top of page
logo.png
download.png
Ativo 1.png
Ativo 1.png
patrocinadores.png
whatsapp.png

Receba nossas atualizações por Whatsapp! Gratuito, relevante e aplicável.

Como evitar erros no laboratório com a ajuda do LIS


** Matéria produzida em parceria com a Uniware Sistemas.



O LIS, sistema de gerenciamento do laboratório, pode ser um importante aliado na prevenção de erros. Por isso, na série de textos a seguir, elaboramos um panorama de como o LIS pode ajudar em cada uma das principais etapas de um laboratório, reduzindo esses erros e otimizando processos. Acompanhe, e não deixe de acessar os links para tirar o melhor proveito do seu sistema!


A primeira etapa da realização do exame é a fase pré-analítica, compreendida entre o primeiro atendimento até a coleta da amostra. E é nela que se concentra a maior ocorrência de erros, cerca de 70% deles. Nessa fase, o LIS pode ser seu aliado para passar a correta comunicação das instruções de preparo, pois a maior parte dos erros acontece no momento de disponibilizar informações aos clientes, com falhas tanto no seu conteúdo como na forma com que são comunicadas. Além de atuar para evitar essas falhas, um bom sistema laboratorial também auxilia na identificação e no armazenamento da amostra. Saiba muito mais, clicando aqui.


Já a fase analítica, compreendida pela análise propriamente dita, é onde estatisticamente acontece a menor incidência de erros: apenas 1,4%. Nem por isso esses erros deixam de ameaçar a imagem e a missão do laboratório, pois afinal, tratamos de vidas. Vale muito a pena acionar todos os recursos do LIS no sentido de preveni-los ou solucioná-los. O sistema também ajuda a gerenciar sua soroteca para casos em que é preciso repetir algum exame, e possui integração com a maioria das máquinas, visando evitar erros de digitação. A gestão de rotinas ganha um forte aliado no controle do estoque, análise de dados e muito mais. Como? Descubra clicando aqui.


Finalmente, a fase pós-analítica concentra 28% dos erros ocorridos na realização dos exames. Eles vão desde equívocos na transcrição dos resultados, até o controle de tempo de liberação de resultados, fixação dos valores de referência, entre outros benefícios. Ele otimiza também a comunicação no caso de retificação de resultados, informando se eles já foram acessados ou não pelo paciente. Mas o melhor: aqui, o LIS é o maior “inimigo” da inércia diante dos erros, pois permite criar as condições para agir efetivamente na sua prevenção. Quer saber como? Clique aqui.


Você já percebeu que o LIS é seu companheiro no passo a passo da realização dos exames, atuando em cada uma das condutas que resultam na melhor prestação do serviço, e na otimização de todo o gerenciamento do laboratório, não é? Mas nada melhor do que acompanhar uma demonstração para compreender inteiramente o que o LIS pode fazer por você e pelo seu laboratório. Por isso…


Conheça a Uniware


A Uniware, responsável pelo sistema Unilab, está com uma condição exclusiva para você dar aquele salto de qualidade no controle dos processos do seu laboratório. Agende hoje mesmo uma demonstração clicando no botão abaixo e descubra o porquê do sucesso desse sistema em laboratórios de todo o Brasil. Um salto de qualidade, ao alcance dos seus dedos!







bottom of page