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Congressos, seminários, feiras… Você só tem a ganhar participando!






Você já tem seu empreendimento consolidado, uma boa carteira de clientes e fornecedores, um time afiado de colaboradores, e se mantém informado através das melhores publicações online relacionadas ao setor. Para você, subtrair alguns dias da sua rotina de trabalho ou descanso e investir na participação em encontros como palestras, congressos, feiras e seminários pode parecer desnecessário. Se é assim, reveja seus conceitos!


Com a retomada dos eventos presenciais, surgiram agendas turbinadas por debates dos mais interessantes, sintonizadas com uma realidade de evolução vertiginosa como é a da área da saúde. Ficar de fora pode significar uma defasagem que você não quer entregar de bandeja para a concorrência. Sabe aquela sensação de não ter sido convidado para uma festa da qual todo mundo está falando no dia seguinte? Pois é, perder essas chances únicas de reciclagem pode acabar saindo caro mais adiante. E se você ainda não está convencido, vamos te dar o passo a passo para tirar o máximo dessas ocasiões!


Mas antes, atente para essas dicas: o Aceleralab estará participando de nada menos do que três eventos de peso ainda este ano. Confere o mais próximo de você, e vamos nos encontrar para conversar sobre Marketing:



Você pode conferir tudo sobre eles na pauta Palestras do Aceleralab em 2022.


Anotou? Então segue com a gente:



Prepare-se e planeje


Adquirir sua inscrição com antecedência é sempre uma boa ideia. Os primeiros lotes são oferecidos com descontos convidativos, e você evita correrias de última hora. Além disso, no próprio site do evento geralmente são disponibilizadas informações sobre localização e como chegar, acomodações e passagens (caso seja noutra cidade) e atrações paralelas, e tudo isso você adquire em condições especiais caso se organize mais cedo.


Informe-se previamente sobre o clima e previsão do tempo para a data, e reserve vestuário compatível. Normalmente, não é preciso vestir-se de maneira muito formal - a não ser que a programação do evento inclua alguma ocasião mais solene - mas também não exagere na informalidade. Lembre-se de que não é turismo nem passeio - embora muitos congressos ofereçam momentos de maior relaxamento nas reuniões de confraternização -, mas sim uma oportunidade de aprendizado e negócios.


Informe-se previamente sobre a lista de palestrantes, convidados e público em geral, avaliando de antemão quais contatos podem ser mais interessantes. Cursos e palestras serão mais bem aproveitados se você fizer uma rápida pesquisa prévia sobre o assunto e o palestrante, e felizmente o Google está aí para isso.



Foque na interação


Atualização e aprendizado estão entre as razões mais atraentes para participar dos eventos. Congressos, feiras e seminários tornam possível o contato com informações inéditas e privilegiadas, direto da fonte, como no caso de novas tecnologias, técnicas inovadoras, pesquisas de ponta, e assuntos dos mais variados campos que podem dizer respeito diretamente aos interesses da sua área. Por exemplo, independente da pauta das apresentações, é um ótimo espaço para discutir tópicos essenciais como as Consultas Públicas 911 e 912 da Anvisa, medidas que ameaçam a credibilidade consolidada dos laboratórios como estabelecimentos de excelência para a realização de exames clínicos e colocam em cheque a qualidade desses serviços.


Novos produtos e serviços também podem ser conhecidos em primeira mão - o que significa, provavelmente, poder introduzi-los a seu público antes dos concorrentes e em condições especiais - e soluções de negócios podem vir de fontes inesperadas, como na troca de experiências com outros participantes, com quem você poderá interagir mais livremente do que com seus concorrentes pelo mesmo espaço, por mais amistosas que sejam as relações locais, tendo acesso a diferentes pontos de vista e estratégias originais.


Por falar em relações, é nas parcerias e no networking que residem as principais vantagens da participação nesses encontros. Portanto, esteja aberto o tempo todo às novas conexões e evite ficar restrito ao grupo fechado de sempre. Circule, distribua seus dados de contato quando for pertinente, participe das discussões, intervindo quando for oportuno questionar, acrescentar comentários ou compartilhar ideias. Essa visibilidade, bem orientada, também pode render dividendos surpreendentes no futuro, como por exemplo, acesso a melhores fornecedores, fortalecimento da sua imagem no mercado ou convites para projetos arrojados e de ótimo retorno.


Colha os frutos


Por falar em futuro, os bons efeitos da participação em eventos continuam se fazendo sentir por muito tempo depois, em seu desempenho como profissional e como empreendedor. Por isso não deixe de investir também no período pós-evento, colocando logo em prática as boas ideias aprendidas, estabelecendo os contatos e parcerias oportunizados pelo encontro e cultivando um contato cordial com os interlocutores com os quais você sentiu mais afinidade.


Se for o caso, e eles não tenham sido disponibilizados ao final do encontro, não deixe de solicitar seus certificados de participação, e mantenha-se informado sobre a agenda para novos encontros. Compartilhe as novas informações também no seu ambiente entre seus colaboradores ou nas entidades da categoria das quais participa em sua cidade, se houver espaço para isso. Você passará a ser visto como uma referência em atualização, e isso não é nada mau!


Então, bateu aquela vontade de participar? Aproveite ao máximo esses momentos de socialização e networking, e compartilhe conosco sua experiência!





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