Muitos gestores atualmente costumam usar o “linktr.ee”, plataforma que imita um menu online, para orientar seus clientes através do link na bio do Instagram. E a razão por trás disso frequentemente é a insegurança em relação à eficiência do seu próprio site, que pode estar desatualizado ou precisando melhorar a experiência do usuário, tanto no desktop, quanto no mobile. Esses gestores podem não estar percebendo que o site é o principal cartão de visita do laboratório, e que se esse primeiro contato resultar desconfortável para o cliente em potencial, compromete todo o relacionamento. Um site desatualizado ou difícil de usar pode simplesmente fazer com que os clientes desistam de procurar o laboratório, pois a sensação de frustração que ele provoca é projetada na marca como um todo, gerando rejeição. E isso é grave!
Existem alguns pontos de atenção que não podem ser negligenciados sob pena de extinguir o contato ainda antes que ele se desenvolva, e entre eles está disponibilizar as informações mais importantes de interesse do cliente de forma clara, evidente e acessível. Por exemplo, endereço completo, telefone e whatsapp, e horário de funcionamento, dados que, por incrível que pareça, muitas vezes não constam nos sites. Outro “must” do bom gestor é manter as informações atualizadas. Imagine, por exemplo, perder clientes simplesmente porque eles não encontraram seu convênio listado entre os atendidos no site, ou o que é até pior - por causar danos à sua imagem - deixar que um cliente compareça ao laboratório para só então descobrir que seu convênio deixou de ser atendido, mas essa informação não foi disponibilizada online.
Alguns outros itens que igualmente não podem faltar no site são: botão volante de whatsapp ou chatbot de atendimento, botão chamativo e de fácil acesso aos resultados online, banners com divulgações atualizadas, e botões de acesso às redes sociais.
Vale lembrar também que a interface mobile deve ser simples e intuitiva, pois em torno de 40% dos acessos a um site é feito por celular, e o layout deve ser simples e organizado, alinhado com a lógica da jornada do cliente (para saber mais sobre esse conceito, confira nosso artigo AQUI).
Por outro lado, existem informações e recursos adicionais que, embora não essenciais ao atendimento, agregam muito ao site e não podem faltar se você quiser ter uma plataforma à altura. Entre eles, está contar um pouco da história do laboratório, sua missão, visão e valores. É importante que essas informações sejam disponibilizadas de forma clara e direta fujam de lugares comuns, realmente representando seus ideais como gestor. Isso irá estabelecer um vínculo humanizado com o público. Inclusive, na mesma medida, é positivo ilustrar com imagens reais do laboratório, mostrando fachada, recepção, área técnica, e até diferenciais como espaço kids se tiver.
Finalmente, as páginas informativas sobre os exames mais inovadores ou mais procurados são sempre um atrativo para o site, chamando não apenas os acessos dos potenciais clientes como de usuários que por alguma razão estejam pesquisando sobre o assunto. Quanto mais informação de qualidade foi disponibilizada nelas, mais acessos atrairão, e você pode monitorar tudo isso utilizando o Google Analytics como indicador de acessos.
Todos esses elementos devem ser combinados num todo harmônico, convidativo e funcional, e essa é uma expertise de quem conhece, especialmente de quem conhece o mercado de laboratórios de análises clínicas.
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