top of page
logo.png
download.png
Ativo 1.png
Ativo 1.png
patrocinadores.png
whatsapp.png

Receba nossas atualizações por Whatsapp! Gratuito, relevante e aplicável.

2020: O Ano que Não Acaba em Dezembro




Escrever a pauta que encerra o ano de 2020 não foi fácil. Desde a semana passada, ficamos pensando em montar uma pauta que trouxesse esperança, mas que não mascare as grandes dificuldades que os laboratórios estão enfrentando, das quais duas podem ser destacadas: o surgimento do novo coronavírus, que se alastrou mundialmente com um alto poder de contágio, e as consultas públicas da ANVISA, já retratada pelo blog em pautas anteriores.


Não é o momento de lançar as tendências para o ano de 2021, porque a mudança de ciclo provavelmente só começará de fato no meio do ano, com a vacinação da população e com os desdobramentos das brilhantes contribuições de muitos de nossos leitores nas consultas públicas. Assuntos complexos, altamente politizados, e cercados de incertezas.


O ano de 2020 marcou de forma indelével os laboratórios, seja pela oscilação do câmbio para a compra de insumos, ou até mesmo pela dificuldade de encontrá-los. Luvas e máscaras sumiram das distribuidoras, e até o teste de sexagem fetal teve que ser realizado apenas quando se sabia que o material necessário para análise estava disponível.


No atendimento ao cliente, a preocupação com a biossegurança dentro do laboratório para a contenção do coronavírus fez com que surgissem novos protocolos de trabalho, com atendimentos em horários agendados, em drive-thrus montados especialmente para o período de contingência, e com recepções regadas a álcool gel. O aumento do profissionalismo no atendimento a whatsapps e mensagens enviadas por redes sociais também foi extremamente importante para que os laboratórios mantivessem suas atividades dentro do “novo normal”.


Para nossos clientes de marketing, nos desdobramos para criar estratégias desenvolvidas quase em tempo real para atender às novas necessidades que vinham surgindo com a pandemia, sem perder a ética de se trabalhar em uma área tão sensível quanto a da saúde. Para os leitores do nosso portal, o Aceleralab buscamos formas de desenvolver pautas relevantes para o gestor laboratorial, com reflexões sobre o novo período.


Entendendo a importância de trazer atualizações técnicas e científicas para os laboratórios neste ano difícil, ficamos muito felizes em nos juntamos à equipe da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas no projeto “SBAC Digital” que reuniu palestrantes de peso em um formato inovador, e que foi muito bem recebido pelo público. Somos gratos por todos que nos acompanharam por lá também.


Nesse final de ano atípico, nosso post de final de ano não vem recheado de clichês festivos. Terminamos com uma grande preocupação com nossos leitores: desejamos que fiquem bem, cuidem da sua saúde, e de quem vocês amam e tenham uma ceia de Natal repleta de amor, mesmo com algumas pessoas participando de forma virtual.

Descansem, e se preparem para a segunda temporada deste ano: no primeiro dia em que o laboratório reabrir em 2021, a demanda por exames de detecção do coronavírus poderá ser grande e 2020 não estará nos calendários, mas ainda será uma realidade. O vírus não entende o recesso das datas comemorativas.


O blog do Aceleralab fará uma pequena pausa, mas retorna em breve. Esperamos que a segunda temporada de 2020 seja uma minissérie de poucos capítulos. E principalmente, que tenha um final feliz.


Um excelente recesso a todos.


--

Dedicamos o post de hoje ao Dr. Ivan Cavalcanti, um gestor que muito nos ensinou sobre o funcionamento do laboratório, e um dos entrevistados na coluna Laboratório que encanta. O bioquímico de 66 anos estava internado há mais de uma semana com Covid-19, em João Pessoa, e teve morte cerebral confirmada na tarde deste sábado (12), segundo o Portal Diário do Sertão.


bottom of page