patrocinadores.png
Cepheid-logo-horizontal.png
Ativo 1.png
logo.png
whatsapp.png

Receba nossas atualizações por Whatsapp! Gratuito, relevante e aplicável.

Como foi o 47º CBAC em Fortaleza? Aceleralab esteve lá e conta pra você!





A recente participação de nossos diretores Alexandre Andrade e Jordana Rosati no 47º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas promovido pela SBAC em Fortaleza mobilizou toda a equipe da Aceleralab, e nada mais natural que de volta do evento eles fossem “sabatinados” sobre tudo que viram e ouviram por lá. Confira aqui um relato muito pessoal do Alexandre, entrevistado por nossa assessoria de comunicação!



- Que tal participar de um encontro presencial depois de tanto tempo de restrições à socialização?


Mal dava pra disfarçar a alegria no rosto de todo mundo! Depois de dois anos de relacionamento exclusivamente virtual, o evento foi a grande oportunidade de atualização dos congressistas, principalmente com os lançamentos de equipamentos e serviços apresentados na feira de negócios e a troca de conhecimento super produtiva sobre as novidades científicas durante as palestras.


Um momento tocante foi quando a Presidente da SBAC, Dra. Maria Elizabeth Menezes, fez um discurso acalorado durante a solenidade de abertura, ressaltando o papel dos analistas clínicos durante a pandemia. Nós não conhecíamos Fortaleza, e fomos surpreendidos por ela ser uma cidade culturalmente muito rica, cheia de história, cores e sabores. Queremos voltar para curtir a região como turistas.


Dra. Maria Elizabeth Menezes durante a Solenidade de Abertura

- Como foi a recepção do público à palestra do Aceleralab?


Nossa, foi demais! A sala ficou tão lotada que juntou pessoas na entrada, esperando caso alguém saísse. Isso aumentou muito a nossa responsabilidade. Mas tenho certeza que todo mundo saiu com alguma informação interessante para ajudar na condução do seu posicionamento de marketing. A gente tinha se preparado com muito carinho para levar essas informações, que fossem valiosas, independente do tamanho do laboratório.


O público tinha muitas dúvidas e isso tornou o ambiente ainda mais rico, foi muita troca de experiências. De um lado, o aceleralab.marketing como agência de marketing que atende todo o Brasil, com nossa vivência e entendimento de como funcionam as plataformas; do outro, os congressistas compartilhando seus erros e acertos. Isso foi criando um ambiente muito inclusivo e acolhedor.


Para ter uma ideia, a nossa palestra deveria durar 45 minutos, mas acabou se transformando quase que num workshop, e no final fechamos quase duas horas de bate-papo! Sorte que era a última do dia, e pudemos estender. Ficamos muito felizes!


Alexandre Andrade palestra para a sala lotada

- Enquanto empresa de marketing laboratorial, vocês sentiram que o mercado das análises clínicas vêm reconhecendo a importância de investir em assessoria nessa área?


Totalmente. O laboratório já entendeu que precisa se valorizar frente ao público, e que o marketing é a ferramenta ideal para isso. Nossas palestras tem como tema sobretudo a valorização dos laboratórios através do marketing, levar a ideia de que não adianta só investir em equipamentos, qualidade e conhecimento e esquecer de mostrar isso tudo para o público de alguma forma.


Acho que um dos principais motivos que nossa palestra lotou é porque o aceleralab.marketing é uma agência específica da área da saúde, e, com isso, temos condições de entender a melhor forma de falar com o público, baseados na microrregião que estamos atendendo, criando uma construção coletiva nossa com os laboratórios parceiros. A cada novo cliente, aprendemos um pouco mais sobre a diversidade das ferramentas que vão funcionar em cada realidade. Somos responsáveis por fortalecer a imagem do laboratório, e principalmente a sua vocação em salvar vidas.


Uma coisa interessante na nossa conversa após a palestra foi que ficaram nítidas as diferenças de cada região do Brasil. Por conta dessas diferenças, não adianta apostar em “soluções enlatadas”, elas simplesmente não funcionam do mesmo jeito em realidades tão distintas.



- Que novidades você conheceu nos estandes da feira que mais o impressionaram?


A feira de negócios tinha mais de 70 expositores, todos com alguma novidade para mostrar. Apesar de tanto tempo sem eventos presenciais, ficou claro que as pesquisas e desenvolvimento de produtos não pararam, e as empresas que conversamos nos mostraram isso muito bem.


A Uniware, além de promover uma palestra reforçando a importância da gestão da qualidade em laboratórios, apresentou um novo sistema que ajuda a organizar os processos para obter e manter uma acreditação, o acredite.se. E outra novidade, especifica para o sistema de laboratório UNILAB: eles também levaram uma proposta de atendimento 100% digital até o momento da coleta, para laboratórios que precisam ganhar agilidade e reduzir custos.



Uniware consultoria mostrou novidades, e lançou uma nova marca no congresso.

Já a Cepheid reforçou seu posicionamento de marca mostrando que é possível um laboratório de análises clínicas realizar testes moleculares em 60 minutos, aproximadamente, mesmo em ambientes enxutos, devido ao seu equipamento realizar a extração do DNA/RNA dentro do aparelho, dispensando uma sala específica para isso. Entre os novos testes estava o 4-plex, um painel que pode detectar quatro tipos de vírus respiratórios, lançado no final do ano passado.

Equipe da Cepheid marca presença no 47o CBAC


Qual a importância de participar de encontros desse tipo?


A gente nunca sabe com antecedência que lições vamos tirar de um evento assim, é tudo muito intenso e muito rápido também. Por mais que a gente estude, sempre tem o que aprender em eventos presenciais, até mesmo pelo networking proporcionado. A reunião de palestrantes tão qualificados traz oportunidade de atualização com os melhores de cada área do conhecimento, tornando por vezes difícil escolher qual palestra assistir.


Aproveitando esse espaço, deixa eu lembrar que quem ainda não conseguiu assistir a nossa palestra este ano, pode encontrar comigo e com a Jordana daqui a pouco, em agosto, no X Congresso Sul Mineiro de Laboratórios Clínicos (19 a 21 de agosto em São Lourenço, MG) e em novembro no 18º Congresso Gaúcho de Análises Clínicas (4 e 5 de novembro em Porto Alegre, RS).


Gostamos muito dessa troca presencial com o público, sempre voltamos com mais vontade de continuar promovendo as análises cínicas de qualidade. Participar desses encontros é muito importante para continuar aprendendo, para cultivar networking, para crescer em todos os sentidos!


Confira aqui sobre os próximos eventos, e antecipe com desconto seus ingressos:


X Congresso Sul Mineiro de Laboratórios Clínicos

Data - 19 a 21 de agosto de 2022

Local - Centro de Convenções do Hotel Guanabara, São Lourenço, MG.

site para inscrição - https://congressosulmineiro.com.br/


18º Congresso Gaúcho de Análises Clínicas

Data - 4 e 5 de novembro de 2022

Local - Centro de Eventos da PUCRS, Porto Alegre, RS.

site para inscrição - https://congrelab.com.br/