whatsapp.png

Faça parte da nossa rede de apoio ao empreendedorismo laboratorial e receba notícias em seu e-mail e material bônus em seu Whatsapp. 

Clique e conheça nossos apoiadores:

Logo aceleralab.png
Cepheid-logo-horizontal.png
SBAC.png
logo.png

Confira as Atrações do 46º CBAC e a Participação do Aceleralab


Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, conhecida por seu povo acolhedor e gastronomia confortante, foi a cidade escolhida para sediar o 46º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas (CBAC) - promovido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, que ocorrerá de 16 a 19 de Junho na Expominas. Nesta pauta, mostraremos  um pouco do que esperar do evento, e comentaremos as participações do Portal Aceleralab na programação do evento e nos materiais especialmente desenvolvidos.

Referência em Análises Clínicas, a grade científica foi montada com muito carinho e a muitas mãos. O evento contempla assuntos de interesse do setor, da gestão ao microscópio, do atendimento a remuneração. Confira aqui algumas atividades imperdíveis que acontecerão por lá!

5º Fórum de Proprietários e Gestores de Laboratórios - Novos modelos de remunerações e processos regulatórios

No já tradicional Fórum de proprietários e gestores de laboratório, organizado pelo Ex-Presidente da SBAC Dr. Irineu Keiserman Grinberg, a grande pauta gira em torno dos desafios atuais do Sistema de Saúde, com enfoque nos novos modelos de remuneração propostos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e dos aspectos regulatórios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Estarão presentes no Fórum os palestrantes Carlos Ayres, Christiane da Silva Coelho, André Rezende e Eduardo Vieira Neto.

O Fórum ocorre no dia 17 de Junho, das 14 às 18h.

Mini-curso: Interferências dos medicamentos e suplementos nutricionais nos exames laboratoriais

Ministrado pelo Dr. Sandro Jorge Januário, o minicurso ocorre durante o congresso, e foca em mostrar como os medicamentos e suplementos nutricionais podem influenciar em diversos exames e podem causar resultados falso-positivo ou falso-negativo, prejudicando a sua correta interpretação. As inscrições para o curso poderão ser feitas na secretaria do evento, mediante disponibilidade, ou através do site do CBAC.

O Mini-curso ocorre nos dias 17 e 18 de Junho, das 14 às 16h.

Arboviroses: A Abordagem Laboratorial

Os surtos de Dengue, Zika vírus e Chikungunya estão presentes por todo o Brasil. Com isso, os prazos para a identificação da contaminação por mosquito faz com que as salas que tratarão esse tema estejam bastante concorridas. No evento, acontecerá uma mesa redonda, sob o nome “Dengue, Zika e Chicungunya - uma ameaça constante” que acontecerá no dia 18 de Junho, às 14h, com os palestrantes Márcia Costa Ooteman Mendes e Marcos Vinícius Ferreira Silva. Entre os assuntos estão o monitoramento do Plano de contingência estadual das arboviroses, e a situação epidemiológica de Minas Gerais.

Ainda sobre o assunto, o Professor Marcos Kneip Fleury fará uma palestra sob o nome “Linfócitos reativos nas infecções virais - Arboviroses”, que aborda as alterações do hemograma nas infecções virais; e as alterações morfológicas da série linfocitária. A palestra ocorrerá no dia 18 às 9h.

Processos jurídicos - A Visão do Laboratório e Visão do Advogado

O Dr. Daniel Silveira, que assina as pautas jurídicas do Aceleralab, fará parte de uma Mesa redonda junto com Willian Pedrosa. Na oportunidade serão comentadas as ações indenizatórias mais frequentes, os principais procedimentos de prevenção, quais são os documentos comprobatórios juridicamente aceitos, os meios de defesa, e a tendência jurisprudencial.

A Mesa Redonda ocorre no dia 19 de Junho, às 14h.

Inspiring Talk - Comunicação na Aceleração Digital por Marcelo Tas

Marcelo Tas, jornalista, comunicador, educador e auto-intitulado extraterrestre, comandará um papo inspirador sobre a comunicação nos dias atuais, em um bate-papo que promete ser uma das salas mais concorridas do evento. Os participantes terão a oportunidade de conhecer a visão de Tas sobre como a tecnologia está afetando a forma com que as relações humanas estão se desenvolvendo.

A Palestra ocorre no dia 18 de Junho, às 15h30m.

Atrações Sociais

Sabemos que o Congresso também é uma oportunidade de rever amigos e ex-colegas, por isso é importante destacar que o evento também contará com dois eventos que prometem muita diversão para os congressistas. A abertura do congresso, que ocorrerá no dia 16 de Junho contará com o show do grande músico mineiro Flávio Venturini, ex-vocalista da Banda 14 Bis, que certamente contará com músicas como "Todo Azul do Mar", "Linda Juventude", "Planeta Sonho" e "Espanhola". A solenidade de abertura será realizada no MIX GARDEN (Rua Projetada, 65 – Jardim Canadá), a partir das 19h30.

Na terça-feira, dia 18 de Junho, é a vez da Banda Celebrare colocar todos os participantes para dançar ao som da  Discotheque. No repertório, músicas atuais e os grandes hits dos anos 70 e 80 que animam até hoje eventos como formaturas e casamentos. O show acontecerá no Centro de Convenções EXPOMINAS, a partir das 18h30min.

Sessões Interativas

Serão ministradas no congresso três sessões interativas, onde os participantes poderão responder às perguntas dos palestrantes em um aparelho que se conecta em tempo real com o telão da palestra. Os assuntos, palestrantes e horários serão:

- Microbiologia: Cícero Dias e Lisiane da Rocha - Dia 18 de Junho, às 16h30min.

- Citologia: Berlley Silva Meira, Gilcilene Maria dos Santos El Chaer e Valdiery Silva de Araújo - Dia 17 de Junho, às 14h.

- Uroanálise: José Antonio Poloni e Mauren Isfer Anghebem - Dia 17 de Junho, às 16h30min.

A participação do Aceleralab no 46º CBAC

O Congresso Brasileiro de Análises Clínicas terá a participação do Portal Aceleralab no grande Fórum de Valorização das Análises Clínicas - VALORIZALAB, idealizado pela SBAC, e na redação de duas cartilhas: a primeira será distribuída dentro da pasta do congressista, e trata de temas voltados a discussão sobre a Valorização das Análises Clínicas, e, a outra, que poderá ser retirada no Stand da Hotsoft, aborda o sistema de gestão como um grande parceiro na competitividade laboratorial.

Fórum Valorizalab

No Fórum que ocorrerá no dia 19 de junho, quarta-feira, a partir das 9h, os Diretores do Aceleralab Alexandre Andrade e Jordana Rosati conduzirão palestras e entrevistas que buscam evidenciar o papel dos bons laboratórios, e a sua importância para os pacientes.

O Fórum começa com a palavra do atual Presidente da SBAC, Dr. Luiz Fernando Barcelos sobre o tema, e em seguida o Aceleralab sobe ao palco para apresentar uma campanha nacional que poderá ser replicada pelos laboratórios, dando ferramentas que auxiliam na valorização laboratorial.

Dentro do Fórum, ainda teremos uma discussão promovida pelo Ex-Presidente da SBAC Dr. Humberto Tibúrcio, que abordará a importância da Ética e da Competência na valorização, e uma entrevista com Karina Scarduelli Luciano e Marcos Kneip Fleury sobre qualidade e recursos escassos.

Alexandre Andrade, Diretor e redator do Portal Aceleralab, apresentará a palestra “Elementos da Valorização Laboratorial” explicitando quais são os elementos que compõe a pirâmide de valor na prestação de serviços, e ainda trará dicas práticas para a recepção e a gestão dos laboratórios.

Todos os nossos leitores estão convidados a participar do evento! Em breve postaremos mais informações sobre o evento e as cartilhas!

Quer saber mais sobre a Programação do Congresso? Acesse http://www.sbac.org.br/cbac/ e garanta já a sua inscrição! Até lá!