whatsapp.png

Faça parte da nossa rede de apoio ao empreendedorismo laboratorial e receba notícias em seu e-mail e material bônus em seu Whatsapp. 

Clique e conheça nossos apoiadores:

Logo aceleralab.png
Cepheid-logo-horizontal.png
SBAC.png
logo.png

O Futuro dos Laboratórios de Análises Clínicas


Junto com o tema Precificação de exames, uma segunda pauta dominou nossos e-mails até agora: O Futuro dos Laboratórios. Afinal, estamos passando por um momento crítico de ajuste de estratégia onde a concorrência é cada vez mais acirrada, os Planos de saúde não contemplam reajustes efetivos e os clientes estão cada vez mais exigentes.

A nossa visão é que o futuro dos laboratórios de análises clínicas irá acompanhar às tendências do mercado de saúde no mundo: "Menos tratamento, mais prevenção e diagnóstico". Essa frase foi proferida por Greg Caressi, durante a Summit Saúde Brasil 2016, e traz uma abordagem inovadora, mais barata para o paciente e com uma aceitação crescente entre os especialistas.

Em uma pesquisa realizada pela Population Health Management, foi testado um modelo de atenção personalizada baseado em um relacionamento mais estreito entre médico-paciente e focado em cuidados preventivos personalizados. Os resultados apareceram em até 3 anos, alcançando a diminuição de despesas com cuidados de saúde e gerenciamento de saúde aprimorado.

Assim, a chave para o sistema de saúde ser bem sucedido é tirar o foco da doença e colocá-lo na saúde, oferecendo um cuidado integrado para o paciente. E o laboratório passa a desempenhar uma função primordial fornecendo apoio ao acompanhamento médico, e não simplesmente ao tratamento.

Se o futuro parece distante, pense em estimular o paciente que apresenta resultados fora da normalidade a procurar apoio médico, e aconselhá-lo através de um vínculo iniciado na coleta. Dessa forma, a personalização do atendimento se estende ao resultado, e assim, o paciente entende a preocupação do laboratório com a sua saúde.

Duas tendências estão gerando um aumento gradual na utilização dos laboratórios e também merecem ser analisadas: o número de exames em cada requisição vem aumentando ao longo dos anos, e novos profissionais estão entendendo a importância de realizar exames laboratoriais para melhor encaminhamento dos seus clientes. O aumento do número de exames por paciente acontece na medida que os profissionais conseguem realizar as correlações dos resultados com o diagnóstico final. Assim, consegue-se uma maior segurança para o encaminhamento do paciente a um tratamento quando necessário.

Já os novos profissionais que solicitam acompanhamento laboratorial utilizam estes resultados para compreender como o paciente reagiria a uma mudança de comportamento, como restrições alimentares ou exposição a exercícios de alto impacto, entre outros.

Por fim, é necessária uma conscientização dos laboratórios que irão participar da nova realidade. O laboratório do futuro terá desafios como a corrida da tecnologia que busca diagnósticos mais rápidos, baratos e precisos. Acompanhar essas tendências se faz necessário para que a competitividade se mantenha.

No próximo artigo abordaremos algumas possibilidades para o laboratório estreitar o relacionamento com o paciente. Se inscreva no nosso site para não perder nenhuma atualização!

#futuro #laboratorio #analisesclinicas #prevenção #tendência #mercado #relacionamentocomocliente