O laboratório do mês de maio está localizado em Garanhuns, interior de Pernambuco. Gerenciado pela Dra. Adeilda Patriota, que é farmacêutica/bioquímica e pós-graduada em Farmácia Magistral e Atenção Farmacêutica, o laboratório está próximo de completar 30 anos, e possui certificações como a ISO 9001/2015 e a de controle de qualidade do PNCQ. Confira a entrevista!
O laboratório Lagam atua há 29 anos no mercado. Como começou a sua história?
Ao terminar a graduação em farmácia/bioquímica, comecei a trabalhar em laboratório privado, e logo passei a sonhar com meu próprio negócio. Sem condições financeiras, fiz a compra de cada equipamento em várias parcelas, e, quando concluía o pagamento de um, iniciava outra compra; assim segui até o momento certo de alugar uma casa, criar um nome, logomarca, etc.
A princípio, desenvolvi todas as atribuições, desde a coleta até a liberação dos laudos (que na época eram datilografados). Fazendo este trabalho de forma personalizada e humanizada, consegui fidelizar clientes/pacientes, que estão comigo até hoje. Consegui também credibilidade com a classe médica e em pouco tempo passei a dar assistência a um dos maiores hospitais da cidade.
À medida que o movimento aumentou, fui contratando pessoas para trabalhar comigo. Consegui comprar a casa (que era alugada) e construí um prédio de dois andares, o qual transformei em um centro médico.
Desta forma, a empresa cresceu; e eu enfrentei dificuldades financeiras e preconceito por ser mulher, mas sempre me mantive firme e determinada na minha missão. Continuo após quase 30 anos com a mesma força e determinação do início.
Sempre fiz meu trabalho com dedicação, ética e responsabilidade, colocando o paciente em primeiro lugar.
Um dos diferenciais do Lagam é a gestão compartilhada, que ganhou o primeiro lugar em um concurso do Sebrae. Como essa gestão funciona e ajudou o seu laboratório?
A gestão compartilhada é uma gestão feita com a participação de todos os colaboradores, ou seja, todos participam das tomadas de decisões, trazem sugestões e sentem-se parte da empresa e comprometidos com os resultados. Em nosso laboratório, a gestão funciona de forma harmônica, e todos trabalham com o coração, participam de educação continuada e cuidam uns dos outros de forma transparente e personalizada.
O maior benefício disso é poder desenvolver competências e habilidades e dar oportunidade à descoberta de novos potenciais dentro da empresa, sem ter de buscar fora.
Conte-nos um pouco sobre o projeto “Coração nas Mãos” e como ele vem ajudando a sociedade.
Gestão “Coração nas mãos” é um tipo de gestão que a empresa pratica com os clientes interno e externo. Esse afeto é transmitido para toda a população que utiliza nossos serviços. O maior ganho da sociedade é ser tratado como humano e não como um número ou código.
Tendo uma gestão centralizada no paciente e no bem-estar dos colaboradores, quais medidas você conseguiu adotar durante a pandemia para garantir a estabilidade do laboratório, a segurança dos pacientes e o emprego dos colaboradores?
Como gestora, a primeira atitude foi reunir os gerentes e consultores logo após o primeiro caso de Covid-19 no Brasil. Neste momento, criamos uma estratégia que denominamos “estratégia de sobrevivência” e traçamos vários possíveis cenários: otimista, conservador e pessimista. Em todos estes cenários, estipulamos metas para manter os empregos e transformar a crise em momento de reinvenção, inovação e, quem sabe, de crescimento.
Deixamos visível, tanto para os colaboradores como para os pacientes, que iríamos nos manter unidos e que nossas vidas iriam continuar cuidando de suas vidas.
O laboratório Lagam é o único da região que possui ISO 9001. Quais benefícios essa certificação trouxe, e como você acha que os pacientes enxergam os laboratórios que procuram esse tipo de diferencial para os seus serviços?
Um dos maiores benefícios alcançados com as certificações ISO 9001 e PNCQ foi aumentar a credibilidade perante a classe médica. Ficou claro o nosso compromisso com a qualidade. Com o uso da tecnologia, as pessoas estão buscando cada vez mais qualidade e excelência nos serviços, e para nós as certificações nos trouxeram novos e mais conscientes pacientes.
Com a nova estrutura, o laboratório está oferecendo um atendimento de excelência na cidade, focado na experiência do paciente, segmentando os diferenciais oferecidos de acordo com as necessidades de três públicos em especial: sênior, feminino e infantil. Qual a abordagem para cada um deles?
Atendimento ao público sênior – Reforçamos o pré-agendamento com a realização de coleta domiciliar grátis, com o guichê de atendimento preferencial e a liberação de laudos via e-mail. Atender o idoso no conforto do seu lar e sem nenhum custo extra para o paciente foi o nosso maior diferencial.
Atendimento ao público feminino – Criamos uma sala totalmente humanizada, decorada e aconchegante para a coleta de citologia, inclusive com massageador de pés para relaxamento antes da coleta da amostra. Vale salientar que a coleta é feita por um profissional de nível superior com especialidade na área.
Atendimento infantil – Criamos um espaço decorado com tema de floresta em 3-D, onde a criança brinca e não tem medo de fazer a coleta. Utilizamos óculos de realidade virtual, jalecos com tema infantil, e, quando finaliza o atendimento, a criança ganha um brinde.
Quais benefícios esse tipo de segmentação trouxe para o laboratório?
O maior benefício foi ser avaliado como um laboratório que inova, que tem preocupação com o conforto e bem-estar do seu paciente e que presta serviço de qualidade e excelência, cuidando do paciente como um ser único e com necessidades específicas.
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