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Por que, e como, mudar sua cultura empresarial? Parte 2





Parte II - Promovendo a mudança


Mudar faz parte da vida, é um movimento natural da sociedade, e todo empreendimento, inclusive seu laboratório, é parte integrante desse universo em permanente interação. Valores, metas e necessidades mudam o tempo todo, e permanece quem consegue manter o essencial e adaptar-se a novos contextos. No artigo anterior, que você encontra AQUI, demos início a essa discussão da maior importância: por que, e como, mudar sua cultura empresarial? Se a princípio procuramos listar razões e formas de idealizar as mudanças que você perceber necessárias, agora é o momento de lançar mãos à obra.

É mais difícil mudar a cultura de um laboratório que já existe do que criar uma cultura em uma nova empresa ou equipe. E para isso, apoio da gerência é fundamental. É um momento de crítica e autocrítica, portanto os gestores devem apoiar a mudança tanto verbalmente quanto funcionando como parâmetro e referência a partir do seus próprios comportamentos. É essa consistência entre ação e discurso que tornará a mudança efetiva, e não uma proposta vazia.

Mas, além da postura assumida pela gerência, é preciso implementar as novas práticas, antes de naturalizá-las. E é aí que o treinamento entra em cena. Todos na organização devem entender claramente o que se espera deles, e devem saber como conduzir a mudança de processos e atitudes. Mas isso só pode ser alcançado - e cobrado - se informações claras e objetivas forem sistematizadas e disponibilizadas. O treinamento pode ser muito útil tanto na comunicação de expectativas quanto no ensino de novos comportamentos.

Reforçando a nova cultura

Este pode ser um momento difícil, na medida em que o esforço exigido para a adoção de novos hábitos sempre assusta, ou pode, ao contrário, ser o momento que marca um novo estágio de integração e renovação das relações dentro do laboratório. Não esqueça que para a mudança de cultura ser efetiva, toda a comunicação deve ser o mais explícita possível, para que o comportamento esperado seja facilmente identificado. Como fazer isso? Confere essas dicas:

  • Organize encontros de troca de vivências, palestras e treinamento com leveza e sabedoria, engajando a equipe em lugar de promover ansiedade e rejeição. Faça com que todo o processo assuma um caráter positivo e até lúdico, se possível, pois na verdade, é isso mesmo que ele é!

  • Criar programas de incentivo e premiação em prol desse engajamento pode trazer ótimos resultados. Estude essa ideia e adapte à sua realidade.

  • Se possível, produza material de divulgação especialmente para este momento, afinal, este é um grande acontecimento que merece algum investimento. Vídeos e folders de circulação interna, murais, palestras, todos são ferramentas válidas.

  • Durante esse momentos de instrução e reciclagem, não deixe de abordar os motivos da mudança, e como eles vão se refletir positivamente no futuro do laboratório e de todos os envolvidos no processo. Assim, a mudança não será vista como apenas mais uma tarefa.

  • Pode ser preciso renovar sua equipe, tanto com a chegada de novos colaboradores - que já devem ser selecionados segundo os critérios do seu novo perfil - quanto, infelizmente, deixar ir colaboradores que não puderem ou quiserem se atualizar. Faça isso da forma menos traumática possível.

  • Mudar a cultura deve trazer novos indicadores, para que os resultados sejam medidos. Crie indicadores claros para que os resultados não sejam mascarados.

  • Reveja desde já suas estratégias de participação e presença nas redes sociais e em todos os demais pontos da jornada do cliente. Eles devem refletir sua nova personalidade empresarial. Será melhor ainda se você contar com uma assessoria de marketing especializada, como a da Acelera Marketing, para dar o tom certo a essa nova imagem.

Lembre-se de que a efetivação de uma nova cultura leva tempo, e é bom que seja assim, pois só quando os novos padrões estiverem realmente internalizados eles vão transmitir segurança e confiabilidade. A cultura organizacional é um organismo vivo, alimentado e modificado pelas pessoas que fazem parte do laboratório. Não se assuste se surgirem pequenos desafios, impasses ou conflitos no decorrer do processo, no final das contas, são dores de crescimento e a gratificação de manter-se renovado vai compensar qualquer dificuldade! Boa sorte, e não deixe de compartilhar conosco suas novas experiências!


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