top of page
logo.png
download.png
Ativo 1.png
Ativo 1.png
patrocinadores.png
whatsapp.png

Receba nossas atualizações por Whatsapp! Gratuito, relevante e aplicável.

Branding para laboratórios: confira 3 sinais de marca fraca

  • Foto do escritor: Alexandre Jordana
    Alexandre Jordana
  • há 15 minutos
  • 2 min de leitura
ree


O setor de saúde é altamente competitivo e exige mais do que apenas a oferta de serviços de qualidade. Por isso, é fundamental fazer seu diferencial ser conhecido e reconhecido pelo público-alvo, o que é possível por meio do investimento em branding para laboratórios.

Neste artigo, você vai entender como isso aumenta a fidelização de clientes, conhecer três sinais de que sua marca pode estar enfraquecida e ser apresentado(a) a uma alternativa para melhorar a imagem do seu negócio.


O que é branding para laboratórios?


Branding é o conjunto de ações que visam construir e consolidar a percepção do público sobre a marca. No contexto dos laboratórios, envolve desde a identidade visual até a experiência do paciente, passando por atendimento, posicionamento digital, comunicação institucional e relacionamento com médicos e empresas parceiras.

Uma estratégia bem estruturada permite que o seu negócio seja lembrado não apenas pelos exames que realiza, mas pela confiança, acolhimento e qualidade transmitidos em cada ponto de contato.


3 sinais de uma marca fraca


Desconfia que a sua marca é fraca e precisa de branding para laboratórios? Confira três sinais de que isso está acontecendo e chegue às suas próprias conclusões.


1. Baixo reconhecimento e diferenciação


Se os pacientes não conseguem diferenciar seu laboratório dos concorrentes ou recorrem a qualquer unidade considerando apenas o preço dos exames, é sinal de alerta. É hora de investir no reconhecimento da marca como referência em atendimento humanizado, confiança nos resultados e oferta de diferenciais exclusivos, como coleta infantil e atendimento de convênios.


2. Comunicação desconexa ou inconsistente


Ausência de padrão visual nas redes sociais e informações divergentes no atendimento prejudicam a percepção de profissionalismo e seriedade do laboratório. Uma marca forte mantém identidade visual uniforme, linguagem acolhedora e presença digital coerente em todos os canais.


3. Baixa fidelização e recomendação


Quando o cliente não retorna para novos exames ou não indica o laboratório, significa que a experiência não foi marcante. Negócios consolidados deixam marcas na memória, estimulando a lealdade e o famoso “boca a boca positivo”.


Estratégias de branding para laboratórios


Um laboratório não se sustenta apenas com equipamentos de ponta ou análises precisas. A força da marca é o que garante diferenciação, confiança e crescimento consistente, escalonado e sustentável.


Algumas práticas que podem ajudar a fortalecer o branding para laboratórios são:


  • Criação de identidade visual agradável, coerente e única;

  • Investimento em conteúdo relevante;

  • Promoção de experiência do cliente (atendimento humanizado, ambientes acolhedores e oferta de diferenciais, como coleta domiciliar e coleta infantil);

  • Comunicação omnichannel, ou seja, em diferentes canais (Instagram, Google Meu Negócio, WhatsApp, site) com mensagens consistentes.


Se você leu o artigo até aqui, já concluiu que é hora de investir em branding para seu laboratório. A agência Aceleralab conhece todos os segredos para a sua iniciativa alcançar os objetivos desejados.


Somos especialistas em entregar resultados por meio de soluções de comunicação e marketing que se adaptam às necessidades de cada laboratório, seja em redes sociais, site, Google Meu Negócio ou mídias off-line.


Quer fortalecer sua marca e fidelizar clientes? Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos ajudar no branding para laboratórios!


Comentários


bottom of page