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Gestão laboratorial é decisiva para ter a confiança dos clientes e lucrar

  • Foto do escritor: Alexandre Jordana
    Alexandre Jordana
  • 15 de out.
  • 2 min de leitura

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Lucrar é indispensável para qualquer negócio. Mas pensar apenas em resultados financeiros não garante longevidade, nem destaque no setor de atuação. É aí que entra a gestão laboratorial estratégica.


Nesse caso, o propósito vai além do lucro. Envolve criar relacionamentos sólidos com os stakeholders (incluindo atuais e possíveis clientes), construir confiança e gerar valor de mercado. Leia o artigo e entenda a importância e como alcançar esses objetivos.


Por que a gestão laboratorial precisa ir além do lucro?


Laboratórios que têm como único objetivo lucrar podem até funcionar a curto prazo, mas nem sempre se tornam referência na região em que atuam. Os públicos não buscam apenas preços competitivos. Também desejam segurança, credibilidade e excelência no atendimento.


Ao focar apenas na lucratividade, o laboratório corre o risco de:

  • Comprometer a qualidade dos serviços que presta à comunidade;

  • Desgastar a relação com stakeholders (clientes, parceiros, fornecedores etc);

  • Limitar a inovação e o crescimento sustentável;

  • Perder clientes para concorrentes que entregam mais valor.


Como conquistar a confiança dos clientes?


A lista de stakeholders de um laboratório é formada por médicos, fornecedores, colaboradores e outros públicos que impactam e são impactados pelo negócio. Um dos principais são os clientes, que devem ter suas necessidades e demandas consideradas pela gestão laboratorial para que confiem e continuem usando os serviços.


Isso é possível por meio da adoção das seguintes iniciativas:

  • Atendimento de qualidade: uma experiência positiva aumenta a fidelização, por isso, o paciente precisa sentir-se acolhido desde o primeiro atendimento até a entrega dos resultados dos exames;

  • Conexão com clientes: manter uma comunicação clara e eficiente fortalece a relação e gera novas oportunidades;

  • Processos eficientes: reduzir falhas e atrasos (usando automação, por exemplo) impacta diretamente a satisfação e a credibilidade;

  • Equipe qualificada: colaboradores empáticos e bem treinados proporcionam boas experiências;

  • Inovação tecnológica: investir em sistemas de informação laboratorial, integração de dados e novos exames diferencia o laboratório da concorrência;

  • Acreditação e certificações: selos de qualidade reforçam a confiança e garantem conformidade com padrões nacionais e internacionais.


Laboratório que prospera e perdura


Assim como uma planta precisa de cuidado e constância para florescer, a gestão laboratorial exige dedicação diária para gerar frutos a longo prazo. E isso exige boas escolhas em todos os setores, pensando além do lucro e focando na promoção de boas experiências dentro e fora do negócio. A consequência disso é um negócio sólido, confiável e reconhecido pela excelência.


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