Clique e conheça nossos apoiadores:

Logo aceleralab.png
Cepheid-logo-horizontal.png
SBAC.png
logo.png
whatsapp.png

Receba nossas atualizações por Whatsapp! Gratuito, relevante e aplicável.

[DOWNLOAD] Planeje as Estratégias do Laboratório com o Planner 2021 do Portal Aceleralab




Depois de um ano tão desafiador, é momento de começar a elaborar algumas estratégias para garantir que 2021 seja um ano melhor para todos. A fim de auxiliar os gestores laboratoriais nesse planejamento, na pauta de hoje, além de levantarmos reflexões sobre possíveis estratégias pertinentes ao setor, disponibilizaremos gratuitamente um planner que pode ser baixado e impresso para utilização do gestor do laboratório.


O planner do Portal Aceleralab poderá ser preenchido pelo gestor ou utilizado como base em uma dinâmica com os colaboradores. Na hora de fazer seu preenchimento, o mais importante é considerar os fatos ocorridos no ano anterior, bem como o que se almeja para 2021.


Análise do ano anterior


Um bom planejamento deve levar em consideração o momento atual da empresa. Por conta da pandemia, no ano passado, alguns laboratórios tiveram que criar processos técnicos às pressas, tornando necessária sua revisão para garantir um melhor funcionamento. Para outros laboratórios ainda, 2020 foi de altos e baixos no fluxo de caixa, exigindo assim um olhar voltado para revisão de contratos, melhorias nas compras e revisão de valores pagos pelos convênios. Ao se fazer um planejamento, é preciso refletir sobre onde o laboratório está no momento e aonde ele quer chegar.


Avaliando os pontos positivos


Nem tudo foi negativo na rotina dos laboratórios em 2020. Muitos tiveram recorde de faturamento, mas comemoraram em silêncio por se tratar de um momento de luto coletivo. No ano passado, também foi observado um crescimento na demanda dos laboratórios para atendimento de clientes, além da criação de diferenciais, como o drive-thru de coleta, que serão utilizados mesmo após o término da pandemia.

Ao começar o exercício de planejamento deste ano, lembre-se de pontuar os pontos positivos do seu laboratório.


Os pontos de atenção do laboratório


Existem processos que funcionam no laboratório, mas com um baixo nível de eficiência. Sendo assim, em um momento de reflexão, o que se faz necessário em qualquer planejamento, tais processos precisam ser revisados e atualizados.

Para descobrir os pontos do laboratório que requerem atenção, retire um tempo para avaliar seus processos e procedimentos, como treinamentos que estão defasados, processos ineficientes e outras oportunidades de melhoria incremental.


O que deixar no ano de 2020


Mais do que revisar, há tarefas que precisam ser eliminadas do laboratório, também conhecidas como o famoso “apaga incêndio” gerencial. Essas tarefas podem envolver desde retrabalhos desnecessários até custos altos resultantes de processos ineficientes do laboratório e do descumprimento dos prazos acordados por parte dos fornecedores. A persistência dessas tarefas ineficazes pode causar danos irreversíveis à imagem do laboratório.


É preciso eliminar totalmente processos desnecessários, assim como refletir sobre eles, para que o laboratório retome o controle sobre os seus processos.


Planner 2021 do Portal Aceleralab


Para elaborar estratégias mais eficientes para o laboratório, após a reflexão acima, é preciso colocar os planos no papel. Dê preferência a metas que sejam bem delineadas, para que elas comecem a ser pensadas e realizadas no momento estipulado. Se quiser saber mais sobre metas, leia mais sobre a nossa pauta anterior clicando aqui. Agora vamos ao planner!


Datas importantes


As datas importantes são os marcos dentro do laboratório. Escrevê-las no papel pode ajudar você a se preparar para a renovação de licenças de funcionamento do seu negócio, a se lembrar dos aniversários das pessoas mais próximas ao laboratório e também a marcar as férias dos colaboradores. Além disso, se você achar necessário, essas datas podem ser colocadas em um mural, ficando assim disponíveis a todos os interessados.


Melhorias físicas para o laboratório


Com um olhar atento aos detalhes, caminhe pelas instalações do laboratório e verifique os espaços que necessitam de melhorias ou manutenção. Reparos hidráulicos, ajustes na fachada, troca de móveis e utensílios são apenas alguns exemplos do que pode ser feito para melhorar o atendimento aos clientes e o trabalho nos bastidores do laboratório.


Como pode se tornar inviável realizar todas as melhorias de uma vez só, programe as mudanças necessárias por ordem de importância.


Cursos e treinamentos


Um vírus tão atípico como o SARS-CoV-2 trouxe uma necessidade de atualização urgente sobre os conceitos da área técnica. Mas ele é apenas um dos motivos para que os cursos e treinamentos dos colaboradores sejam revisados e implementados. De atendimento ao cliente a cursos técnicos, procure opções que elevem o nível de serviço prestado pelo seu laboratório.


Nesse tópico, convém também elencar os cursos que o gestor laboratorial e a equipe podem fazer para ter uma visão melhor do laboratório, tanto na parte financeira (para o gestor) como no desenvolvimento de habilidades de liderança (para os gestores intermediários, por exemplo).


Processos para corrigir


Nem todos os processos são corrigidos apenas com treinamento. Dos fornecedores que não atenderam às expectativas ao sistema de gestão que não possui tudo o que você precisa, é preciso passar um pente fino para rever possíveis ineficiências e desperdícios.


Busque melhorar a eficiência dos processos do laboratório e a resolubilidade de questões que foram remanejadas para 2021, mesmo que para isso seja necessário redesenhar o processo.


Novas oportunidades de negócios


Os exames laboratoriais estão cada vez mais em voga para a descoberta precoce de enfermidades e para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Com isso, além do médico, muitos outros profissionais da saúde estão se tornando prescritores, ou seja, buscando um acompanhamento dos seus clientes.


Nesse espaço do seu planner, elenque as oportunidades de novos relacionamentos com prescritores, além das possibilidades de prospecção de mais pacientes para o laboratório.


Novos hábitos para desenvolver no laboratório


No âmbito pessoal, um novo ano se inicia geralmente com a promessa de novos hábitos. Trazendo essa lógica para a realidade laboratorial, reflita sobre os novos hábitos que podem melhorar as suas atividades e o clima organizacional, como reuniões periódicas, feedbacks individuais mais ativos e até mesmo ginástica laboral para os colaboradores para evitar lesões por esforços repetitivos.


DOWNLOAD DO PLANNER 2021


Organize as mudanças que você gostaria de implementar no seu laboratório em 2021 com este planner que foi desenvolvido especialmente para nossos leitores. Para fazer o download, basta clicar aqui ou no botão abaixo.





Após fazer o download, não deixe de comentar sobre o planner do Portal Aceleralab. É sempre importante saber a opinião de nossos leitores!