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Descobrindo oportunidades de negócio para o laboratório


O empreendedorismo parece difícil em grande parte das situações, mas é através dele que surgem boas oportunidades de desenvolver negócios em épocas que ninguém diria ser possível ou que sequer esperávamos. A visão empreendedora eventualmente pode inclusive salvar as contas do laboratório ou injetar dinheiro no caixa para fazer investimentos e apostar em crescimento. Na matéria de hoje, falamos sobre oportunidades de negócios para laboratórios.

Ideias e oportunidades: Qual a diferença?

Entender a diferença entre ideias e oportunidades pode ser vital para diferenciar o que se acredita ser um bom negócio e o que de fato pode ser uma oportunidade se concretizando na nossa frente.

Podemos diferenciar a ideia como algo abstrato, que nos vem à mente em algum momento e que representa uma opinião/visão nossa, e que pode vir a se tornar uma oportunidade, se bem aplicada. A oportunidade é uma ocasião oportuna e propícia para realização de algo, uma situação útil, benéfica ou vantajosa, que surge muitas vezes inesperadamente e que pode ser aproveitada pelo empreendedor que está preparado para desenvolvê-la.

Como encontrar boas oportunidades?

Oportunidades surgem a todo instante em nossa vida, mas a lição mais importante que podemos passar para os gestores, em relação à oportunidades é: é preciso estar no negócio, para fazer negócios.

Se você passa o dia atras da bancada ou envolvido com atividades do laboratório, sem tempo para nada, e não conversa com seus pacientes e/ou participa dos eventos da cidade para conhecer outras empresas e fornecedores, certamente está deixando de vivenciar a descoberta dessas oportunidades. Elas acontecem, mas acontecem geralmente na rua, no meio de uma conversa ou em atividades externas à rotina do nosso dia a dia.

Como identificar uma oportunidade?

Uma boa oportunidade une alguns elementos de sucesso, que você pode detectar se estiver atento:

Resolver a dor/necessidade de um cliente e/ou mercado;

Um produto ou serviço só é significativo para o mercado quando de fato ele resolve um problema que o seu cliente tem. Se o problema do seu cliente é não ter dinheiro, você pode procurar atender o SUS ou oferecer pacotes de fidelidade que concedam descontos em escala. Agora se o problema do seu cliente não for dinheiro, mas agilidade na entrega do laudo ou praticidades, como coleta domiciliar ou preferência na fila de atendimento, não adianta você oferecer 50% de desconto: ele vai procurar um concorrente que ofereça os benefícios esperados.

Por isso, as oportunidades estão diretamente relacionadas com as necessidade dos seus clientes. Procure serviços que não são oferecidos na região, ou que são mal atendidos, e consulte seus pacientes para ver o que eles acham. Pode ser que bons frutos venham daí.

Ser diferenciado do que já existe no mercado;

Uma oportunidade não é oportunidade se já existem 3 concorrentes fazendo a mesma coisa: isso já pode ser considerado senso comum, ou mais do mesmo. Portanto, procure inovar de forma que você faça a diferença e, ao mesmo tempo, conforme o item 1, resolva um problema que o seu concorrente não esteja vendo claramente. Você precisa ser diferente em algum ponto, seja pelo seu preço, eficiência, qualidade, nível de inovação ou o que for. Pode ser desde o desjejum oferecido no laboratório, até um novo equipamento de análise incorporado na rotina, que entregue exames mais rapidamente.

Ser benéfica para o laboratório;

Se a oportunidade não proporcionar algum tipo de retorno positivo para o laboratório, ela pode não ser uma oportunidade que mereça despender tempo. Vale salientar que as oportunidades não apenas estão relacionadas a trazer mais dinheiro, como vender mais exames por conta de uma demanda reprimida, como exames toxicológicos em época de concursos. Ela pode ser uma oportunidade de negociação com um fornecedor, que reduz os custos do laboratório, ou uma forma de divulgar a marca e ajudar a sociedade ao mesmo tempo.

Dicas para encontrar oportunidades:

Faça pesquisas de campo com funcionários, familiares, clientes e outro envolvidos;

Além de consultar os demais sobre uma oportunidade de negócio que você pensou, também é possível abrir espaço para sugestões e críticas. Também é possível pensar em uma oportunidade de negócio baseado em uma dor. Se o seu cliente sente que às vezes espera demais em uma fila, e que tem a sensação de que o laboratório deixa passar pessoas que esperaram menos tempo na sua frente, pode ser a hora de implementar um controle de filas.

Esteja sempre disposto a ouvir!

Procure o não-consumidor

Não são apenas os envolvidos diretamente com o seu negócio que podem gerar oportunidades para o laboratório. Você pode encontrar oportunidades em outros segmentos ou através de parcerias com empresas ou clínicas, por exemplo. Permita-se sair da caixa e pensar em outras situações. Essa é uma das melhores formas de encontrar um negócio inexplorado repleto de dificuldades que podem ser bem pagas para serem resolvidas.

Relembre de oportunidades que já passaram

Uma oportunidade continua sendo uma oportunidade se ninguém percebeu ou atendeu corretamente ainda. Se você já pensou em algo antes, pode ser a chance de relembrar e tentar pôr em prática.

Faça benchmark com donos de laboratórios de outras regiões

Trocar experiências com outros gestores também é uma forma de encontrar oportunidades novas. É difícil inovar olhando sempre para a mesma realidade, por isso uma troca de experiências pode ser uma chance oportuna de fazer mais negócios.

Faça análises sempre

Uma ideia e/ou uma oportunidade de negócios pode parecer ótima em um primeiro momento. Mas é importante fazer uma análise de sua viabilidade junto aos interessados do laboratório, para que você não acabe fazendo um mal investimento.