whatsapp.png

Faça parte da nossa rede de apoio ao empreendedorismo laboratorial e receba notícias em seu e-mail e material bônus em seu Whatsapp. 

Clique e conheça nossos apoiadores:

Logo aceleralab.png
Cepheid-logo-horizontal.png
SBAC.png
logo.png

Fatores Chave de Sucesso do Marketing de Laboratório


Hoje falaremos dos Fatores Chave de Sucesso do Marketing de Laboratório, e como eles auxiliam a aumentar o número de clientes e reter os antigos. Os Fatores Chave de Sucesso devem constar em todas as estratégias de Marketing, independente do tamanho do laboratório.

Construir a estratégia de Marketing de forma coerente é capaz de tornar o laboratório mais competitivo e melhorar o seu posicionamento no mercado. Assim, o laboratório pode parar de competir por preço, estruturando sua comunicação na percepção de valor dos clientes em aspectos relacionados a fatores mais positivos. A construção da estratégias de marketing deve se basear em 5 Fatores Chaves de Sucesso (5Rs):

1. Relevância

A identidade ou mensagem criada deve ser relevante para o público potencial do laboratório, fazendo com que ele entenda como as suas necessidades específicas serão atendidas. Pode parecer simples, porém é uma estratégia em que o gestor deve enxergar o laboratório sob a ótica do cliente, identificando pontos de atenção e verificando a aderência com o público desejado, ajustando a estratégia sempre que necessário. A mensagem transmitida deve conter mais do que um estímulo à compra, levando em consideração os valores, objetivos e prioridades do cliente.

Verifique sua relevância através das seguintes perguntas:

- O que o seu cliente busca em um Laboratório? - Quais são os principais problemas do paciente? - Quais as soluções que você oferece? - Quais são os benefícios que o seu cliente procura? - O que é importante para o cliente? - Como o cliente se comporta, quais são as suas atitudes, necessidades, e percepções?

2. Receptividade

É importante descobrir quais as mídias, veículos de comunicação e pontos de interesse que funcionam melhor para o público alvo. Com a popularização do Marketing Digital, o laboratório deve verificar quais os tipos de comunicação que geram um maior engajamento com os clientes, evitando gastos desnecessários. Para isso, deve-se testar onde e quando o consumidor estará mais receptivo a ouvir o que o seu laboratório tem a oferecer. Mas lembre-se que alguns públicos de interesse ainda preferem receber a sua mensagem de forma mais conservadora.

Verifique sua receptividade através das seguintes perguntas:

- Você sabe como chegar até os seus clientes? - Sabe como abordá-los? - Que ações você toma para encontrar novos clientes? - Você atrai clientes na proporção que gostaria? - As suas comunicações funcionam para o público que você quer atingir? - Você sabe os meios de comunicação preferidos do seu cliente? - O seu site possui as informações que facilitam as informações do seu laboratório? - Você está no Google? - Possui página no Facebook?

3. Reconhecimento.

Esse fator chave de sucesso trata da percepção de uma marca ou mensagem capaz de diferenciar o seu laboratório da concorrência em diferentes dimensões, seja conveniência, preço, atendimento ou qualidade percebida, entre outras. O objetivo é identificar a sua abordagem como única, o que torna seu laboratório especial para seu público.

Verifique seu reconhecimento através das seguintes perguntas:

- Seu cliente percebe os seus diferenciais frente à concorrência? - Seu cliente percebe seus produtos como únicos? - Você sabe quais os diferenciais dos seus concorrentes? - Você sabe como os seus clientes avaliam o seu preço? - Quais os benefícios percebidos pelos clientes que já frequentam o seu laboratório? - Seu cliente gera referências para você?

4. Responsividade/Resposta

A experiência com o seu laboratório deve ser fácil, amigável e efetiva. Não gaste dinheiro com estratégias que não aproximem o cliente do seu negócio, ou que não gerem uma resposta positiva do seu público. Manter um canal de comunicação aberto auxilia na humanização do laboratório, e na identificação de possíveis falhas no processo que podem comprometer o nível de atendimento esperado.

Verifique seu reconhecimento através das seguintes perguntas:

- O contato com o seu laboratório é fácil? - Existem mais de três formas de contato possíveis (telefone, facebook, caixa de sugestões)? - O seu laboratório demonstra empatia ao receber um feedback? - É criado um clima de confiança no seu laboratório? - Você consegue atender às expectativas dos clientes?

- Seu cliente consegue facilmente tirar dúvidas sobre os exames?

5. Relacionamento

Você deve estimular a comunicação com o seu público de interesse, para construir um relacionamento sustentável. Quanto maior for as relações criadas entre você e o cliente, maiores as chances dos clientes retornarem.

Verifique seu relacionamento através das seguintes perguntas:

- Você constrói e mantém relacionamentos com os clientes? - Existem esforços de retenção efetivos no seu laboratório? - Mais do que vendas, você inicia relacionamentos? - Você cumpre o que promete para um cliente? - O seu laboratório evoluiu a forma de atendimento ao cliente para adaptar as novas realidades?

Esses cinco fatores de sucesso garantem o foco estratégico da sua comunicação de marketing, dando força aos seu Planejamento de Marketing e fazendo com que os valores investidos sejam efetivos.

O Aceleralab desenvolveu um Núcleo de Marketing para auxiliar os laboratórios a se comunicarem de forma efetiva com os pacientes do laboratório. Conheça o aceleralab.marketing clicando aqui.

#ambientecompetitivo #marketing