whatsapp.png

Faça parte da nossa rede de apoio ao empreendedorismo laboratorial e receba notícias em seu e-mail e material bônus em seu Whatsapp. 

Clique e conheça nossos apoiadores:

Logo aceleralab.png
Cepheid-logo-horizontal.png
SBAC.png
logo.png

Como Definir Metas para o Laboratório


Se você está com dificuldades para desenvolver o planejamento do seu laboratório, não perca o post de hoje! Temos uma surpresa no fim do artigo.

Um dos assuntos mais solicitados no nosso portal é como elaborar o Planejamento estratégico de laboratórios de análises clínicas. A dificuldade afeta principalmente gestores com formação essencialmente técnica, que dependem da experiência própria e do famoso método “acerto-e-erro” para atingir os resultados do laboratório.

Todo Planejamento estratégico é composto por metas que definem os critérios de sucesso do laboratório. As metas podem ser comparadas a uma bússola que orienta em qual direção devemos seguir e ainda nos ajuda a corrigir a rota assim que começamos a nos distanciar do caminho correto. No texto de hoje falaremos um pouco mais sobre metas.

FOQUE EM RESULTADOS, NÃO EM TAREFAS

As metas devem ser focadas no resultado que o laboratório deve atingir a curto, médio ou longo prazo. Em alguns laboratórios que conversamos, por exemplo, o preço de alguns exames é inferior ao custo para realização deles. Neste caso, bater a meta de número de exames provavelmente incorrerá em prejuízos financeiros. Boas metas estão alinhadas caso consigam contribuir para o aumento da satisfação dos clientes internos e externos, aumento da receita ou redução de custos.

O QUE NÃO É MEDIDO NÃO É GERENCIADO

A forma mais fácil de identificar se a equipe está desempenhando o seu papel como o esperado é através da mensuração dos resultados. Com metas bem definidas, a equipe consegue saber se está desempenhando bem as funções designadas: basta acompanhar as metas

FRACIONE GRANDES METAS E TENHA MELHORES RESULTADOS

Credenciar o laboratório em 12 novos convênios parece uma meta difícil, não é mesmo? Experimente, no entanto, acrescentar um convênio novo na carteira por mês. O número parece mais fácil, e ao final do ano você terá os doze convênios.

Manual exclusivo: Como aplicar a metodologia SMART na elaboração de metas em laboratórios de análises clínicas.

Desenvolver metas é mais fácil quando seguimos alguns passos essenciais. Se você é um de nossos inscritos, você provavelmente recebeu um link para o material bônus deste artigo. Se você não recebeu, ainda dá tempo! Inscreva-se neste link e receba o conteúdo no seu e-mail!

#metas #laboratorioanalisesclinicas #analisesclinicas