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Cinco erros que fazem você perder a autoridade de liderança no laboratório


Os colaboradores são um reflexo da liderança. E a liderança só funciona se na equipe, o gestor é visto como uma autoridade. Já falamos anteriormente sobre o que ajuda você a se tornar um melhor líder (aqui), e agora a abordagem é outra: partindo do princípio que você possui uma autoridade inicial sobre a sua equipe de colaboradores, o que faz você perder essa autoridade? Separamos hoje alguns erros que os gestores de laboratórios cometem e que podem ser fatais para o bom andamento da cultura dentro do seu laboratório, e que podem comprometer o seu resultado.

Insegurança

Podemos perceber quando as pessoas estão inseguras. Quando não estamos convencidos do que estamos falando, isto é, se duvida da efetividade do que se está discutindo, a linguagem corporal fica mais fechada, e a fala começa a ser mais rápida ou devagar, saindo do padrão normal de comunicação. Um discurso puxado por dúvidas, com palavras como “talvez”, “vamos tentar”, pode ser um grande elemento que tira a autoridade que você está construindo enquanto gestor.

Para melhorar a sua comunicação, e linguagem corporal, além de evitar palavras que transmitam incertezas, faça as suas colocações em posição ereta, com ombros levemente para trás, e o peito estufado. Isso é um truque que ajuda você a ser melhor percebido.

Delegar uma tarefa, e fazê-la em seguida

Quando você delega uma tarefa, você deve saber que o seu colaborador possui competência e habilidade para realizá-la. Seu próximo passo deve ser cobrar e verificar como ela foi executada após o prazo combinado. Se você faz a tarefa que delegou a um colaborador, passa a subcomunicação de que você não confia no trabalho da equipe.

Nos casos em que você precisa de resultados mais rápidos, vá até à mesa do colaborador e tente renegociar o prazo, ou comunique que você irá fazer a tarefa por motivos pessoais.

Perder o controle do laboratório

Existem momentos que é preciso assumir o controle do laboratório, por mais colaborativo que seja o seu ambiente de trabalho. Nesses momentos, use a diplomacia e a justiça como aliados na condução da situação. Evite chegar ao ponto de levantar a voz e ser ríspido, pois passa uma ideia de agressividade, que pode ser mal interpretada. O outro extremo, que deixa “acontecer naturalmente”, também é visto com maus olhos, pois parece que você não está preocupado com as questões que importam para os seus colaboradores. É preciso conhecer técnicas, como as que falamos aqui, sobre condução de feedbacks negativos.

Não ter metas claras

Você sabe que um laboratório não pode ser gerenciado sem profissionalismo. E para isso, você precisa ter metas claras e definidas e passá-las mais claramente ainda para os liderados. Seus colaboradores precisam saber o que fazer, e o porque estão fazendo cada atividade. Em alguns casos, em colaboradores em formação, muitas vezes ainda é esperado que você ensine como o trabalho deve ser feito, para garantir a qualidade dos seus processos. Para traçar metas mais claras, elaboramos um material que pode ser usado para definir metas, que pode ser conferido aqui.

Não ter humildade

Muitos donos de laboratório e cargos de liderança acabam esquecendo que estão em aprendizagem constante. É preciso combater as verdades absolutas que você possui, pois o mercado está em constante desenvolvimento. É preciso ter humildade para se desenvolver como gestor. Saiba ouvir, perguntar e discutir o que precisa melhorar no seu laboratório. A resposta pode estar nas pessoas que desenvolvem o trabalho na rotina.

Ser uma líder significa ter admiração, respeito e autoridade dos seus colaboradores. Se você ainda não possui esses elementos, ou acha que pode desenvolvê-los melhor, é preciso buscar ferramentas, como livros, cursos, palestras e outros recursos que podem ajudar você a se desenvolver. A única certeza é que os seus problemas de liderança não vão se resolver sozinhos.