top of page
logo.png
download.png
Ativo 1.png
Ativo 1.png
patrocinadores.png
whatsapp.png

Receba nossas atualizações por Whatsapp! Gratuito, relevante e aplicável.

Reinvestir no Laboratório: Como Fazer Investimentos Inteligentes!


Desjejum, novos postos de atendimento, estrutura, propaganda, pessoal, enfim, são inúmeras possibilidades de reinvestir os lucros para expandir o laboratório. Porém, é preciso analisar estrategicamente onde investir para não correr risco de perder tempo e dinheiro à toa. Na matéria de hoje, preparamos alguns pontos para atentar na hora de montar um planejamento de reinvestimento.

A importância do reinvestimento

Muitos pequenos empresários do ramo de laboratório retiram todo o lucro líquido do mês, considerando que o excedente após as despesas é o seu salário. Mas não reinvestir no laboratório, pode estagnar o crescimento, não ampliando a capacidade de atendimento, ou de a rotina de exames próprios. O reinvestimento bem estruturado possibilita que o crescimento seja mais rápido, e consequentemente, os ganhos a médio e longo prazo sejam maiores.

O investimento deve fazer sentido

Os recursos do laboratório são limitados e devem ser administrados com sapiência. Pergunte a si mesmo e a sua equipe quais investimentos necessários, e classifique-os por ordem de importância para o crescimento. Nesse momento as metas devem estar bem definidas, pois elas guiarão a decisão para o que realmente é importante investir. Caso o investimento não guarde relação com a sua meta, é melhor colocá-lo em um fundo bancário até que você tenha certeza de que ele será condizente com a estratégia do laboratório.

Reinvista naquilo que você pode pagar

É muito importante acompanhar o fluxo de caixa do laboratório antes e durante cada investimento, para garantir que existam condições de quitação sem necessidade de aportes bancários. Considere a média de lucro mensal e os custos previstos para o período, para saber o quanto pode ser reinvestido com segurança. Despesas que não foram previstas podem ocasionar uma quebra de caixa repentina, portanto não é errado considerar uma margem de segurança.  Caso você necessite de valores maiores, esteja ciente dos aportes de capital e coloque-os em seu planejamento estratégico. É melhor verificar antes quando se dará o retorno do capital investido, através de projeções realistas.

Dê preferência ao que se pode medir

Investir grandes quantidades de dinheiro em algo que não pode ser mensurável pode disfarçar um mau investimento. Sempre que possível, invista parte do lucro do laboratório em elementos que possuam fácil mensuração, como promoções, eventos específicos e mídias sociais. Para estes casos, é possível inclusive começar com um valor de investimento menor, e ir aumentando aos poucos, conforme os resultados forem aparecendo.

Infraestrutura para o paciente é seu cartão de visitas

Por mais que seja difícil de mensurar, uma parede rachada, pintura descascando e cadeiras rasgadas causam uma má impressão a qualquer pessoa que frequente o seu laboratório: além dos clientes, até mesmo seus funcionários podem achar que você está desleixado na gestão, e não darão a devida importância ao trabalho a ser realizado. Lembre-se de que manter o ambiente com a manutenção em dia é imprescindível para uma boa apresentação.

Só você poderá decidir se o investimento está dando certo ou não

Mantenha registros para acompanhar o progresso dos investimentos. É importante saber a hora de parar de investir ou injetar um pouco mais de capital do que o previsto para aproveitar melhor os resultados.

Tempo, esforços e experiência também são investimentos

O tempo do gestor é o mais caro do laboratório, e deve ser bem gerenciado para não ser desperdiçado. Aprenda a delegar pequenas funções que podem ser feitas por outros funcionários e use o tempo economizado em estratégias para o crescimento. Revisar os objetivos do laboratório e onde investir toma tempo e requer muita atenção. Não se esqueça de que você também deve investir em si mesmo: o aprimoramento de suas habilidades como gestor pode potencializar seus resultados, tanto financeiros quanto nas relações de trabalho.

Não hesite em pedir conselhos

Todas as pessoas bem sucedidas pediram ajuda em algum momento, e certamente elas sabem da importância de retribuir de alguma forma. Converse com pessoas que passaram por situações parecidas com a sua, mesmo que em outro ramo, e discuta os pontos que tiram o seu sono na hora de reinvestir. Se aproxime de donos de negócio que entendam de marketing e marque um café em um bom lugar, para trocar experiências. 

Tenha em mente que investir é um processo contínuo e deve ser feito com cuidado e com metas claramente definidas. Trata-se, basicamente, de encontrar a melhor maneira de configurar o laboratório para ser mais lucrativo no longo prazo.

E você, que estratégias tem utilizado para investir no seu laboratório?

bottom of page