Em 2018, produzimos aproximadamente 70 textos que estimulam o empreendedorismo laboratorial, pois acreditamos em um ambiente economicamente saudável para gestores, colaboradores, fornecedores do mercado e pacientes. Para que o ano de 2019 seja ainda mais próspero nesse setor, estamos trabalhando em uma nova cara para o Aceleralab, e acredite: isso exige bastante tempo! Por essa razão, apresentamos o último post inédito deste ano.
Em 2019, retornaremos mais fortalecidos, graças ao apoio de alguns fornecedores do mercado, para que possamos ir além e, assim, elaborar conteúdos cada vez mais relevantes, intensos e focados na problemática das análises clínicas. Desde já, agradecemos imensamente aos gestores que se dispuseram a nos ajudar na escolha das pautas para o blog e que avaliaram nosso trabalho.
Com o objeto de preparar você para o que está por vir, na última pauta de 2018, resolvemos compartilhar algumas previsões dos nossos redatores, ou seja, levantamos as tendências para 2019 no que se refere ao mercado de análises clínicas, afinal, conhecimento e planejamento são a chave para o sucesso de qualquer negócio.
Vamos as tendências:
Primeira Tendência: Marketing Focado na Valorização do Laboratório de Análises Clínicas
Não são poucos os movimentos que tentam enfraquecer os laboratórios de análises clínicas. Desde testes rápidos que buscam “substituir” o laboratório no apoio ao diagnóstico médico até convênios que restringem cada vez mais os laboratórios prestadores, as forças mercadológicas parecem testar o gestor laboratorial a todo instante.
O ponto é que, como responsável por mais de 70% do apoio ao diagnóstico médico no Brasil, o laboratório não pode permitir que os esforços envolvidos em atender as legislações e acreditações sejam invalidados. É preciso conscientizar os médicos e pacientes sobre a vital importância dos laboratórios de análises clínicas.
Por isso, a primeira tendência diz respeito à necessidade de o laboratório promover ações mais econômicas e aproveitar o próprio espaço interno (paredes, por exemplo), para divulgar os procedimentos que realizam e como os pacientes podem se beneficiar com isso, de modo a doutrinar e melhorar a percepção de seu cliente em relação à empresa. Somente através da valorização do laboratório, será possível se diferenciar no mercado.
Dentre as tendências que esperamos para 2019, em relação ao marketing, estão:
Paciente VIP:
Este paciente tem uma boa renda e gosta de ter comodidades que lhe sejam exclusivas. Percebemos, neste ano, que muitos gestores introduziram ações diferenciais, visando melhorar a experiência dos seus pacientes; no entanto, o ponto aqui é outro: estamos falando em aliar luxo ao atendimento personalizado. Se o laboratório possui esse tipo de público na região e existe demanda, pode ser uma aposta para aumentar a rentabilidade.
Atendimento Rápido:
A verdade é que, atualmente, ninguém tem tempo e paciência para esperar. Perder mais de 20 minutos dentro de um laboratório para coletar sangue pode fazer com que você perca pacientes. A redução do tempo de estadia do paciente dentro do laboratório pode ser medida por muitos softwares de gestão, que devem, por sua vez, ser utilizados a seu favor. Para melhorar a agilidade, pense em ações como a antecipação da autorização do convênio, no dia anterior à coleta, para ganhar clientes mais satisfeitos.
Redes Sociais e Whatsapp para Agendamentos
O celular e as redes sociais estão cada vez mais presentes no cotidiano dos pacientes, por isso, é imprescindível que o laboratório utilize em seu atendimento parte dessas tecnologias.
Uso dos Dados para Aprimoramento da Experiência:
Em 2017 e 2018, discutiu-se muito sobre o uso de dados para aumentar as vendas e a aderência de novos produtos. Para 2019, a tendência é usar essas informações para tornar a experiência do paciente mais personalizada e relevante. Está na hora de transformar aquela caixinha transparente, em que seus clientes depositam as pesquisas de satisfação, em algo realmente útil.
Segunda Tendência: Segurança do Paciente
Tudo indica que a principal tendência para 2019 será a segurança do paciente. Embora faça parte da experiência do cliente, esse item é quase tão importante quanto a experiência como um todo. O que o laboratório tem feito para que a integridade do paciente seja preservada?
Além de antecipar os riscos técnicos oriundos da coleta, como a contaminação cruzada da amostra, é preciso prezar pela integridade física do cliente, principalmente nos casos em que o paciente desmaia ou quando uma criança se mexe demais, podendo ficar com lesão no braço durante o processo de coleta.
Um dos objetivos da acreditação é tornar o laboratório mais seguro para os pacientes. Portanto, é provável que muitos gestores investirão na qualidade de seus serviços em 2019.
Terceira Tendência: Contas do Laboratório em Evidência
Pela experiência que adquirimos, ao longo de 8 anos, com trabalhos realizados nas análises clínicas, ainda existe um caminho importante a ser trilhado: a transição da bancada, para a gestão de custos, ainda não está completamente enraizada dentro do laboratório.
Para uma gestão eficiente de custos, é preciso analisar muito além do valor desembolsado. O valor percebido pelos clientes é o foco de uma boa gestão de custos. Se os seus pacientes pagam mais para ter uma comodidade dentro do laboratório (desjejum, wi-fi, espaço KIDS, etc.), isso não deve ser considerado como custos, mas investimentos.
Saber quanto custa a realização de cada exame em seu laboratório é só o começo para elaborar uma análise mais complexa dos seus números. Se você pretende lucrar consideravelmente em 2019, deve se atentar ao lucro global e buscar responder às seguintes perguntas: Qual é o seu custo? Qual é o preço do exame? Quanto ganho de lucro? O que está me dando prejuízo?
Quarta Tendência: Escolha de Fornecedores por seus Diferenciais
Em 2019, os fornecedores serão, mais do que nunca, parceiros estratégicos do laboratório. Com o descredenciamento dos convênios e a acirrada concorrência por preço, é importante selecionar fornecedores que possam contribuir para a rotina laboratorial e trazer outros ganhos além dos monetários.
Seja um reagente que permite que um resultado de exame seja entregue mais rápido, seja uma nova tecnologia que reduza o desconforto na hora da coleta. A questão é que a agilidade, a precisão, a segurança e a qualidade oferecidas pelos seus fornecedores refletirão no seu atendimento, portanto, os diferenciais dos seus fornecedores serão os seus diferenciais.
Outra tendência importante é que, com o possível cenário econômico, mais propício para negócios internacionais em 2019, avalia-se uma possibilidade em investir em equipamentos e tecnologias que agreguem ao portfólio de exames realizados internamente.
Quinta Tendência: O Fortalecimento do Novo Gestor
Entre a concorrência acirrada e as novas oportunidades de mercado que se materializam para 2019, o laboratório somente será realmente competitivo se o gestor e a sua equipe de colaboradores procurarem aprimoramento através do estudo e da aplicação do aprendizado na sua rotina.
Sendo assim, nós do Aceleralab trabalharemos duro para ajudar os profissionais de laboratórios a atingirem um novo patamar no mercado, sempre melhorando nossos processos e conteúdos, de modo a fazer parte da sua rotina dia após dia.
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