whatsapp.png

Faça parte da nossa rede de apoio ao empreendedorismo laboratorial e receba notícias em seu e-mail e material bônus em seu Whatsapp. 

Clique e conheça nossos apoiadores:

Logo aceleralab.png
Cepheid-logo-horizontal.png
SBAC.png
logo.png

Revisão da Tabela SUS | Participe desta Consulta!


Desde a criação do Portal de Gestão Aceleralab, buscamos aumentar a competitividade dos laboratórios através de pautas relacionadas a Marketing, Jurídico, Financeiro e Recursos Humanos, entre outras tantas. Porém, nunca ousamos entrar no mérito do aumento da tabela SUS porque sabíamos que estava fora da nossa realidade. Mas isto parece que está para mudar.

Abaixo, a carta do Presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, Luiz Fernando Barcelos, dirigida a todo o mercado laboratorial, é um indício de que muitas coisas estão por acontecer ainda. Transcrevemos a carta, e damos suporte a sua divulgação por entendermos que algo de muito necessário está surgindo para auxiliar o mercado laboratorial. Desde já, parabenizamos a iniciativa conjunta com o Deputado Federal Dr. Luizinho, que está se mostrando um aliado na luta pelo ajuste da remuneração.

Prezado colega,

Há anos, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) vem desenvolvendo uma série de ações para reajustar a tabela de exames laboratoriais do Sistema Único de Saúde (SUS). Após tantos entraves, encontramos um caminho para dar os primeiros passos rumo a um possível reajuste. Obtivemos o apoio do Deputado Federal Luiz Antônio Teixeira Júnior (Dr. Luizinho – PP/RJ), membro da comissão de seguridade social, que assumiu a presidência da subcomissão encarregada de avaliar a tabela SUS.

Convidado pela diretoria da SBAC para participar do 46º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas (CBAC), realizado em junho de 2019, o parlamentar referendou o seu apoio à causa e assumiu o compromisso de defender a área das análises clínicas diante dos poderes Executivo e Legislativo.

No âmbito laboratorial, cerca de um terço dos procedimentos presentes na previsão orçamentária do SUS são defasados, porém ainda listados e presentes no orçamento da União. Considerando a atual conjuntura econômica e a tendência do Ministério da Saúde desfavorável a ajustes lineares, visamos oportunizar o reajuste de alguns procedimentos sem o incremento de custos. Para que isso aconteça, sugerimos a exclusão dos procedimentos em desuso da tabela e o direcionamento de sua verba, já prevista em orçamento, para os exames remanescentes, privilegiando os mais solicitados e desatualizados monetariamente.

Para que essa proposta ganhe força e atenda os laboratórios de todo o Brasil de forma democrática, contamos com a sua participação na pesquisa abaixo. Nela, disponibilizamos uma relação com os principais exames laboratoriais solicitados, e gostaríamos que você selecionasse, com base na sua realidade, 15 exames cujo reajuste lhe pareçam imprescindíveis. Os exames mais citados terão destaque em nossa proposta que, ainda, precisará passar por avaliação da comissão.

Responda a pesquisa clicando aqui.

Contamos com a sua participação para juntos escrevermos mais uma página da história das análises clínicas no Brasil.

Um forte abraço,

Luiz Fernando Barcelos

Presidente da SBAC

Fonte: SBAC.

#tabelasus #reajuste