top of page
logo.png
download.png
Ativo 1.png
Ativo 1.png
patrocinadores.png
whatsapp.png

Receba nossas atualizações por Whatsapp! Gratuito, relevante e aplicável.

Laboratório que Encanta - Laboratório Imlab Vida


O laboratório que encanta deste mês é de Cerqueira César, São Paulo, e também conta com unidades nas cidades vizinhas de Bernardino de Campos, Águas de Santa Bárbara, Manduri e Iaras. É uma empresa dirigida por mulheres e têm como sócio-proprietárias a Bióloga e Biomédica, Mestre e Doutora Dra. Nádia Carvalho e a farmacêutica-bioquímica Dra. Valéria Lovison, o laboratório realiza análises clínicas em humanos e animais, além de ter uma unidade especializada em Imagem.

O laboratório foi fundado em 20 de julho de 2000 e teve suas atividades iniciadas em Cerqueira César bem no início de 2001, onde está localizada sua matriz. Conheça um pouco mais da história do laboratório através da entrevista realizada pelo Aceleralab!

O que você acha que torna o Imlab Vida diferenciado?

O que nos diferencia ao longo destes 19 anos no mercado, é a busca incessante por qualidade, atendimento diferenciado e humanizado, procura por novas ferramentas de gestão e foco na inovação.

Como vocês acham possível manter nas unidades de atendimento localizadas em outras cidades o mesmo padrão de atendimento reconhecido na sede?

Isto é algo que realmente chama a atenção. Segundo depoimento de vários clientes, todos elogiam o padrão de atendimento em todas as unidades Imlab. Isto ocorreu, entre outras coisas, devido ao desenvolvimento do “Colabore”, que é um projeto de capacitação interna, voltado ao colaborador Imlab e visa monitorar, motivar e capacitar sistematicamente a equipe para oferecer um serviço cada vez melhor e padronizado.

Dra Valéria (à esquerda) e Dra. Nádia (à direita)

Para a modernização do atendimento e a segurança do paciente, os esforços do laboratório são perceptíveis. Quais foram os principais esforços nesse sentido?

O maior esforço foi a criação e desenvolvimento de um projeto bastante arrojado para o porte de nossa cidade e região, que foi a construção do nosso núcleo técnico operacional. Uma área de 600 metros quadrados, onde contamos com 3 andares dedicados ao apoio diagnóstico. Aqui são realizados o processamento de todas as amostras biológicas oriundas da matriz e dos postos de coleta em uma moderna área técnica com equipamentos e equipe de ponta, onde todas as amostras possuem código de barras, e equipamentos e sistema são interligados, garantindo um processo seguro desde a coleta até o resultado final do exame.

Além das análises clínicas para humanos, o laboratório trabalha com o segmento veterinário, um segmento que não pára de crescer. Como foi a ampliação para o paciente animal? Quais foram as mudanças necessárias?

No ano de 2013, sempre de olho nas movimentações do mercado, fundamos a divisão veterinária. Realmente é uma área que só vem crescendo. No início procuramos nos cercar de todas as informações possíveis em relação a este novo mercado: desde legislação pertinente até capacitações com profissionais do setor. Hoje contamos com dois médicos veterinários em nossa equipe, com análises diferenciadas e precisas, fundamentais para um apoio diagnóstico adequado ao médico veterinário, uma vez que se trata de um paciente que não consegue expressar de forma clara suas queixas, e foi nessa hora que a experiência de longa dada no ramo de análises clínicas fez toda a diferença. A mudança necessária foi a criação de outra empresa, com CNPJ e Alvarás próprios para a exploração deste segmento, além de uma área técnica individualizada e adequada para este tipo de análise. Com isso, conseguimos montar um serviço também de excelência para os pets e animais de grande porte, além da participação ativa em programa de controle de qualidade específico, com supervisão da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária.

O laboratório em novembro de 2016 ampliou também para o segmento de imagem, reforçando a marca no apoio ao diagnóstico. Como foi comunicada essa ampliação de escopo para os médicos?

A busca por inovação e a vontade de oferecer cada vez mais um serviço completo é uma marca do Grupo Imlab e, partir para o apoio diagnóstico por imagem foi um dos maiores desafios já enfrentados, tanto pela diversidade de documentos exigidos, quanto pelos investimentos e adequação da infra-estrutura e legislação vigentes. A comunicação da ampliação deste serviço foi realizada de diversas formas; os médicos mais próximos receberam nossa visita pessoalmente e os demais, informes via mala direta. Houve, ainda, elaboração de mídia e marketing interno para divulgação em todas as unidades Imlab, propaganda em rádio e jornal escrito, mas a maior divulgação mesmo foi através das redes sociais e comunicação entre os próprios clientes.

Recentemente, o laboratório participou de uma atividade social promovida por uma rede de televisão. O laboratório ainda patrocina eventos esportivos, e está sempre buscando uma conexão com o público. Quais são os benefícios para o laboratório e para a sociedade que vocês conseguem perceber desse tipo de ação?

Sim, é verdade! Os benefícios são os mais diversificados possíveis. Podemos citar desde o bem que isso provoca na comunidade local, como o despertar para os cuidados básicos com a saúde, a descoberta de uma possível diabetes ou hipertensão, até o estímulo por uma prática esportiva, a interação social entre jovens e a promoção de atividades que envolvam a família e todos seus valores. A busca por uma conexão com o público é o melhor termômetro para saber como está sendo avaliado o nosso trabalho, se as pessoas estão satisfeitas com o serviço oferecido e o que pode ser melhorado.

Por fim, soubemos que vocês já estamparam um destaque na capa do jornal de negócios do Sebrae devido ao histórico dos importantes prêmios que a empresa participou e conquistou. Como foi isso, e quais foram os prêmios conquistados?

Isso foi uma experiência maravilhosa, fruto da busca incessante pela qualidade e por acreditar que isto também era possível acontecer, mesmo não estando numa grande cidade. Para isso sempre tivemos uma proximidade muito grande com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Amparo ao Empreendedor), que funciona como se fosse um ministério das micro e pequenas empresas. Participamos de vários cursos, palestras, seminários e prêmios oferecidos pelo mesmo. O resultado disso foi sermos finalistas estaduais do Prêmio MPE Brasil 2010, vencedor Estadual em 2011 e finalista nacional em 2012, onde ficamos entre os 20 finalistas, após disputarmos com 32.000 empresas. O MPE é um prêmio que reconhece as melhores práticas de gestão das micro e pequenas empresas de todo o país. Já em outros anos participamos do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e conseguimos ser finalistas estaduais e nacionais, sendo este um prêmio que reconhece os esforços do empreendedorismo feminino no Brasil. Segue alguns dos reconhecimentos que tivemos ao longo de nossa história:

  • Top of Mind 2005/2006;

  • Finalista prêmio mpe Brasil estadual 2010;

  • Vencedor estadual prêmio MPE Brasil 2011;

  • Finalista nacional prêmio MPE Brasil 2012;

  • Finalista estadual prêmio Sebrae mulher de negócios 2012;

  • Finalista nacional prêmio Sebrae mulher de negócios 2013;

  • "Case de sucesso", destaque no jornal de negócios do Sebrae dezembro de 2014.

--

Gostou da história do Imlab? Você conhece algum laboratório que merece estampar a próxima coluna do laboratório que encanta? Envie um e-mail para contato@aceleralab.com.br e conte para um pouco da história do laboratório! Se o seu case for selecionado, ele pode estar aqui no Portal Aceleralab!

bottom of page