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Avaliações no Google: como influenciam o laboratório e como melhorar sua nota

  • Foto do escritor: Alexandre Jordana
    Alexandre Jordana
  • há 2 minutos
  • 3 min de leitura
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As avaliações no Google são um dos principais fatores considerados por quem busca um laboratório para fazer exames. Aliás, esses relatos têm tanto peso quanto recomendações de amigos e familiares, e ajudam a saber se o estabelecimento é confiável e se tem qualidade. É assim que uma nota baixa pode afastar clientes em potencial.


Os comentários dos usuários contribuem para que outros formulem uma primeira impressão sobre o seu laboratório. Quando os conteúdos são negativos, o negócio perde credibilidade, confiabilidade e capacidade de conquistar novos pacientes. Mas é possível virar o jogo e melhorar a sua reputação digital.


Benefícios de boas avaliações no Google

Na pesquisa “Decisão Local: A Influência das Avaliações do Google na Jornada do Consumidor”, feita pelo Reclame Aqui e pelo Harmo, 88% dos entrevistados afirmaram descartar empresas com nota inferior a 4 no Google. A preferência de 40% das pessoas foi por negócio com mais de 4,5 estrelas.

Também é necessário garantir uma quantidade significativa de avaliações no Google e comentários frequentes e recentes. Isso ajuda a entender como o serviço funciona atualmente.

Todos esses elementos ajudam a construir uma reputação digital do laboratório, trazendo vantagens diretas, como:

  • Aumento da visibilidade local (o algoritmo destaca empresas com uma quantidade significativa de avaliações positivas);

  • Maior atração de novos pacientes;

  • Fortalecimento da credibilidade entre parceiros e a classe médica;

  • Fidelização de clientes que valorizam qualidade e confiança.


Como melhorar as avaliações no Google


Confira seis dicas para fazer com que a sua nota no Google Meu Negócio demonstre a qualidade do seu laboratório e atraia novos clientes.


1. Invista na experiência do paciente

Atendimento humanizado, clareza nas informações e agilidade nos processos reduzem insatisfações e aumentam as chances de avaliações positivas.


2. Responda todas as avaliações

Responder elogios e críticas demonstra respeito, cuidado e valorização da opinião dos clientes. Em caso de comentários negativos, peça desculpas e ofereça uma solução, sem tentar justificar os erros. Essa postura pode transformar uma experiência ruim em uma oportunidade de fidelização por meio das avaliações do Google.


3. Crie campanhas internas para incentivar sua equipe

Capacite os integrantes da sua equipe para que entendam a importância das avaliações e recompense os esforços em prol de uma boa reputação. Afinal, funcionários engajados são aliados essenciais na hora de gerar feedbacks positivos e estimular o compartilhamento das experiências com quem pode se interessar pelo laboratório.


4. Estimule as avaliações no Google de forma ética

Facilite o caminho para o paciente avaliar. Disponibilize QR Codes no balcão ou no comprovante de coleta, envie mensagens automáticas de agradecimento com link direto para avaliação e peça feedback ao final do atendimento. Isso deve ser feito logo após a utilização dos serviços, gerando comentários genuínos.


5. Monitore constantemente as avaliações

Acompanhe a frequência, a média da nota e os principais pontos citados pelos usuários. Isso permite formular um diagnóstico de pontos fortes e fracos do seu laboratório, o que auxilia na implementação de melhorias.


6. Mostre diferenciais

Divulgue acreditações de qualidade (como DICQ e PNCQ) que o laboratório conquistou, convênios aceitos e serviços especiais (como medalha de coragem para crianças e coleta domiciliar). Isso influencia positivamente as avaliações no Google, além de atrair novos clientes.


Se as avaliações do laboratório no Google ainda não refletem a qualidade dos serviços, está na hora de colocar essas estratégias em prática. Podemos ajudar com isso.

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