whatsapp.png

Faça parte da nossa rede de apoio ao empreendedorismo laboratorial e receba notícias em seu e-mail e material bônus em seu Whatsapp. 

Clique e conheça nossos apoiadores:

Logo aceleralab.png
Cepheid-logo-horizontal.png
SBAC.png
logo.png

[Planilha] Organizando tarefas para o seu laboratório crescer!


Que bom ter você de volta no Aceleralab! Reformulamos todo o site para que você tenha uma leitura cada vez mais agradável, e principalmente, tenha um laboratório cada vez mais competitivo nesse mercado tão instável que é o da saúde.

Fique atento! Acompanhe as novidades que preparamos para esse ano. São muitas atividades, reflexões, e materiais que temos certeza que você vai gostar, principalmente se o seu objetivo no Aceleralab for a melhoria contínua do seu laboratório.

Fazendo acontecer Os passos para o sucesso

Todo o início de ano nos vemos diante de uma lista enorme de tarefas para levar o laboratório para o sucesso e, no final deste mesmo ano, poucas delas acabam se concretizando. Mas esse ano vai ser diferente, e vamos mostrar para você porquê.

Se você já se perguntou porque alguns laboratórios parecem bem sucedidos e outros não, provavelmente atribuiu algumas conquistas à sorte, ou formas “desleais” de conseguir benefícios, afinal muitos laboratórios que dão prejuízo possuem as mesmas características técnicas dos de sucesso: com exceção do dinheiro.

Mas se o que importa para o sucesso não é a técnica, o que seria? E será que a qualidade não é tão importante assim? Existe alguma maneira de crescer sem passar por cima de valores éticos e morais? O que nós sabemos é que todos os grandes laboratórios possuem uma característica em comum: possuem gestores que fazem as tarefas acontecerem.

E, afinal, quais são os passos para que a lista interminável de coisas para se fazer possam começar a se concretizar? É sobre isso que falaremos hoje, e ao final você ainda encontra uma planilha para organizar a sua semana rumo ao sucesso! Vamos começar?

1. Descubra quais são as tarefas corretas

O primeiro passo é identificar os desafios atuais do crescimento. E cuidado se você pensa que o seu problema é só a falta de clientes! Em muitos casos, se o Marketing fizer brotar clientes na sua porta, outros problemas vão aparecer, e seu laboratório ficará com uma imagem negativa perante aos clientes.

A forma correta de identificar os desafios é através de muitas perguntas, respondidas à exaustão até encontrar problemas raízes. Se o problema é financeiro, descubra quais são os elementos que estão causando o desequilíbrio nas suas contas, sejam as glosas, os fornecedores ou sua folha de pagamento. Se o problema for capacidade técnica, faça um planejamento para introduzir novos elementos que aumentem a sua produtividade - sejam máquinas, processos ou novos funcionários.

Fazer essa auto-análise é imprescindível para que você realmente faça mudanças que conduzam a um novo posicionamento. É o momento de tirar a culpa do mercado, e ver como você está contribuindo para os resultados do seu negócio. Afinal, se você abriu o laboratório para ficar atrás do microscópio, sinto muito: seus dias estão contados.

2. Organize uma lista de prioridades

Depois de identificar o que é necessário para conduzir o crescimento do laboratório, você precisa organizar o seu tempo para que ele contemple as novas tarefas que você identificou como necessárias para o crescimento. Nesse ponto, é que a maioria dos gestores falham, independentemente do setor. A rotina acaba preenchendo o dia do gestor com tarefas importantes, mas que afastam do objetivo maior.

Não dá para resolver todos os problemas do laboratório de uma vez só, pois isso além de ser exaustivo, ainda faz com que as mudanças não tenham efeito na equipe. Quanto maior a equipe, mais lenta deverá ser a troca de rumo, para que ela tenha tempo de processar a nova forma de trabalho, e assim, se comprometer com os resultados. Para isso, sugerimos quebrar as grandes tarefas de gestão em pequenos grupos, considerando a divisão de esforços dentro de semanas.

É muito importante sinalizar em cada semana quais as tarefas irão ser priorizadas. A cada final de ciclo, pense no que você fez de erro e acerto, e crie sua própria metodologia de trabalho. Se você conseguir fazer um pedaço do objetivo principal por semana, vai ver que em três meses as mudanças do seu laboratório serão perceptíveis até mesmo para clientes.

3. Comece

Colocar todas as reflexões em prática não precisa de uma data especial, como a virada de ano: ela deve começar assim que os objetivos forem bem traçados. É hora de arregaçar as mangas e contar para a equipe como a semana contribuirá para o crescimento do laboratório. Não tenha medo de contar os planos aos seus funcionários, pois alguns vão comprar a ideia junto com você e, assim, dividir o peso de algumas tarefas. Envolver os funcionários é uma forma de fazer com que eles se comprometam com as melhorias propostas.

Planilha de Planejamento semanal

O principal ponto de atenção da planilha de planejamento semanal é que ela não foi concebida como uma agenda genérica do gestor, e sim como uma agenda visando o crescimento do laboratório.

Baixe a planilha clicando aqui ou no botão abaixo:

Informações da planilha:

Objetivos da semana

Os objetivos da semana devem ser colocados antes que ela comece, de preferência no último dia de trabalho da semana anterior. Ali, você deve colocar até três grandes objetivos principais, mas que consigam dar o sentimento de conclusão ao término da semana. “Aumentar o número de clientes” deve ser traduzido como: definir ações de Marketing; aumentar o faturamento pode ser traduzido como “revisar os custos de fornecedores”, e assim por diante.

Dias da semana

Nos dias da semana, você deverá assinalar o que você irá realizar em cada dia para o objetivo principal já preenchido. Você deverá colocar tarefas que realmente contribuam para o crescimento, mesmo que envolvam áreas diversas. Só não vale colocar “liberação de resultados”!

A tarefa não precisa ser necessariamente relacionada a uma conquista da semana. Ler livros, assistir palestras relacionadas, e outros recursos de aprendizado trazem informações relevantes, que serão usadas em semanas futuras.

Agendamento de Reuniões/Emails

Nesse espaço, coloque as informações para o contato com pessoas chaves para o seu grande objetivo. É o espaço para lembrar que você precisa marcar nos dias da semana com fornecedores ou aquela operadora de saúde que glosa sempre mais do que deveria, por exemplo. Use o diálogo para entender e negociar melhor as suas condições de trabalho.

Por fim, faça uma reflexão no término de cada semana sobre os objetivos que foram atingidos, quais passaram para a semana seguinte, e aproveite para dar início a nova folha de acompanhamento. É através das reflexões provocadas pela agenda semanal que você poderá direcionar corretamente seus esforços rumo a um laboratório que encanta.

#organização #planilha #sucesso