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Tendências de Marketing para Laboratórios


Depois de falar sobre Tendências da Gestão Laboratorial e as Tendências do Paciente de Laboratório, fazemos o fechamento do mês temático do Aceleralab abordando as Tendências de Marketing para o segundo semestre de 2018, para aqueles laboratórios que desejam atrair mais pacientes, ou fidelizar o seu público.

O mundo do marketing está em constante mutação, moldado pela rapidez com a qual as redes sociais se tornam cada vez mais imprescindíveis na vida do paciente, alterando a forma de pensar e seus hábitos de consumo. É difícil encontrar um caminho certo para se seguir, mas pensando nisso, realizamos um estudo ao longo dos últimos 3 meses para descobrir quais possíveis tendências se estenderão até 2019.

Aproveite essas informações que estamos concedendo em primeira mão e crie uma estratégia poderosa de marketing.

Qual é o seu grande diferencial? Seja o melhor do mercado com ele.

Toda a empresa resolve um problema particular do cliente melhor do que a concorrência. Você é o mais rápido, com mais qualidade e conveniência ou com o melhor preço? Por mais que o gestor tente sempre pisar ao mesmo tempo nestes 3 diferenciais, a verdade é que é praticamente impossível sair financeiramente ileso dessa estratégia. A imagem abaixo resume isso bem:

É impossível ser bom (good), barato (cheap) e rápido (fast) ao mesmo tempo.

Por isso, você precisa escolher um diferencial maior e espalhar isso para os quatro cantos do mercado.

  • A azul linhas aéreas é a companhia mais pontual.

  • A apple garante que seus produtos são de alta qualidade.

  • A ferrari é especializada em carros de luxo.

  • A Volkswagen possui carros populares que atendem bem às necessidades do público: Volkswagen em alemão significa carro do povo.

Selecionar o melhor diferencial competitivo que você possui, e fortalecê-lo perante o mercado, tem tudo para se tornar uma grande tática para combater a concorrência nos próximos meses, principalmente para aqueles que desejam fugir da política de preços baixos.

Impulsionar posts não é suficiente para trazer resultados

Com a era da informação em que os dados dos pacientes se tornam mais acessíveis, é mais fácil oferecer conteúdos relevantes à comunidade. Mas postar no facebook 5 vezes por semana, impulsionar mais de 300 reais por mês e aparecer insistentemente na timeline do facebook ou instagram do seu paciente, com conteúdos que não são pertinentes ou que não contribuem de nenhuma forma para a sociedade, pode ser um grande tiro no pé.

O que o seu paciente quer saber? Quais informações interessantes sobre saúde você pode disponibilizar na rede? Como você pode contribuir para a vida dele e de quem ele ama ser melhor?

Os pacientes estão nas redes sociais para acompanhar a vida dos seus familiares e amigos, portanto se você quer chamar a atenção positivamente dele nos próximos meses, seja relevante. Não basta aparecer na rede social.

Pequenos videos no lugar de folderes

Veja alguns motivos do por que a comunicação audiovisual está se tornando uma tendência crescente:

1. Vídeos são mais atrativos: melhor do que segurar um folder repleto de texto e que não capta nenhuma atenção, é assistir um vídeo bem construído, ainda mais quando se está sentado na espera da recepção de um laboratório. Você pode inclusive passar imagens da área técnica, reforçando a sua qualidade.

2. Os vídeos potencializam a relevância das informações: Os vídeos permitem explicar histórias, apresentar informações e ilustrar com imagens mais coloridas, facilitando, assim, que o conteúdo seja mais objetivo e compreensível. No texto, nem sempre conseguimos expressar as emoções adequadamente, e precisamos estender explicações que com simples imagens seriam entendidas.

3. O conteúdo dos vídeos é absorvido melhor pelo usuário: devido a sua interatividade e atratividade, os vídeos tendem a ser melhor compreendidos pelo usuário, acarretando em uma melhor fixação da marca.

Quanto mais conveniência, melhor

As pessoas gostam de ter as coisas facilitadas. No mundo de hoje, graças a tecnologia, não é mais necessário sair de casa ou ligar através do telefone para adquirir um produto e serviço. As compras online acostumaram os usuários com experiências mais convenientes do que nunca.

E o que o seu laboratório está oferecendo de conveniência? Já falamos de várias conveniências por aqui:

  • Planos de fidelidade que geram desconto ou crédito

  • Fila especial para pacientes VIPs ou que agendem com antecedência seus exames

  • Desjejum

  • Estacionamento facilitado

  • Resultados Online

  • Site com informações acessíveis

  • Atendimento por Whatsapp

  • Pagamento em cartão

  • Planos de check-up personalizados

É vital que os proprietários de laboratório percebam que, quanto mais fáceis as coisas forem para seus clientes, mais bem-sucedidos serão seus negócios.

Distração da criança ao adulto

Muitos laboratórios já possuem um espaço Kids para os seus pacientes mirins, mas os adultos acabam lendo revistas rasgadas e com notícias do ano passado. Uma grande oportunidade é perceber qual é o maior público do laboratório e oferecer um espaço que proporcione uma boa experiência para eles.

Nessa hora, vale pensar em um espaço mulher - para gestantes e mulheres ficarem mais confortáveis em exames invasivos, um espaço para a terceira idade, com acesso facilitado e jornais do dia, ou qualquer outra ideia que comunique diretamente com o seu público.

Inovações são sempre bem-vindas

Muitos laboratórios já entenderam como funciona a “lei de mercado”. As inovações sempre geram um retorno positivo para o laboratório, principalmente se bem divulgadas. Quando você inova na cidade, adquirindo para o laboratório um visualizador de veias de última geração, você mostra que o seu laboratório tem uma estrutura que o seu concorrente não tem. Mas, depois de um tempo, o seu concorrente pode também adquirir um leitor de veias, e sua inovação virou o “senso comum” entre laboratórios da região. É a hora de se utilizar de uma inovação novamente, como um óculos de realidade virtual, ou até mesmo um novo processo que facilite a vida do seu paciente. Lembre-se: inovações nem sempre precisam custar caro.

Apoio a saúde preventiva

Muitas operadoras de saúde já estão estruturando mudanças elementares nas suas formas de remuneração ao laboratório, focando muito em prevenção. É nesse momento que você deve fazer a sua parte e utilizar folders de check-up, retirada de dúvidas, estímulo a visita ao médico. Essas ações estimulam os pacientes a cuidarem da saúde com outros profissionais, e não apenas ir no laboratório.

Microinfluenciadores também servem para laboratórios

Você já deve ter ouvido falar de novos “youtubbers” e “instagrammers”, pessoas que faturam milhões com os vídeos que postam nas redes sociais. É a tendência mundial de estímulo ao consumo, onde a remuneração deles é baseada muito mais em conteúdo patrocinado do que em monetização por visualizações. O que talvez você não tenha se dado conta é que existe pessoas influentes na sua região que podem fazer um trabalho conjunto de divulgação do laboratório, como micro eventos, programa de rádio, entre outros, e o melhor: muitas vezes por um preço muito mais competitivo que anunciar nas mídias tradicionais.

Relacionamento com o mercado da saúde

Para ampliar os horizontes do laboratório, é preciso unir forças. Todo o mercado da saúde está passando por reestruturações, e é o momento perfeito para mostrar para que o seu laboratório foi criado. Estreite seus laços com médicos, nutricionistas, instrutores de academia e faça com que você seja lembrado em todos os públicos que se relacionam com qualidade de vida e temas ligados à saúde física. Promover a união dos setores de saúde é uma excelente forma de usar o Marketing ao seu favor.

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Se você ainda tem dúvidas do que deve fazer para atrair e reter pacientes, conheça o Núcleo de Apoio de Marketing para Laboratórios, o Aceleralab.marketing. Preencha o formulário de contato e entenda melhor sobre o projeto que tem como objetivo oferecer Marketing para pequenos e médios laboratórios, com a qualidade dos grandes players, preços competitivos e com a segurança de quem conhece o mercado de análises clínicas. Clique aqui para saber mais!

Mas atenção: as vagas são limitadas!

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