Quando você publica em seus perfis pessoais nas redes, é provável que utilize filtros e critérios para construir sua imagem pública, além de expressar suas crenças e valores. Você não criará nem compartilhará conteúdos que considere inverídicos, desinteressantes, vulgares ou mal elaborados, por exemplo, pois não quer ser associado àquilo. Por outro lado, você dará preferência a conteúdos que expressem sua visão de mundo, fortalecendo a forma como deseja ser visto. Com essas ações, você provavelmente espera consolidar relacionamentos existentes e ampliar seu círculo de amigos e seguidores.
A mesma lógica vale para os conteúdos publicados nas redes sociais do seu laboratório. O perfil virtual do seu empreendimento é a “cara” do laboratório, e frequentemente, é também o primeiro ponto de contato na jornada do cliente (confira artigo AQUI). Se o que você posta em seus perfis pessoais passa por filtros que se destinam a refletir quem você é naquele espaço, o mesmo vale para sua personalidade empresarial. Ou seja, as postagens do laboratório na rede social, com seus conteúdos institucionais, informativos ou de divulgação, devem estar alinhados à sua missão e valores. E devem, sobretudo, reassegurar o público a respeito da sua credibilidade enquanto estabelecimento de saúde.
Os pontos a observar como critérios para publicação abrangem diversos aspectos da postagem, desde sua apresentação visual até a linguagem utilizada, e cada um desses elementos é, por assim dizer, um tijolinho na construção da sua credibilidade nas redes. Então, quais os cuidados a tomar com relação aos conteúdos publicados? Acompanha a gente para algumas dicas!
Apresentação e “bom gosto” na comunicação
Assim com grande parte da sua reputação pessoal e da forma como a sociedade o percebe está ligada à “embalagem”, isto é, à forma como se apresenta esteticamente, não apenas na abordagem visual mas em como você se expressa verbalmente, isso também vale para a “roupa” das suas postagens. Qual sua escolha de cores, formatos e imagens ilustrativas para acompanhar o conteúdo? Ela transmite seriedade, estabilidade, segurança?
E a linguagem utilizada, ela acerta o tom entre a informalidade adequada a essa mídia (Instagram, por exemplo) e os limites da intimidade excessiva? O uso de memes, gírias, bordões, o próprio humor de forma geral, pode e deve ser utilizado como forma de humanização e aproximação com o público, conferindo leveza ao texto, mas é um terreno delicado principalmente quando se trata de preservar a autoridade do laboratório como agente de saúde.
O importante é imprimir a personalidade do laboratório a essas mensagens, sem forjar uma forma pouco natural de comunicação; essas artificialidades são rapidamente detectadas e rejeitadas pelo público. Permita-se exercer criatividade sim, quando for oportuno, mas lembre-se de que saúde é a matéria-prima do seu trabalho, e um tema que demanda seriedade.
Autoridade digital
Autoridade digital é quase sinônimo de credibilidade no universo virtual e significa construir uma posição de referência em sua área de atuação. Existem formas de chegar a esse patamar, entre as quais destacam-se, por exemplo, estar presente em todos os principais canais - no caso, principais redes sociais -, produzir conteúdo inovador e com frequência, e sobretudo, disponibilizar informação completa e de qualidade. As informações sobre os exames oferecidos, por exemplo, devem ser cientificamente embasadas, ainda que entregues em linguagem clara e acessível ao leigo, e amparadas por fontes confiáveis.
Além disso, é muito interessante que se promova uma identificação entre os valores e princípios mais caros à cultura empresarial do laboratório e os mesmos valores e princípios predominantes para a público alvo a quem você se dirige. A criação de uma persona, isso é, um perfil hipotético construído com base nas principais características do público da sua empresa, poderá ajudar a definir o tom, o estilo e o conteúdo das suas postagens Nesse acerto, o público se voltará naturalmente para o seu perfil em busca de informação.
Relevância do conteúdo
As postagens nas redes sociais se prestam a uma infinidade de conteúdos. Mas nem todas as postagens e trends se comunicam com a estratégia de conteúdo que você deve entregar para o seu cliente, portanto é uma má ideia introduzir conteúdos simplesmente por seu potencial de despertar atenção indiscriminadamente. Entre os conteúdos realmente relevantes para seu objetivo, estão:
- Notícias e atualizações sobre o funcionamento do laboratório, por exemplo, horários em feriados, mudança de endereço, etc;
- Conveniências oferecidas pelo laboratório;
- Divulgação de serviços;
- Reforço institucional;
- Informativos de interesse público na área da saúde, por exemplo, campanhas institucionais de conscientização para prevenção de câncer ou surtos epidêmicos;
- Postagens que estabeleçam uma identidade com marcos institucionais da comunidade onde está inserido, como celebrações do município, datas de apelo emocional como Dia das Mães, etc…
Interação nas postagens
Sempre que possível responda as interações nas redes sociais, sejam as perguntas no direct, ou mesmo os comentários deixados pelos seus seguidores. Isso auxilia na visibilidade que o algoritmo dá para suas contas. O tom das respostas deve acompanhar as mesmas recomendações de estilo, abrangência e linguagem das próprias postagens. Isto é, cordial e bem-humorado (sem ser excessivamente íntimo), claro, respeitoso e com informações bem fundamentadas.
Procure não demorar demais para responder interpelações diretas ao laboratório, pois é muito desabonador para o empreendimento disponibilizar um canal para o contato do público e depois deixá-lo sem retorno. Quanto às interações através do direct e abertas, jamais ceda à impaciência e muito menos à ironia, mesmo diante de um comportamento menos apropriado por parte do interlocutor. Manter sua posição como autoridade em análise clínicas não é compatível com esses deslizes de conduta.
Não descuide das atualizações e mantenha um padrão reconhecível
Manter informações desatualizadas ou defasadas no seu perfil são pecado mortal. Certifique-se de que horários de atendimento, números de contato e endereços estão corretos, e de que as orientações para procedimentos disponibilizadas são suficientes e claras. Publique com regularidade, sem grandes lacunas entre as postagens, e adote um padrão reconhecível pelos seus clientes, que relacionarão essa estabilidade a segurança e confiabilidade.
Construir credibilidade perante o público é uma tarefa que demanda cuidado, tempo e atenção, e ainda assim, algumas peculiaridades do universo das interações virtuais podem passar despercebidas. Profissionais qualificados para orientá-lo nesse sentido podem avançar muito o processo, principalmente se forem especializados na área de laboratórios de análises clínicas, como a Aceleralab.marketing. Se você deseja fazer bonito nas redes sociais, tornando ainda mais evidentes as qualidades únicas do seu empreendimento, fala com a gente!
Acelera Marketing, o Marketing do Aceleralab
A agência Acelera Marketing é especializada em resultados na área de laboratórios, com soluções de comunicação e marketing que se adaptam a realidade de cada região. Tenha acesso as melhores estratégias de marketing para laboratórios com quem é especialista no assunto.
Confira algumas possibilidades de trabalho:
- Sites;
- Redes Sociais;
- Consultoria Estratégica de Marketing;
- Mídias off-line;
- Branding e Gestão de Marca;
- Treinamentos e Palestras on-line exclusivas, e muito mais!
Potencialize sua visibilidade e alcance novos pacientes.
Conheça mais sobre nossos produtos clicando no botão abaixo!
댓글