whatsapp.png

Faça parte da nossa rede de apoio ao empreendedorismo laboratorial e receba notícias em seu e-mail e material bônus em seu Whatsapp. 

Clique e conheça nossos apoiadores:

Logo aceleralab.png
Cepheid-logo-horizontal.png
SBAC.png
logo.png

Definindo o Uniforme de Trabalho do Laboratório


Analisando todas as questões técnicas e financeiras que envolvem a abertura de um laboratório, uma das últimas coisas que passa na cabeça do gestor é o uniforme dos colaboradores. No entanto, quando se fala em experiência do paciente, o uso de uniformes mostra uma padronização que inspira confiança e que ajuda na percepção positiva do laboratório. Na matéria de hoje, fornecemos dicas e reflexões sobre o uso do uniforme.

Por que padronizar o uniforme?

Além de ser esteticamente bonito, e passar uma imagem profissional do laboratório, o uniforme padronizado tem inúmeros benefícios:

Melhor Produtividade

Quando você for decidir o uniforme que seus colaboradores vão usar, o objetivo não é que ele seja apenas uma roupa que o funcionário usa como obrigação ou para preservar as suas roupas de uso pessoal: ele deve ser uma roupa mais eficiente e adequada para o trabalho a ser realizado. Dependendo do tecido, você tem muitas qualidades técnicas: maleabilidade, podem ser mais arejados (para lugares mais quentes) ou mais térmicos (para lugares mais frios), pesam menos no movimento, entre outros. Escolhendo o material e o corte adequado, seu funcionário sente mais conforto para trabalhar e, consequentemente, desempenha com mais eficiência tarefas que lhe são delegadas.

Prevenindo a contaminação

A área técnica é um local que transita inúmeros materiais biológicos diariamente. Se um colaborador transita pelo setor técnico do laboratório com suas vestimentas normais, ou, pior ainda, sai do setor técnico com as vestimentas de trabalho e “passeia” pelo restante do laboratório, a vida tanto dos colaboradores, quanto do pacientes, podem estar em risco.

Além disso, a coleta também merece atenção na hora de escolher um uniforme adequado, pois é o processo mais invasivo envolvendo um paciente dentro do laboratório. Se o colaborador não estiver seguindo as normas de segurança, e usando a vestimenta adequada, pode ocorrer uma contaminação cruzada de amostra ou a exposição da vida do paciente ao risco.

Portanto, use vestimentas apropriadas para cada tarefa e deixe claro para seus colaboradores onde, como e quando eles devem usar as roupas.

Reforçando a marca e seus valores

Um laboratório uniformizado reforça a marca e valores como profissionalismo, confiança, seriedade e compromisso. Não tem nada mais depreciativo do que entrar em um laboratório em que os colaboradores usem uniformes com logotipos de outros negócios, ou que sequer combinam com as cores do laboratório. Passa a impressão de que a gestão é desleixada: se você não guarda um pouco de dinheiro para que seus funcionários usem roupas adequadas, qual é a qualidade dos insumos e das análises?

As vezes pensamos tanto e garantimos com todo o nosso ímpeto a qualidade técnica, que esquecemos de transparecer isso aos pacientes nos pequenos detalhes. Uniforme é um deles.

Motivação

Carregar a marca do laboratório no peito, no braço ou em algum lugar visível para o colaborador pode trazer a sensação de proximidade com os deveres e objetivos do laboratório, pois ele está fazendo parte daquela história. Consulte seus colaboradores quando for produzir o uniforme, afinal, eles é que vão usar e deixá-los confortáveis com as vestimentas fará diferença na qualidade do laboratório.

Acreditando ou não, um uniforme novo, bonito e confortável pode deixar o seu funcionário muito mais feliz e motivado com o laboratório. Além do mais, remodelar o uniforme pode ser uma ótima oportunidade de aproveitar para investir em treinamento no atendimento e coleta! Surpreenda seus pacientes com um uniforme mais bonito e um atendimento mais qualificado.

Veja algumas dicas na hora de montar o uniforme do seu laboratório:

1. Nem claro demais, nem escuro demais

Cores escuras demais, se o tecido não for de qualidade, podem desbotar e esquentar demais no corpo, e cores claras demais podem manchar com mais facilidade ou, se o tecido for muito fino, transparecer imperfeições no uniforme. Pense bem, e preze sempre pela qualidade!

2. Em relação ao tom, evite cores vibrantes demais

Na área laboratorial existem tons verdes, azuis e vermelhos vibrantes, e que ficam muito bonitos na logo, no entanto trazer esse tom para o uniforme pode ser negativo por alguns motivos: algumas cores cansam demais a visão, ou podem confundir o cliente com outras marcas ou segmentos que não de análises clínicas.

3. Convide seus colaboradores para definir o uniforme

Como já falamos acima, além de motivar seus funcionários, você pode fazer um exercício de união e fortalecimento com a sua equipe. Peça algumas dicas e selecione pelo menos duas opções de uniforme e coloque para votação: você pode se surpreender com o resultado final. Seu funcionário vai usar o uniforme com muito mais vontade, por que ele ajudou a escolher.

4. O tipo de tecido faz a diferença

Tecidos podem pesar muito, amarrotar com facilidade, estragar na primeira lavada, desbotar com os produtos químicos usados para limpeza dentro do laboratório, dar coceira e esquentar demais (ou de menos, se o laboratório usa ar condicionado). A empresa de confecção pode ajudar a escolher o melhor tecido, por isso a importância de planejar o uniforme para cada função dentro do laboratório.

5. Monte uma lista de cuidados para com o uniforme

Para evitar que os uniformes estraguem rapidamente, e que você precise ficar chamando a atenção da equipe para vestimentas puídas, monte uma lista de pequenos cuidados que os colaboradores podem ter com suas vestimentas de trabalho. Cuidado para não exagerar nas dicas: sugira apenas o necessário e que pode ser facilmente replicado por todos.

6. O uniforme é uma ótima carta de boas vindas

O uniforme pode ser uma forma de atrelar o comprometimento e a seriedade junto aos seus novos funcionários. É quando ele começa a fazer parte da “família” do laboratório - e o uniforme pode ser uma ótima forma de transmitir boas vindas e integrá-lo à sua nova função. 7. Procure renovar os uniformes anualmente

Assim como pequenos ajustes na logo, que já falamos anteriormente, a troca do uniforme pode passar a percepção de modernização para o paciente. Além de tirar de circulação uniformes que já estão velhos, você surpreenderá seu paciente nos pequenos detalhes.

#uniforme #laboratório #trabalho