top of page
logo.png
download.png
Ativo 1.png
Ativo 1.png
patrocinadores.png
whatsapp.png

Receba nossas atualizações por Whatsapp! Gratuito, relevante e aplicável.

Como encontrar mão de obra qualificada para o laboratório?




Uma estrutura funcional e acolhedora, equipamentos de primeira linha, e um bom esquema de divulgação são muito importantes para o sucesso do laboratório. Mas nada se compara a uma equipe qualificada, comprometida com os objetivos da empresa e engajada no seu crescimento. Esse é o combustível que faz mover todo seu empreendimento, e por isso cuidados extras devem ser tomados na seleção de pessoal. Mas onde encontrar esses colaboradores que fazem a diferença?



Assim como você faz uso de todos os tipos de mídia para a divulgação dos seus serviços, esse igualmente é o recurso recomendado na busca da melhor mão de obra. Utilize os canais mais conhecidos na sua cidade, como jornal impresso e rádio, pois eles ainda têm muita penetração mesmo na era da Internet. Mas é claro, não se esqueça de também as redes sociais, pois seu alcance é maior e pode ser direcionado para o nicho que realmente lhe interessa. Dedique um cuidado especial à elaboração do anúncio, que deve conter todas as informações relevantes sobre a função a desempenhar, os pré-requisitos e os diferenciais desejáveis, e as formas de contato para candidatar-se à vaga. Tudo isso deve ser disponibilizado de forma clara e atraente, pois, pense bem: com um anúncio bem organizado e eficiente, você já está também informando ao futuro colaborador, através da sua imagem, o padrão de qualidade que deseja manter nas suas atividades.


Falando em redes sociais, não se esqueça de manter um perfil ativo no Linked.in, e anunciar em sites de vagas como Infojobs e Catho, só para citar os mais conhecidos. Esses são espaços específicos para a busca e oferta de colocações, onde você poderá conhecer de antemão um pouco mais sobre os candidatos, e vice-versa, e cultivar uma grade de contatos específica para fins profissionais, foco que pode se perder um pouco quando se trata das demais redes, como Facebook e Instagram, embora tenham maior amplitude. Por fim, não se esqueça também de anunciar nas faculdades, escolas técnicas, SENAI, SENAC e cursos independentes mais próximos. Esse é um excelente espaço para encontrar pessoas comprometidas com sua formação, e ávidas por mais experiência profissional.



Mas caso você sinta que esses procedimentos não estão tendo o resultado esperado, isto é, as vagas demoram muito a ser preenchidas, você se sente insatisfeito com a qualidade da mão de obra contratada e a rotatividade na equipe é maior do que desejaria, pode ser o momento de promover uma autocrítica. Por que você atrai colaboradores que ficam aquém do esperado, e por que não acontece a aderência deles aos postos no laboratório? Um passeio pelo quadro funcional dos concorrentes pode lhe dar essa resposta.


Vários ítens da sua proposta, que passam pela oferta salarial mas nem de longe se limitam a ela, podem ser a resposta. Por exemplo, você oferece plano de carreira, especialmente destinado a captar profissionais de centros maiores que se sintam atraídos a vir trabalhar em cidades menores? Os benefícios oferecidos são similares, ou mesmo superiores, aos oferecidos pela concorrência? A cultura empresarial favorece o bem-estar e a harmonia no ambiente de trabalho, ou acirra competição pouco saudável e uma atmosfera de ansiedade? Não se esqueça de que o boca a boca, tão importante para a captação e fidelização de clientes, também funciona para tornar seu laboratório um destino profissional cobiçado.



Finalmente, existe uma opção que pode se revelar a melhor para você. Assim como você conta com a assessoria de especialistas para muitas particularidades no exercício da gestão, pode ser uma boa ideia contratar uma empresa especializada para a busca e recrutamento do seu pessoal. A grande vantagem é que, muitas vezes, esse serviço já promoverá o filtro inicial e terá expertise para realizar, com muito mais agilidade, a seleção de candidatos na qual você seria obrigado a investir muito mais tempo e talvez com menos resultados.


E você, como lida com a busca e seleção de mão de obra qualificada? Gostaríamos de ouvir sua experiência, e se tiver alguma dica para acrescentar ao assunto deste artigo, melhor ainda! Bom trabalho, e até a próxima!


Kommentare


bottom of page