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Marketing de resultados: como abordar novos clientes para o laboratório





Quem realiza um bom trabalho certamente se beneficia do feedback positivo e acaba atraindo novos clientes, influenciados pelos relatos e recomendações de amigos e familiares. Mas se isso foi suficiente em algum momento do passado, hoje, com a imensa abrangência e rapidez de todo tipo de mídia, está longe de bastar. E se o gestor não ficar atento à necessidade de investir ativamente em marketing, pode ter certeza que seus concorrentes tirarão partido dessa passividade. Investir num posicionamento mais ativo exige o uso de estratégias comerciais e de marketing, se a ideia for crescer e atingir mais público.


Porém o marketing é um campo cada vez mais especializado e soluções improvisadas acabam sendo um tiro no pé. Portanto é preciso investir com expertise, conhecendo muito bem, por exemplo, seu público-alvo, e sabendo como, onde e quando ir ao encontro dele. Além disso, é preciso também considerar o tempo de retorno desse investimento, pois os resultados não aparecem instantaneamente. E quem espera demais pode chegar a um ponto sem retorno para a recuperação. Ninguém quer isso, não é mesmo? Então acompanha com a gente algumas das principais estratégias de divulgação para captação do público:



Materiais impressos


Distribuição de folders, cartões, anúncio em revistas e jornais. O objetivo geral é fazer a marca circular nas “mãos” das pessoas, portanto, é uma boa estratégia de branding e reforço de posicionamento. O retorno acontece mais a médio e longo prazo, mas é eficiente para tornar a marca mais lembrada pelo cliente. Através dos impressos, o laboratório pode fazer uma divulgação mais completa, pois há espaço para informações um pouco mais detalhadas.



Outdoor e outras sinalizações externas


Em relação às mídias impressas, outdoor e similares têm o diferencial de serem vistos por mais pessoas, e podem ser uma boa ferramenta quando se procura divulgar novidades, exames que estejam com a demanda em alta (como Covid-19 e dengue) e fazer o reforço de marca. Aqui, menos é mais. Portanto, a mensagem tem que ser passada com o mínimo possível de informações, já que a pessoa está vendo a mídia externa num momento de passagem, como é o caso do outdoor (pessoa circulando pela na estrada), totem relógio (atravessando uma rua), ou busdoor (no momento que o ônibus passa).



Marketing para redes sociais


Atualmente, dependendo da região, se um negócio não está no Facebook e no Instagram isso pode levar ao esquecimento da marca na mente do cliente. O marketing nas redes sociais é uma boa estratégia para divulgar novos exames, diferenciais, mostrar a equipe do laboratório, e estar sempre presente na vida do cliente, inclusive gerando uma proximidade maior ao publicar postagens relativas a datas comemorativas, eventos históricos e sociais ou outros fatos significativos para a comunidade onde o laboratório está inserido. A rede social oferece uma instantaneidade muito interessante na comunicação, permitindo atualizar-se rapidamente para estar sempre conectado com o que está acontecendo de importante naquele momento, atuando como uma espécie de serviço de utilidade pública se assim desejar e relacionando esses fatos com o trabalho do laboratório, como por exemplo, surtos de doenças infecciosas ou novas exigências legais para determinados exames. Tudo isso humaniza a imagem do laboratório junto ao público e proporciona um retorno positivo.



Tráfego pago


O tráfego pago é o caminho mais curto para se conseguir novos clientes, pois as tecnologias como o Google Ads e o Meta Ads (Facebook e Instagram) vão posicionar os anúncios no exato momento em que o cliente precisar do produto. Diferente do tráfego orgânico, que acontece quando qualquer usuário chega naturalmente até você através de um aplicativo de busca, no tráfego pago você subsidia os mecanismos de busca para que sua marca e seus serviços sejam anunciados a usuários preferenciais filtrados pelo sistema. Por isso, ele é considerado um investimento com retorno de curto prazo. Se você precisa de clientes imediatamente, essa é uma boa solução. Mas ela também requer investimento.


Vale a pena reforçar que essas e outras estratégias, embora pareçam simples, dependem de vários fatores para que tenham sucesso em sua execução. Textos bem construídos, layouts modernos e funcionais, senso de oportunidade na divulgação de peças promocionais e postagens, ocupação dos espaços mais adequados ao seu produto e mais frequentados pelo seu público-alvo, tudo isso faz muita diferença no resultado final e pede conhecimento especializado, até para que seu investimento seja aplicado com o máximo de aproveitamento. E por falar em especialização, sua área de atuação também é um diferencial relevante no momento de traçar seu plano de marketing.


Acelera Marketing, o Marketing do Aceleralab


A agência Acelera Marketing é especializada em resultados na área de laboratórios, com soluções de comunicação e marketing que se adaptam a realidade de cada região. Tenha acesso as melhores estratégias de marketing para laboratórios com quem é especialista no assunto.


Confira algumas possibilidades de trabalho:


- Sites;

- Redes Sociais;

- Consultoria Estratégica de Marketing;

- Mídias off-line;

- Branding e Gestão de Marca;

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