top of page
logo.png
download.png
Ativo 1.png
Ativo 1.png
patrocinadores.png
whatsapp.png

Receba nossas atualizações por Whatsapp! Gratuito, relevante e aplicável.

Laboratório que encanta - Laboratório Dr. Ivan Cavalcanti


O Laboratório que encanta do mês de Junho fica em Cajazeiras na Paraíba, e prova que mesmo longe das capitais e grandes centros é possível estar em constante processo de inovação. Comandado há mais de 30 anos pelo Dr. Ivan Cavalcanti, o laboratório homônimo está presente em seis cidades, quatro na Paraíba e duas delas no Ceará. O laboratório Dr. Ivan Cavalcanti conta com uma das maiores e melhores estruturas física, operacional e tecnológica da região, e participa do programa Nacional de Controle de Qualidade - PNCQ e também do exigente programa de acreditação espanhol PREVECAL da BioSystems.

Dr. Ivan, como foi a decisão de abrir um laboratório em Cajazeiras? Como foi o começo do laboratório?

Sempre pensei em concluir a universidade e me especializar e voltar para minha terra natal, Cajazeiras e abrir um laboratório. Como não tinha condições financeiras de iniciar sozinho, iniciei com uma sociedade que durou 7 anos, cujo o nome do laboratório era CENTRO DE ANÁLISES CLÍNICAS ITALVAN - hibridismo no nome dos três sócios

. Após 7 anos a sociedade foi desfeita e os outros 2 sócios preferiram seguir por outros caminhos. Como a minha vocação foi sempre as análises clínicas, resolvi continuar minha atividade individual e, portanto, daí surgiu o Laboratório de Análises Clínicas de Dr. Ivan Cavalcanti, já em outras instalações, equipamentos mais atualizados, informatizados e computadorizados.

Continuando a atividade, sempre participamos de congressos, atualizações profissionais e investimos em equipamentos e instalações, assim como abertura de novas unidades de coleta, e outras parcerias com clinicas.

Quais são os elementos do seu laboratório que contribuem para a humanização do atendimento?

Facilidade e acessibilidade para idosos e deficientes, estacionamento amplo e privativo, coleta no próprio carro em abrigo apropriado, unidade de coleta volante com toda estrutura de transporte para material biológico.

Na coleta em domicilio ou hospitalar deslocamos 2 profissionais, 1 para a parte do cadastro em notebook e moldem e a enfermeira que faz a devida coleta. Nosso sistema de coleta é online dando total segurança no cadastro do cliente, evitando a possível troca de material.

A fachada, ou seja, a frente do laboratório, é de vidro. Através dele a supervisão da recepção observa o movimento do estacionamento e quando vê uma pessoa com dificuldade de locomoção se dirige e vê a necessidade de uma cadeira de rodas ou abrir a garagem para que a coleta seja feita no próprio carro, inclusive ambulâncias das cidades vizinhas.

Você possui salas de coletas específicas para diversos públicos. Quais são eles? O que seus pacientes sentem ao entrarem em um ambiente especialmente preparado para eles?

Possuímos sim. São salas de coletas gerais e outras multifuncionais e específicas.

- Sala para coleta de outros materiais, como citologia, secreção vaginal, uretrais e espermograma.

- Sala para exames específicos que precisam de repouso pós coleta, como da curva glicêmica, dextrose, lactose etc. - Na sala infantil, além da decoração apropriada, temos brinquedos para distrair a criança e óculos para assistir filmes virtuais com animações. Além de dispormos de uma brinquedoteca na recepção.

O laboratório conta com uma coleta especial para os casos de baixa mobilidade. Como funciona?

Sim, inclusive com acesso de carro e ambiente coberto e de fácil acesso. Dispomos de rampas para deficientes e cadeirantes. Nosso estacionamento é bem sinalizado. A localização do laboratório fica equidistante dos demais bairros da cidade. Localiza-se numa área privilegiada.

Você até hoje supervisiona e participa da rotina do laboratório. Como é a organização da sua agenda para dar conta de todas as tarefas?

Sim participo da rotina, juntamente com os biomédicos e os técnicos, além de ainda participar das coletas nas horas de mais fluxo. Para realmente ser gestor, você precisa se integrar da rotina para conhecer melhor e ver o funcionamento.

Qual foi o maior obstáculo que você enfrentou no laboratório? Como fez para superar?

O maior obstáculo eram as condições financeiras para iniciar. Foi preciso fazer empréstimos, financiamentos, hoje o obstáculo é a baixa remuneração dos procedimentos pelos convênios.

Ao que você atribui o sucesso do seu laboratório?

O sucesso do laboratório é a nossa credibilidade e a dedicação constante.

Confira o vídeo com tudo que o Laboratório Dr. Ivan Cavalcanti proporciona de diferenciais para os pacientes do laboratório!

---

Quer ser laboratório que encanta? Mande para a gente um pouco de sua história, através dos formulários de contato do nosso site. Se você for escolhido, pode ser o próximo laboratório entrevistado!


bottom of page