top of page
logo.png
download.png
Ativo 1.png
Ativo 1.png
patrocinadores.png
whatsapp.png

Receba nossas atualizações por Whatsapp! Gratuito, relevante e aplicável.

Como posicionar o laboratório nas redes sociais?Dica de ouro: seja você mesmo!



Presença nas redes sociais é item imprescindível no repertório de qualquer empreendimento e com o laboratório não é diferente. Posicionar-se nesse espaço, porém, de forma a utilizá-lo em seu favor, requer alguns cuidados. Muitos gestores têm dúvidas sobre o tom que deve ser usado nas postagens, bem como qual tipo de conteúdo produzir ou qual a melhor maneira de se conduzir nas mídias sociais. Por isso, elaboramos algumas dicas para você se sair bem no multifacetado universo virtual, todas inspiradas na mais importante delas: seja você mesmo! Acompanha:


Mantenha-se fiel aos valores do laboratório

Essa recomendação diz respeito também àquele momento lá no início, quando você definiu seus valores, missão e visão. Eles não podem ser conceitos vazios, que não encontram eco nas suas atitudes e na forma como você se conduz. Mas uma vez que você manifestou compromisso com valores com os quais realmente se identifica, seja coerente na hora de criar qualquer tipo de comunicação. Não adianta tentar seguir uma linha de divulgação focada na humanização, por exemplo, quando na verdade o laboratório busca por mais agilidade, produtividade, tecnologia ou inovações. Manter-se alinhado às suas crenças vale muito aqui, pois é isso que vai diferenciá-lo e o que é melhor, atrair o perfil de público que se identifica com sua proposta.


Evite o excesso de coloquialidade e use de humor com muito cuidado

Memes e dancinhas podem até gerar muitos likes, mas é bom perceber como o seu verdadeiro público recebe isso. Talvez esse tipo de postagem, para eles, não combine com a seriedade e comprometimento esperado de um serviço de saúde. Aliás, será que com esse tipo de conteúdo você atingirá quem lhe interessa, ou alguma outra audiência aleatória que vai inflar artificialmente seus índices de engajamento, sem uma real contrapartida de maior demanda aos seus serviços? Além disso, lembre-se que, mesmo na rede social, existe a questão do direito autoral de imagem, um risco no caso da utilização dos memes.


Não copie, crie

Nem tudo que está funcionando para os outros laboratórios vai funcionar para você. Simplesmente copiar, negligenciando as características únicas do seu público e sua própria personalidade enquanto empresa, pode ser um tiro no pé e até criar uma imagem antipática para você no mercado, afinal, ninguém aprecia esse comportamento. Nem o público, que pode sentir enganado. Mais uma vez, invista primeiro em descobrir quem você é e quem é seu público. A partir daí, todas as outras escolhas virão naturalmente!


Identifique quem acompanha o laboratório nas redes sociais

É interessante desenhar o perfil do público que acompanha suas redes, para saber exatamente que tom utilizar nas postagens e inclusive, que tipo de informações mais pode interessar a eles. Dados como gênero, faixa etária, poder aquisitivo ou classe social, e escolaridade, são relevantes, e você conta com mecanismos para computá-los; o Instagram Insights, por exemplo, é uma ferramenta muito útil para essa pesquisa.


Na dúvida, busque o feedback

Interagir com o público é a melhor forma de acertar o tom. Acompanhe as reações às postagens para avaliar se o impacto está gerando mais reações positivas do que negativas. Além disso, curta e responda aos comentários, estimulando sempre o contato com o cliente final. Esse tipo de engajamento é o que amplificar indicadores como alcance e visualizações.


Conte com assessoria especializada

Nem todas essas fórmulas são tão intuitivas para fácil implementação, ou talvez você não tenha tanto tempo para gerenciar suas redes, embora reconheça a importância delas. Assessoria qualificada pode fazer a diferença, ajudando-o a criar e consolidar seu perfil perante o público, ajustar seu tom a esse perfil e até mesmo apagar algum “incêndio” provocado por ações inadequadas, restabelecendo sua credibilidade. Se é isso que você procura, é isso que a Aceleralab faz! Somos especializados no segmento dos laboratórios de análises clínicas e conhecemos a fundo suas necessidades.


Acelera Marketing, o Marketing do Aceleralab


A agência Acelera Marketing é especializada em resultados na área de laboratórios, com soluções de comunicação e marketing que se adaptam a realidade de cada região. Tenha acesso as melhores estratégias de marketing para laboratórios com quem é especialista no assunto.


Confira algumas possibilidades de trabalho:


- Sites;

- Redes Sociais;

- Consultoria Estratégica de Marketing;

- Mídias off-line;

- Branding e Gestão de Marca;

- Treinamentos e Palestras on-line exclusivas, e muito mais!


Potencialize sua visibilidade e alcance novos pacientes.

Conheça mais sobre nossos produtos clicando no botão abaixo!





bottom of page