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Como aumentar o consumo de exames de forma ética?


Quando falamos no aumento do consumo de exames laboratoriais, entramos em uma linha tênue ética dos estabelecimentos de saúde. De um lado, a recomendação de exames é importantíssima para que os prescritores solicitem exames adequados, e os perfis completos para melhor auxílio ao diagnóstico. Porém ao estimular o consumo de exames que não contribuam para o diagnóstico perde-se a credibilidade com toda a comunidade. Na pauta de hoje, falamos sobre o aumento do consumo de exames de maneira ética, e visando o bem do paciente.

O “Comercial” do laboratório

Caso você queira aumentar o seu faturamento, tome cuidado na forma como você vai estimular o consumo. A forma mais correta de utilizar um esforço comercial é buscando novas parcerias para o laboratório, com empresas da região, convênios novos e órgãos de classe. Dessa forma, você consegue um incremento no faturamento de forma transparente, e sem afetar a sua reputação.

Perfis de Exames: a análise completa

Muitos médicos, principalmente no interior do país, possuem dificuldade de acompanhar as tendências do setor de análises clínicas,e, assim, acabam sem conhecerem novos exames que auxiliam no diagnóstico mais eficaz. Mais do que isso, eles desconhecem que o seu laboratório está capacitado para realizá-los. Por isso, é importante você encontrar a melhor forma de divulgar os exames que você possui e para que eles servem.

Feiras de saúde

As feiras de saúde são a oportunidade perfeita para você mostrar para a comunidade que você possui exames de interesse da população. Você pode montar banners divulgando os sintomas da intolerância alimentar, por exemplo: ela causa desconforto nas pessoas, mas nem sempre se sabe ao certo que pode ser ocasionada por alimentos. A correta divulgação do exame fará com que as pessoas procurem médicos capazes de diagnosticar efetivamente a doença. Em alguns casos, pode-se recomendar médicos - que você confia e que fornecerão o tratamento mais indicado, caso seja necessário.

Medicina preventiva

Um dos grandes avanços da medicina está justamente apoiado nos exames laboratoriais: acompanhar a evolução dos pacientes auxilia diagnósticos precoces, e, como consequência, em maiores chances de cura. Dessa forma, é preciso divulgar os benefícios dos exames preventivos sempre que possível, e fazendo campanhas de conscientização. Aproveite os meses “coloridos”, onde a atenção já está voltada para a prevenção, e realize ações no laboratório. Lembre-se de planejar com antecedência!

Patrocínio de eventos

Uma outra saída para aumentar o faturamento do seu laboratório é investir em patrocínio de eventos. Se você quer ser ainda mais efetivo nos patrocínios, desenvolva em seu laboratório, uma forma de comunicar com as pessoas que irão ao evento, seja com folders específicos, com sorteio de brindes do laboratório, ou divulgando uma nova conveniência do seu laboratório.

Palestras

O Responsável Técnico do laboratório possui um conhecimento específico que pode ser de grande valia para a comunidade. Ele pode ministrar palestras sobre as inovações tecnológicas do mercado, a importância da prevenção de doenças, ou dados interessantes sobre a saúde da comunidade. Informar é uma das grandes formas de você conseguir atingir pacientes que antes não atingiria.

Eventos do laboratório

Se a sua área de atuação não fornece eventos em que o laboratório possa fazer parte, crie o seu próprio evento! Aproveite o mês de aniversário do seu laboratório, por exemplo, para montar um dia de conscientização sobre os aspectos laboratoriais ou mostrar as conveniências do seu laboratório. Vale desde eventos ao ar livre que possuam uma boa concentração de pessoas, até um evento mais formal, focado em uma proposta mais séria e com pessoas de interesse do laboratório.

Dica para apresentações do laboratório

Vale salientar que a forma como você vai divulgar exames para médicos e pacientes é diferente. Cada um tem uma necessidade e deve possuir uma comunicação diferenciada.

Então, independente da forma escolhida, é preciso adaptar sempre a sua apresentação ao público. Não adianta falar de metodologias de análise para pessoas leigas no assunto, a não ser que você tenha como objetivo ensiná-las a perceber a qualidade. Esteja preparado para um acompanhamento sobre os temas abordados, seja em banners, folders, palestras ou eventos, trocando cartões de visita para que, em conversas você possa enviar informações aos interessados.

Evitando o comércio evidente de exames, escolhendo cuidadosamente o conteúdo da sua abordagem enquanto laboratório, elaborando-o bem e preparando-se para o acompanhamento das partes interessadas, sua a forma como você se apresenta beneficiará seu público, a comunidade e sua própria reputação profissional.

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