top of page
logo.png
download.png
Ativo 1.png
Ativo 1.png
patrocinadores.png
whatsapp.png

Receba nossas atualizações por Whatsapp! Gratuito, relevante e aplicável.

Cuidados na Gestão Financeira do Laboratório




Uma boa gestão financeira é o que mantém seu empreendimento em movimento. É ela que garante os recursos necessários para que cada setor do laboratório possa operar em condições ideais, e que permite identificar o momento certo de adotar uma atitude mais moderada, diante de tempos desafiadores, ou investir em projetos de expansão quando a oportunidade se apresentar. Diante de uma má gestão, entretanto, você corre o risco de ingressar em uma espiral descendente; recursos mal aplicados ou desviados das metas fixadas pelo laboratório vão levando à desvalorização do seu capital material e humano, com consequente perda de qualidade, fuga de clientes e consequências prejudiciais a médio prazo.  



Por isso, é importante ficar sempre atento para alguns sinais que indicam que a saúde da sua empresa não vai bem. Hoje, vamos listar alguns deles, revelando também quais indicadores de desempenho analisar e como o Sistema Unilab pode ajudá-lo a retomar a estabilidade e o crescimento.


Faturamento e vendas


Faturamento e vendas são muito significativos, e nem é preciso explicar por quê. Mas vamos por partes. Quedas repetidas no faturamento podem estar relacionadas a falhas no posicionamento do laboratório, e até mesmo da precificação dos serviços. Seja porque você está tentando fazer frente à concorrência, ou porque não está calculando de forma acertada sua margem de lucro. 


No primeiro caso, talvez fosse uma estratégia melhor deixar seu público conhecer seus diferenciais e ganhar a preferência baseado neles, como mais conforto, qualidade e agilidade na realização dos exames. Quanto à margem de lucro, talvez você esteja deixando de embutir no preço final gastos que impactam no preço de custo, tais como insumos secundários, infraestrutura etc. 



Já com relação à estagnação das vendas, em primeiro lugar você deve descartar uma possível influência do cenário econômico nesse fenômeno, que afeta por igual todos os agentes do mercado. Não é isso? Então revise já suas estratégias de marketing. Você precisa se antecipar às mudanças de comportamento do público, ser o primeiro a oferecer novidades atraentes dentro do seu nicho de operação, e investir o tempo todo em captar e fidelizar novos clientes. Para isso, a assessoria de uma agência especializada em marketing para laboratórios, como a Aceleramarketing, pode fazer toda a diferença.



Finanças pessoais e empresariais


Se suas finanças pessoais e empresariais estão sendo constantemente misturadas e confundidas, e você não tem absoluto controle do fluxo de caixa, está armado o cenário para uma tempestade perfeita mais adiante. Para começar, o único ponto de contato entre sua economia pessoal e a do laboratório deve ser o aporte periódico do seu pró-labore, um valor pré-fixado com base no faturamento e custos de operação do laboratório, e ao qual você deve se adaptar. Gostaria de aumentar esse teto? Então, invista antes em aumentar o faturamento! 


Tanto a promiscuidade entre seus recursos pessoais e empresariais como a desatenção aos movimentos do caixa vão resultar em que você não saiba com exatidão nem quanto gasta na manutenção do empreendimento, nem na sua vida pessoal, perdendo as rédeas de ambos, e escorregando rapidamente para outras decisões pouco interessantes. 


Misturar as Finanças Pessoais com as da Empresa pode trazer consequências irreversíveis.

Para evitar essas desventuras em série, não hesite em abandonar os controles manuais, tão passíveis de erro, e contar com a tecnologia que um bom software laboratorial pode oferecer. A grande vantagem desse recurso é a emissão de relatórios precisos, que vão auxiliá-lo a mapear, o tempo todo, qual é sua real situação. 





Pedir empréstimos ou usar o cheque especial


Uma das mais danosas consequências do descontrole financeiro descrito no tópico anterior é começar a tentar esticar o cobertor, ou seja, ficar desprotegido numa frente para tentar cobrir a outra. Assim, é provável que nesse ponto o gestor venha a achar uma boa ideia pedir empréstimos, ou utilizar o cheque especial, para ganhar tempo e colocar as finanças em ordem. Isso pode acabar colocando-o diante de uma verdadeira “escolha de Sofia” diante do orçamento, pois para fazer frente às dívidas e seus juros astronômicos, pode ser obrigado a enxugar a equipe ou economizar em itens que conferem qualidade aos serviços. 


Atrasar pagamentos


O ponto crítico que realmente dispara o alerta vermelho para sua gestão pode ser quando, premido pelo endividamento, o gestor opta por atrasar o pagamento de impostos e outros encargos essenciais, e começa a ter títulos encaminhados para protesto em cartório. Isso pode ter muitas repercussões, e uma má reputação no mercado nem é a mais danosa delas. Títulos protestados acabam atraindo uma avalanche de novos encargos para o gestor em forma de juros, taxas e outros valores, e tudo isso será cobrado de você! Já deixar para depois o pagamento de impostos pode levar, no limite, a execução judicial e penhora de bens. Fique alerta se já tem dívidas acumuladas, procure a receita ou o órgão competente, e parcele seu débito o quanto antes!




A tecnologia pode melhorar a saúde financeira do seu laboratório 


Mesmo que seu laboratório já esteja apresentando todos esses sintomas de má saúde financeira, felizmente existem alternativas eficazes das quais você pode lançar mão a qualquer momento. Confira como os indicadores produzidos pelo LIS Unilab podem ser o seu melhor tratamento! Com eles, você terá demonstrativos de resultados ou competência, e pode acompanhar receitas e despesas através de gráficos de fácil interpretação, assim como a margem de contribuição por convênio e o ponto de equilíbrio das suas atividades.


Além disso, o módulo de gerenciamento financeiro do software da Unilab é capaz de fazer sua gestão de contas a pagar e a receber num fluxo de caixa intuitivo, com formato calendário de entradas e saídas, e promover a integração entre faturamento e caixa com o sistema financeiro, controlando tanto a movimentação bancária como os recebimentos por cartão. 


Agende já uma demonstração do Sistema Unilab e conheça de perto todos os diferenciais mencionados e muito mais!












Comments


bottom of page