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Como Definir Estratégias de Marketing Eficazes para o Laboratório




Planejar uma estratégia de marketing e comunicação para o laboratório não é uma tarefa simples, mesmo porque, na maioria das vezes, os resultados das campanhas são sentidos a médio e longo prazo, o que faz com que os gestores não tenham uma visualização em tempo real do retorno do investimento. Para fazer um investimento tendo mais consciência de quais serão os retornos financeiros, na pauta de hoje, falaremos sobre como definir estratégias de marketing eficazes para o setor laboratorial.


Alcance e Conversão


Quando uma empresa faz uma ação de marketing baseada em alcance de público, geralmente seu objetivo é que ela seja vista pelo maior número de pessoas. Embora tal estratégia seja interessante, ela pode trazer um gasto elevado para a empresa com pouco retorno em curto prazo. Apesar disso, as estratégias de alcance são muito úteis para aumentar o reconhecimento da marca ou para divulgar uma novidade, como a abertura de um posto de coleta, a modernização do layout de trabalho ou até mesmo a chegada de um novo especialista ao time do laboratório. De modo geral, a estratégia de alcance é eficaz quando seu propósito é fazer o público se lembrar da existência da sua empresa.


Já as estratégias focadas em conversão, por outro lado, são aquelas que se preocupam em obter um resultado mais imediatista e palpável, ou seja, quando o cliente interage com uma publicação, um folder ou um anúncio sobre um dos serviços do laboratório, é esperado que ele, logo em seguida, contate o laboratório para saber mais sobre a oferta em questão.

Uma estratégia de marketing eficaz se utiliza das duas formas de comunicação (alcance e conversão), pois, desta forma, a empresa consegue ganhar um papel de destaque e se tornar a escolha principal da comunidade em que está inserida.


Para cada caso e momento da empresa, é preciso entender quais são as opções do laboratório e descobrir qual funciona melhor para divulgar a marca, reforçar sua autoridade e atrair clientes.


Definindo estratégias de marketing para o laboratório


1. Determine o principal objetivo da comunicação


Toda mensagem, independentemente do seu meio de divulgação, deve ter um propósito para atingir determinado resultado. Nesse sentido, e dentro da estratégia de marketing, definir o que se pretende alcançar com a mensagem se torna a grande mola propulsora da comunicação.


2. Defina um orçamento


Na hora de definir um orçamento é importante ter em mente o número médio de clientes necessários para que o laboratório tenha um retorno do seu investimento. Caso os recursos financeiros sejam escassos, o ideal é concentrar o investimento em uma estratégia por vez e avaliar periodicamente se o laboratório fez a escolha certa. Mas, atenção, é preciso tomar cuidado para não economizar demais, seja na contratação de profissionais de marketing para criação das postagens, seja na compra de insumos para produção de materiais de divulgação. Economizar dessa forma pode passar a imagem de que sua empresa é pouco profissional.


Rádio, jornal e televisão costumam ajudar no reforço de marca, porém por um custo mais alto de investimento, e com retorno nem sempre é perceptível a curto prazo. Já as redes sociais e os anúncios digitais possuem um investimento menor e podem ser usados tanto para criar um relacionamento com o cliente quanto para oferecer alguns serviços disponíveis no laboratório, como testes para COVID-19, por exemplo.


Seja qual for a estratégia usada, é importante pensar em um investimento, no mínimo, de forma semestral. Desta forma, será possível avaliar as decisões de marketing com base em dados mais expressivos de bases comparativas.


3. Determine qual público o laboratório deseja atingir


A forma com que cada pessoa se relaciona com a própria saúde muda de acordo com a sua vivência ou experiência. Por isso, é preciso entender quais são as pessoas que estão mais dispostas a frequentar o laboratório, seja para se beneficiar de uma medicina preventiva ou para monitorar temporariamente sua saúde (como em uma gravidez).


Se o foco da comunicação, por exemplo, for a classe médica, deve-se levar em consideração quais diferenciais tornam o laboratório um lugar propício para indicação de pacientes. Sabendo quem são as pessoas que se pretende atingir, fica mais fácil criar uma comunicação efetiva.



4. Avalie o resultado da ação de marketing


Cada ação de marketing deve ser avaliada de acordo com o objetivo proposto. Se a ação tem como propósito apenas propagar a marca do laboratório, não espere novos leads significativos para o negócio, pois uma ação de reforço de marca tende a trazer novos clientes a longo prazo. Se a ação, no entanto, tem como objetivo atrair novos clientes de forma imediata, fica mais fácil avaliar se o investimento trouxe, de fato, o retorno esperado. Nesse sentido, é importante selecionar os indicadores adequados para cada análise.


5. Aproveite as possibilidades de comunicação dentro do laboratório


Para trabalhar a fidelização e o encantamento de clientes já existentes, uma boa dica é aproveitar melhor os espaços disponíveis no laboratório para divulgar melhor a sua marca, tais como: veículos de coleta, uniformes do time de trabalho, banners nas paredes e muros do estacionamento. Procure explorar no seu site também diferentes formas de interação com o público, para facilitar o contato.


Além de ser mais barato, você pode trabalhar diferentes mensagens com o seu público consumidor, fortalecendo a imagem do laboratório e aumentando as chances de o cliente comentar com amigos e conhecidos sobre a experiência que teve no seu espaço.



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