whatsapp.png

Faça parte da nossa rede de apoio ao empreendedorismo laboratorial e receba notícias em seu e-mail e material bônus em seu Whatsapp. 

Clique e conheça nossos apoiadores:

Logo aceleralab.png
Cepheid-logo-horizontal.png
SBAC.png
logo.png

Retrospectiva 2019


No ano de 2019, o Portal Aceleralab esteve presente em diversas discussões importantes sobre a valorização das análises clínicas. Em aproximadamente cem textos, tivemos o compromisso com os nossos leitores de mostrar caminhos possíveis de serem trilhados na busca pelo desenvolvimento e perpetuidade do setor. Na pauta de hoje, fazemos uma retrospectiva dos assuntos que pautaram o nosso ano, com links

Uma das discussões elementares quando se busca um bom posicionamento no setor de análises clínicas é entender a importância da ética entre os laboratórios do setor. Na Pauta “Ética Laboratorial: Ações que Prejudicam o Mercado de Análises Clínicas” contamos um pouco sobre as atitudes que devem ser abolidas do mercado para uma competição saudável entre os laboratórios. Já na pauta “Desafios de um Empreendedor na Área Laboratorial”, comentamos sobre os pontos de análise ao se abrir um empreendimento de saúde, analisando não só o mercado, mas as normas e regulamentações vigentes.

A diferenciação do laboratório também foi tema abordado nas nossas páginas, afinal, onde o cliente não enxerga diferença, o principal ponto de referência para a escolha de um laboratório é o preço. Na matéria de duas partes “Diferenciando e Inovando no Laboratório de Análises Clínicas”, buscamos fazer um compilado de estratégias que podem ser utilizadas. Na parte 1, falamos sobre a Matriz SWOT, e na parte 2, sobre a estratégia do Oceano Azul.

Para auxiliar no gerenciamento financeiro do laboratório, a matéria “Controles Essenciais de Gestão Laboratorial” trouxe as principais formas de controle, reforçando a importância dos relatórios para a decisão gerencial. Além dos controles, ainda tivemos em outro momento “Cinco Dicas para Organizar o Financeiro do Laboratório”, que trouxe reflexões importantes sobre os empréstimos para a manutenção das atividades laboratoriais.

No âmbito jurídico, o Dr. Daniel Corrêa proporcionou textos que abordam dúvidas trabalhistas, como “Relações de Trabalho e os desvios e Acúmulos de Função”, “Como lidar com um Colaborador que Furta no Laboratório”, e ainda questões de direito do consumidor, como “O Sigilo Quanto ao Laudo Laboratorial e Dados Clínicos”.

O atendimento do laboratório foi um dos temas muito reforçados ao longo dos nossos textos. Tivemos na pauta “O Poder da Cordialidade no Atendimento” dicas práticas para o treinamento das recepcionistas do laboratório, e na pauta “Como Lidar com as Reclamações dos Clientes” foram expostas algumas ferramentas para conduzir os casos negativos da melhor maneira possível.

Para uma boa gestão de pessoas, discutimos “Como montar uma Poderosa Equipe de Trabalho no Laboratório”. Depois de uma boa equipe formada, reforçamos “Como não Tratar os seus Funcionários Produtivos”, em uma tentativa de facilitar a retenção de talentos no laboratório. Na pauta “Cursos Gratuitos de Gestão para Você se Aperfeiçoar”, reunimos links de cursos para quem busca o aprimoramento constante.

As pautas citadas aqui são apenas um pouco do que fizemos neste ano pelos nossos amigos e parceiros que buscam fazer a diferença no setor. O texto “A Valorização dos Laboratórios Clínicos”, traz um resumo do evento que marcou o lançamento da campanha Exames pela Vida, idealizada pelo Aceleralab junto à Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

Em 2020, esperamos contribuir ainda mais para que o seu laboratório ultrapasse os principais desafios inerentes à gestão, e fique ainda mais próximo dos objetivos que você almeja. Voltaremos no final de janeiro com mais novidades.