Diferenciais como controle de qualidade e acreditação são, além de conquistas da gestão, argumentos importantes em favor do seu laboratório, e que certamente devem ser corretamente divulgados ao público. O “controle de qualidade”, por exemplo, pode ser um conceito muito subjetivo na cabeça do cliente. Nesse sentido, é preciso conscientizar, e se fazer entender.
Um bom marketing de conteúdo para o laboratório explica como esses diferenciais se aplicam nas nossas decisões de saúde, usando termos de fácil compreensão e situações familiares às necessidades e interesses do cliente.
Acompanhe nossas dicas:
Entenda o público
Esta é uma dica que sempre costuma aparecer por aqui. É preciso conhecer seu público, e saber o que é mais importante para ele para selecionar essas informações. Para isso, existem técnicas já abordadas em nossos artigos, que você pode recordar acessando aqui, para saber como comunicar seus diferenciais de forma a despertar interesse e atenção.
Use linguagem acessível
Ao descrever na prática como a participação em programas de controle de qualidade e de acreditação beneficiam os clientes, use uma linguagem que seja compreensível para os leigos e evite termos técnicos. Ao explicar, por exemplo, que você “passa os controles” uma vez por turno, se preocupe em explicar o benefício direto para o paciente, que é garantir a segurança dos resultados.
Integre a equipe nessa missão
Se sua equipe também estiver convencida da relevância dos seus atributos de controle de qualidade e acreditação, eles irão muito mais naturalmente zelar por eles e passar a informação ao público, traduzida nos termos simples que desejamos ou apenas produzindo uma atmosfera positiva. Reserve algum tempo numa reunião de rotina para discutir o tema, ou mesmo chame uma reunião específica para isso. Prepare um material de divulgação interna enumerando as vantagens de trabalhar nesse patamar, e porque é importante que o público também saiba.
Divulgar nas dependências do laboratório
Treine as recepcionistas para explicar os diferenciais da acreditação e controle de qualidade para os pacientes, e evidencie isso no dia a dia do cliente dentro do laboratório. Pode colocar banners na recepção, folders acessíveis para leitura, banners nas paredes da sala de coleta, por exemplo. Incorpore essas informações em algumas assinaturas do laboratório, quando for pertinente.
Divulgue fora das dependências
Em recursos de divulgação como spots de rádio, outdoor, panfletagem, etc., também vale a pena incorporar essas informações, lembrando sempre de acrescê-las de texto explicativo que exemplifique para o ouvinte/leitor o que elas significam. Elas podem ser a pauta principal da publicação, ou ser utilizadas como argumentos dentro de propaganda institucional ou direcionada a eventos específicos, por exemplo, por que exames importantes como o citopatológico ou o Beta HCG precisam ser realizados num ambiente de excelência.
Faça um reels informativo
É muito importante que o público associe a qualificação do laboratório à “cara” da gestão. Fazer um vídeo comentando pontos de excelência agrega valor e credibilidade à divulgação, gera mais buzz nas redes sociais, e humaniza a relação dos clientes com o laboratório, sobretudo quando se trata de um assunto que, como estamos tentando demonstrar, precisa ser desmistificado e fazer conexão com a vida real das pessoas.
Divulgue sempre que renovar as certificações
Um ótimo momento para abordar esse assunto e veiculá-lo de todas as formas já descritas é justamente quando acontece a renovação das certificações, ou qualquer outra espécie de upgrade no controle de qualidade. Celebre, compartilhe e deixe seu público saber que a certificação não é um conceito abstrato nem um título vazio, mas um trabalho permanente de aperfeiçoamento, e um compromisso constante.
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