividade, atribuindo com mais eficácia as responsabilidades, e promovendo o melhor ambiente de trabalho, mais sintonizado com sua cultura empresarial. Essa tarefa de gestão é tão importante, aliás, que diversas modalidades de avaliação de desempenho vêm sendo desenvolvidas no sentido de oferecer a melhor ferramenta para cada realidade. O que, e como, avaliar? Critérios intuitivos, como assiduidade, pontualidade e capacidade técnica somam-se a outros mais subjetivos, como ética, relacionamentos interpessoais ou criatividade. E quanto aos formatos da avaliação, confira no artigo!


7. Reconexão: construção e cultivo de uma nova habilidade, por Marina Campos - Às vezes no cotidiano das práticas administrativas, deixamos escapar a dimensão humana, que também deve ser contemplada em qualquer gestão. Nesta sensível reflexão, a Dra. Marina Campos, biomédica com formação em gestão de pessoas, nos convida a contemplar a importância das conexões e das relações interpessoais para a construção de um ambiente emocionalmente sadio e produtivo, em todos os sentidos. E sugere: “Cabe a cada um de nós o cuidado de aprendermos a ser melhores conosco, com os outros e com as mudanças que o mundo nos apresenta, por meio de escolhas conscientes, buscando a alta performance em nós e para nós. É possível construir uma produtividade mais orgânica e sustentável, e finalmente, conexões mais sólidas e mais verdadeiras.”


8. Ferramentas de gestão: o diagrama de Ishikawa - Todo dedicado à aplicação do diagrama de Ishikawa, uma ferramenta visual conhecida também como “diagrama de espinha de peixe” ou ainda “diagrama de causa e efeito”, este artigo traz ainda um presente todo especial para nossos leitores: o download de um manual sobre a utilização desse recurso, capaz de identificar e analisar as causas de problemas de várias naturezas, incluindo a área da saúde. O Ishikawa consiste em um gráfico que agrupa as causas do possível problema em seis categorias, conhecidas como 6Ms: máquina, materiais, mão de obra, meio ambiente, método e medidas. Experimente!


9. Os piores erros que o gestor pode cometer no laboratório - Uma administração bem sucedida demanda muito do gestor de laboratório, e requer habilidades em muitas áreas, incluindo finanças, recursos humanos, marketing, gerenciamento de projetos e liderança. Para ajudá-lo a se situar nesse universo de muitos desafios e responsabilidades, elaboramos um demonstrativo dos piores erros a evitar, incluindo, por exemplo, falta de planejamento estratégico e de investimento em tecnologia, subestimar a consolidação de uma cultura organizacional, e muito mais!


10. A importância da liderança no laboratório para o bom atendimento - Nunca é demais enfatizar a importância da experiência oferecida ao cliente pelos espaços de recepção e coleta, pontos chave nessa jornada. Elas representam os primeiros contatos interpessoais com o laboratório e tudo deve transparecer equilíbrio, segurança e acolhimento nesse momento. Mas já pensou o quanto é importante, para que isso aconteça, delegar ou exercer pessoalmente a liderança desse setor do laboratório, garantindo que tudo funcione de forma harmônica? As qualidades mais desejáveis dessa liderança, e como colocá-las em prática, são o tema deste artigo!


Esperamos que você tenha gostado tanto de recordar estes textos elaborados pela Acelera Marketing quanto nós gostamos de prepará-los, sempre com o objetivo de levar aos nossos leitores informações qualificadas, oportunas e sintonizadas com o segmento das análises clínicas, que é nossa especialidade. E para quem ainda não nos conhecia, seja muito bem-vindo ao nosso portal, fique à vontade para comentar, e volte sempre!



Acelera Marketing, o Marketing do Aceleralab


A agência Acelera Marketing é especializada em resultados na área de laboratórios, com soluções de comunicação e marketing que se adaptam a realidade de cada região. Tenha acesso as melhores estratégias de marketing para laboratórios com quem é especialista no assunto.


Confira algumas possibilidades de trabalho:

- Sites;

- Redes Sociais;

- Consultoria Estratégica de Marketing;

- Mídias off-line;

- Branding e Gestão de Marca;

- Treinamentos e Palestras on-line exclusivas, e muito mais!


Potencialize sua visibilidade e alcance novos pacientes.

Conheça mais sobre nossos produtos clicando no botão abaixo!




bottom of page