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Mais 5 Livros para Você se Tornar um Gestor Melhor


Entre os principais desafios de um bom gestor, está a necessidade de se manter atualizado. E não há maneira melhor de se conseguir isso do que criando o hábito da leitura. Sendo assim, nós, do Portal Aceleralab, além de trazermos algumas dicas sobre o assunto, selecionamos mais cinco livros que podem ajudá-lo nessa empreitada que é gerir um laboratório.

Dicas de como melhorar/criar o hábito de leitura

Os benefícios da leitura são realmente ilimitados, mas, diante dos constantes compromissos do dia a dia, acabamos deixando essa prática em segundo plano. Assim, para criar ou melhorar esse hábito, trouxemos algumas dicas:

1) Leia sobre temas que você realmente gosta e tem interesse. Esse é o passo inicial para que você transforme a leitura em um hábito.

2) Crie um espaço de leitura. Isso evitará que você se distraia com outros entretenimentos (e não são poucos).

3) Escolha um horário para fazer a leitura. Assim, você terá que encaixar essa prática na sua agenda como qualquer outro compromisso. Pode ser no horário do almoço, um pouco antes de dormir... Você decide!

4) Procure se inteirar sobre quais são os livros mais lidos do momento. Dessa forma, você não apenas estará se atualizando como poderá discutir sobre o livro com outras pessoas. Essa troca é muito rica e satisfatória!

5) Para criar o hábito da leitura, é preciso ter paciência e começar aos poucos. Quando menos esperar, você se tornará um grande leitor!

Sugestões de Leitura do Aceleralab

Não é a primeira vez que damos dicas de livros. Para ler as dicas anteriores, basta clicar nesse link, e você será redirecionado para as primeiras sugestões que fizemos. Nos dois casos, caso você queira adquirir o livro, basta clicar no título ou na imagem, que você será redirecionado para o site de compra. Vamos aos livros!

1) A arte da guerra


Indicação: para gestores e demais funcionários que desejam descobrir novas estratégias para resolver os conflitos.

Síntese: Nesta obra, o autor Sun Tzu não apenas relata sobre suas experiências nas guerras em que participou, como traça um paralelo com os acontecimentos do dia a dia. Por essa razão, a obra vem sendo lida por pessoas e profissionais de todas as áreas, uma vez que seus ensinamentos se aplicam tanto no campo pessoal como profissional. Na Arte da Guerra, o autor dá dicas sobre algumas estratégias para prever e evitar conflitos rotineiros que muitas vezes não sabemos como resolver. Trata-se de uma ótima leitura para todos que desejam enxergar além dos problemas, a fim de encontrar respostas mais claras e assertivas.

2) Encontre o seu porquê


Indicação: descobrir o seu propósito pessoal e o de sua empresa.

Síntese: De acordo com um dos autores da obra, Simon Sinek, “a realização profissional é um direito e não um privilégio. Por isso, todas as pessoas merecem acordar de manhã animadas para ir ao trabalho. Porém, para se sentir assim, é preciso primeiro entender exatamente o PORQUÊ de se fazer algo”. Com este livro, além de levar o leitor a refletir sobre seus objetivos, os autores oferecem algumas ferramentas práticas para ajudar o profissional a descobrir o que realmente o motiva, de modo a criar um alinhamento entre suas metas pessoais e profissionais e, assim, alcançar o sucesso.

3) Empresas feitas para vencer


Indicação: para quem deseja melhorar a visibilidade e os resultados do negócio.

Síntese: Qual é o segredo das empresas que triunfam no mercado e conseguem manter seu desempenho ao longo dos anos? É essa e muitas outras perguntas que o autor Jim Collins procura responder nesta obra. Além disso, ele aponta quais são os principais diferenciais dessas empresas vencedoras, bem como os pontos que podem levá-las na direção oposta, ou seja, ao fracasso. O livro se trata de um verdadeiro manual estratégico, cujo objetivo é levar o negócio a um outro patamar, mas que, para isso, os profissionais são obrigados a sair de sua zona de conforto para obterem os melhores resultados.

4) Como fazer amigos e influenciar pessoas

Indicação: ideal para os gestores que, mais do que gerir, desejam assumir o papel de liderança.

Síntese: Como o título já sugere, o autor Dale Carnegie apresenta um guia claro e definitivo de como se relacionar melhor com as pessoas, seja no âmbito pessoal ou profissional. Para isso, ele reuniu métodos e técnicas que podem beneficiar, de maneira direta, seu relacionamento com o outro (família, amigos ou colegas de trabalho). Entre essas técnicas, o autor ressalta a importância dos sentimentos de empatia e respeito, uma vez que são fundamentais para uma convivência mais feliz e harmoniosa.

5) O poder dos quietos

Indicação: entender e aprender a lidar com pessoas/profissionais tímidos ou introvertidos

Síntese: nesta obra, Susan Cain tenta dar voz para aqueles que costumam ser negligenciados: os tímidos e introvertidos. Por se tratar de um perfil pouco valorizado, essas pessoas acabam perdendo espaço e deixando de ser ouvidas. Mas, assim como outras personalidades, os introvertidos têm muito a aportar. É por essa razão que a autora, por meio de exemplos reais, mostra como tirar o melhor proveito das pessoas com essas características. Afinal, vivendo em um mundo tão diversificado, é preciso aprender a respeitar as preferências comportamentais de cada um (introvertido ou extrovertido) de maneira a obter o máximo possível de todos. Trata-se de um livro excelente que tem o poder de mudar a maneira como os tímidos/introvertidos se veem, e como os outros os enxergam.

E aí? Gostou da indicação dos livros? Não deixe de comentar conosco quais livros você já leu sobre o tema.

#livros #DesenvolvimentodeCarreiras