whatsapp.png

Faça parte da nossa rede de apoio ao empreendedorismo laboratorial e receba notícias em seu e-mail e material bônus em seu Whatsapp. 

Clique e conheça nossos apoiadores:

Logo aceleralab.png
Cepheid-logo-horizontal.png
SBAC.png
logo.png

Sinais de que o Laboratório está no Caminho do Sucesso


Como saber se o laboratório está indo bem? A pergunta parece simples, mas medir o sucesso de uma empresa pode ser bem confuso. Um dos métodos mais comuns de acompanhamento de negócio é baseado no “planejado vs. realizado”, porém cuidado: se existe alguma falha no planejamento, como metas muito baixas, pode-se criar uma falsa sensação de que está bem. Por outro lado, metas agressivas demais podem desgastar a equipe e gerar grande desmotivação - mesmo com resultados já satisfatórios para a sua realidade.

Antes de falarmos sobre os sinais que revelam se o seu negócio está indo bem, vale salientar:

A importância dos Relatórios

Sem relatórios consistentes é difícil tirar conclusões. E para ter informações úteis, é importante investir algum tempo na busca por dados e relatórios que realmente agreguem às análises do negócio. Informações desnecessárias ou erradas são vilões para mensurar o sucesso do laboratório, pois tiram o foco de análise do que realmente importa.

Defina "Estar bem" Cada laboratório possui uma realidade diferente. Estar bem pode ser uma questão de opinião. Estar bem é ter uma marca consagrada? Lucrar mais de 10% ao mês? Fazer 100.000 exames/mês? Determine o que significa "bem" para você, e essa análise pode ficar mais fácil.

Estar "mau" não é o fim da linha

Não está satisfeito com seus resultados? O caminho que você está indo não é como você esperava? Não se desespere! Há sempre uma saída e nem todos acertam de primeira (as vezes nem na décima vez!) Com muito esforço, dedicação e estudo, todo o cenário é reversível.

Sinais que você está indo bem no laboratório

Muitos proprietários de laboratório são apenas bem-sucedidos o suficiente para sobrevivência no mercado. A trilha para o sucesso empresarial é obscura, mas separamos alguns sinais para identificar se você já esta além da capacidade de sobreviver. Vale sempre salientar que essa análise, quando você não possui conhecimento suficiente, deve ser realizada por profissional habilitado.

Você está lucrando?

Não lucrar não necessariamente é sinal de que você não está indo bem, pois é possível que você esteja reinvestindo no laboratório, por exemplo. Eventualmente, dependendo da época ou da situação econômica do país, as contas ficam um pouco apertadas e isso é normal, mas se na análise geral das contas do laboratório você obtiver lucro, parabéns! Você está no caminho certo.

Você paga suas contas em dia, seu fluxo de caixa é positivo e norteia suas decisões Outro sinal de que seu negócio está indo bem: você sabe gerenciar o fluxo de caixa, nunca entra no vermelho, pois está preparado, e utiliza esses dados para pensar em suas ações.

O Fluxo de caixa nem sempre recebe a atenção merecida do gestor, e isso é um erro. O fluxo de caixa é uma ótima ferramenta para auxiliar o gestor na tomada de decisões. É através deste "mapa" que os custos fixos e variáveis ficam evidentes, viabilizando um controle efetivo sobre determinadas questões empresariais.

Para quem ainda não possui uma ferramenta para realizar o fluxo de caixa, disponibilizamos uma entrevista sobre o tema e uma planilha aqui.

Seu laboratório mantém a qualidade enquanto você esta de férias

Tirar férias e ganhar dinheiro ao mesmo tempo significa que você construiu uma empresa, não apenas um trabalho. Se você possui problemas na gestão do laboratório, pode ser que eles sejam evidenciados na sua ausência, e o pior de tudo, crie clientes insatisfeitos. Por isso, consideramos que o laboratório tem grandes chances de ser bem sucedido quando o gestor pode sair de férias por um período razoável de tempo e, no retorno, as coisas ainda estão sob controle (ou melhores de quando você saiu!).

Você aparece na primeira página dos resultados da pesquisa

A nova “boa localização” na era digital são motores de busca como Bing, Google e Yahoo. Se o seu negócio aparece organicamente (sem investimento) na primeira página do seu motor de busca favorito, é um bom indicativo de sucesso e relevância.

Você muda a vida de um cliente

A maioria dos pequenos empresários procuram fazer a diferença no mundo através de seus negócios. Logo, quando um cliente resolve escrever um depoimento em alguma rede social contando a diferença que você fez na vida dele, é um sinal de que sua empresa está fazendo bem o seu trabalho.

Você escolhe quais convênios quer atender

Quando o laboratório tem a liberdade de não atender um convênio problema, é um bom sinal. Alguns gestores se sentem na obrigação de atender todos os convênios possíveis para não perder para a concorrência, mesmo quando o convênio só gera prejuízo. Saber que a saúde financeira da sua empresa está estável e que você está atingindo satisfatoriamente novos clientes, e não sente mais obrigado a atender um convênio que te traz prejuízo, é um ótimo indício de sucesso.

Você reinvestiu no laboratório nos últimos 6 meses

Investir em ações que agregam mais valor à marca do laboratório é um ótimo sinal de que as coisas estão indo bem, se esse valor estiver vindo dos lucros.

Para aqueles que estão pensando em reinvestir, segue um exercício interessante:

Pare para pensar: "Se eu investir mais dinheiro no laboratório, existe um plano de retorno sustentável? O laboratório tem potencial de crescimento?"

Se a resposta for sim para essas perguntas, é um bom sinal. Se houver algum não, talvez seja interessante voltar para a prancheta e rever seus planos.

Você já sobreviveu a uma crise econômica antes

Nesse caso, a experiência conta muito. Iniciantes na gestão certamente enfrentarão alguns problemas a mais para manterem seus negócios estáveis. Mas quase todos os gestores bem-sucedidos experimentaram falhas e falências na fase inicial dos negócios. Se você já passou por turbulências econômicas anteriores, e conseguiu se adaptar para continuar rentável, é um bom sinal de que as coisas podem continuar indo bem para o laboratório.

Você quer aprender mais sobre como melhorar seu negócio

Talvez o mais importante dos indicativos. Mesmo que o seu negócio não esteja indo tão bem quando você esperava, a busca pelo conhecimento pode mudar a realidade econômica de um laboratório.

Este sinal revela que se o seu negócio não está funcionando da maneira que você quer ainda, possivelmente ele estará em breve.

Você pode ter uma noite tranquila de sono

Isso significa que você está deixando no laboratório o medo e as preocupações, porque você sabe que as coisas podem estar difíceis, mas sob controle e bem encaminhadas. :)

#sucesso #gestão