Gestão laboratorial é decisiva para ter a confiança dos clientes e lucrar
- Alexandre Jordana

- 15 de out.
- 2 min de leitura

Lucrar é indispensável para qualquer negócio. Mas pensar apenas em resultados financeiros não garante longevidade, nem destaque no setor de atuação. É aí que entra a gestão laboratorial estratégica.
Nesse caso, o propósito vai além do lucro. Envolve criar relacionamentos sólidos com os stakeholders (incluindo atuais e possíveis clientes), construir confiança e gerar valor de mercado. Leia o artigo e entenda a importância e como alcançar esses objetivos.
Por que a gestão laboratorial precisa ir além do lucro?
Laboratórios que têm como único objetivo lucrar podem até funcionar a curto prazo, mas nem sempre se tornam referência na região em que atuam. Os públicos não buscam apenas preços competitivos. Também desejam segurança, credibilidade e excelência no atendimento.
Ao focar apenas na lucratividade, o laboratório corre o risco de:
Comprometer a qualidade dos serviços que presta à comunidade;
Desgastar a relação com stakeholders (clientes, parceiros, fornecedores etc);
Limitar a inovação e o crescimento sustentável;
Perder clientes para concorrentes que entregam mais valor.
Como conquistar a confiança dos clientes?
A lista de stakeholders de um laboratório é formada por médicos, fornecedores, colaboradores e outros públicos que impactam e são impactados pelo negócio. Um dos principais são os clientes, que devem ter suas necessidades e demandas consideradas pela gestão laboratorial para que confiem e continuem usando os serviços.
Isso é possível por meio da adoção das seguintes iniciativas:
Atendimento de qualidade: uma experiência positiva aumenta a fidelização, por isso, o paciente precisa sentir-se acolhido desde o primeiro atendimento até a entrega dos resultados dos exames;
Conexão com clientes: manter uma comunicação clara e eficiente fortalece a relação e gera novas oportunidades;
Processos eficientes: reduzir falhas e atrasos (usando automação, por exemplo) impacta diretamente a satisfação e a credibilidade;
Equipe qualificada: colaboradores empáticos e bem treinados proporcionam boas experiências;
Inovação tecnológica: investir em sistemas de informação laboratorial, integração de dados e novos exames diferencia o laboratório da concorrência;
Acreditação e certificações: selos de qualidade reforçam a confiança e garantem conformidade com padrões nacionais e internacionais.
Laboratório que prospera e perdura
Assim como uma planta precisa de cuidado e constância para florescer, a gestão laboratorial exige dedicação diária para gerar frutos a longo prazo. E isso exige boas escolhas em todos os setores, pensando além do lucro e focando na promoção de boas experiências dentro e fora do negócio. A consequência disso é um negócio sólido, confiável e reconhecido pela excelência.
Quer saber mais dicas práticas de gestão laboratorial e marketing para laboratórios? Entre no nosso grupo VIP no WhatsApp e receba conteúdos estratégicos que vão transformar o seu negócio.













Comentários