Com certeza você já conhece seu público, mas você sabe como é visto - e lembrado - por ele? No universo dos laboratórios onde você está inserido, existe um que é percebido como o mais popular, outro como o mais moderno, outro como o mais humanizado, ainda que todos prestem serviços da mesma natureza?
Essas percepções impressas na mente do consumidor são resultado do posicionamento de marca, um conjunto de ações que o gestor deve implementar para se diferenciar no mercado. São elas que levam o cliente a optar por seu laboratório, e não por outro, ou seja, diferenciais que só sua marca oferece. Esses diferenciais podem ser de vários tipos, e saber identificar qual estratégia de posicionamento funciona melhor para você exige conhecimento não só de quem você é enquanto empreendimento, mas do contexto que o cerca.
Antes de optar por uma estratégia de posicionamento de marca, tenha em mente que tudo que você oferecer ao público depois de implementado esse posicionamento deverá ser compatível com ele; do contrário, essa contradição pode resultar em rejeição à sua marca - com o cliente sentindo-se enganado - que é tudo que você não quer, não é mesmo? Para reconhecer qual diferencial de posicionamento de marca mais combina com você, vamos conhecer agora os principais tipos:
Preço
Se você está num patamar de alta produtividade que lhe permite reduzir o custo unitário dos exames, se tem uma boa negociação com laboratório de apoio, preços mais acessíveis podem ser o diferencial de posicionamento no qual investir. Isso vale também para quem trabalha com o SUS, onde o melhor custo-benefício é fator decisivo. Mas fique alerta para alguns cuidados.
Se o laboratório não estiver com as contas bem equilibradas, é fácil escorregar para o prejuízo. Além disso, trabalhar baseado só em preço pode torná-lo refém dos próprios valores - qualquer reajuste pode ser percebido como uma “traição” pelo público - e você pode ser o responsável por desencadear uma baixa de preços artificial e generalizada no mercado, já que os concorrentes podem acabar precisando baixar também para lhe fazer frente.
É interessante lembrar que preço como diferencial, em casos específicos, não se refere só a preço baixo; existe uma parcela do público que não apenas está disposta, mas prefere pagar mais por produtos que considera premium, e não confia em produtos de baixo preço. Associar seu laboratório à exclusividade, embora seja menos comum nesse segmento, também pode em tese ser um posicionamento de marca.
Exclusividade
Você poderá se beneficiar do posicionamento de exclusividade quando, intencionalmente ou não, o seu laboratório possui exclusividade para atendimento de determinados convênios, como Unimed ou SUS, ou ainda serviços específicos como a coleta de células tronco em parceria com os bancos de criogenia particulares. Sem dúvida esse é um diferencial poderoso, mas toda sua importância depende de uma boa divulgação. O público precisa saber que você é o único a oferecer esse tipo de atendimento, do contrário, pode até procurá-lo em outras cidades. Portanto, não poupe em divulgação.
Mas novamente, fique alerta para o perigo de depender exclusivamente dessa receita de venda, que é extremamente sensível. Convênios se descredenciam, gestões governamentais se sucedem, e a situação pode mudar. A diversificação é boa para a economia do laboratório, e você deve investir nela também. Não guarde todos os ovos na mesma cesta!
Benefícios
Benefícios são a modalidade mais visível, pelo cliente, de diferencial para seu posicionamento de marca. Se você disponibilizar um belo cantinho do café com um desjejum apetitoso, espaço kids que encha os olhos dos pequenos e seus pais, atendimento domiciliar, infraestrutura atraente e confortável, com recursos de leitura e vídeo para o cliente se distrair enquanto aguarda, assessoria para os médicos, resultados online, enfim, todo um arsenal de facilidades e mimos, qual laboratório você acha que o cliente escolherá?
Nesse tipo de posicionamento, é importante comunicar aos clientes as soluções que ele terá através delas. Por exemplo, deixe que eles saibam que o desjejum é bom para quem irá diretamente para o trabalho após o exame, ou que o espaço kids oferece uma experiência única de fortalecimento da autoestima das crianças.
Na verdade, muitos laboratórios já estão normalizando esses diferenciais de atendimento, e cabe a você conhecer as inovações que a concorrência ainda não oferece. Tome cuidado para não oferecer serviços e comodidades que simplesmente não interessam ao seu público. Conheça bem o perfil dele, e a cultura na qual está inserido.
Diferencial competitivo
Diferenciais competitivos são semelhantes a benefícios, mas não tão facilmente perceptíveis pelo público, e por isso exigem um trabalho maior para integrarem o posicionamento da marca. Estamos falando de agilidade no atendimento e nas entregas, conformidade com a LGPD, qualificação e reciclagem da equipe, presença em eventos do segmento e em ações da comunidade local - palestras, campanhas, ações assistenciais, maior cobertura regional, etc. Certificação e acreditação, não se esqueça, também são um diferencial competitivo, no sentido de maior qualidade e segurança para o paciente.
Mas adivinhe? Absolutamente nenhum desses diferenciais vai funcionar no seu posicionamento de marca se você não divulgá-los, e não educar seu público para valorizá-los. É aí que entra a importância do seu investimento em marketing, sua presença nas redes sociais, seu aproveitamento de cada etapa da jornada do cliente para fazer-se mais presente nos corações e mentes do seu público. E nesse processo, você pode contar com a Acelera Marketing! Entre em contato, e vamos fazer acontecer!
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