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Como Tirar o Melhor Proveito de Cada Rede Social?


Como forma de retribuição para todos que acompanham o Aceleralab, mas que não puderam comparecer ao II CONGIPLAB, apresentaremos, na pauta de hoje, um dos slides mais fotografados na palestra “A Efetividade do Marketing Digital como Estratégia Laboratorial”, que foi uma das atividades do evento. A convite da Hotsoft, Alexandre Andrade, diretor executivo do Aceleralab, palestrou para uma sala cheia de pessoas, que estavam ávidas por aprender mais sobre como se relacionar com o mundo digital.

O evento

O congresso promovido pelo Grupo Interior Paulista de Laboratórios (GIPLab) acumulou elogios de todos os presentes. Com um aumento de 25% do público em relação ao congresso do ano anterior, os congressistas enalteceram a qualidade das palestras e do local do evento, além da estrutura da feira de negócios, que contou com a participação de diversos fornecedores importantes do mercado, incluindo a Hotsoft.

A Hotsoft

Grande patrocinadora da palestra do Aceleralab, a Hotsoft evidenciou, na feira, porque é a empresa de sistemas mais querida do Brasil, mostrando todas as funcionalidades do sistema Labplus, um forte aliado para aumentar a competitividade dos laboratórios. A Hotsoft também mostrou aos interessados a nova forma de precificação praticada (com mensalidades justas), o que facilita, até para os pequenos laboratórios, o acesso a um sistema de qualidade. “O sistema atende confortavelmente a todas as exigências previstas em lei, e para a acreditação de laboratórios”, afirma Carlos Tochio Mori Jr., diretor de Novos Negócios da Hotsoft.

A palestra

Na palestra ministrada por Alexandre Andrade, discutiu-se sobre como o marketing digital pode ser usado de forma efetiva para conquistar mais pacientes e gerar relacionamentos para os laboratórios. Além disso, foram destacadas algumas das melhores estratégias criadas pelos fundadores do Aceleralab para promover a competitividade dos laboratórios. Em uma dessas estratégias, foi explanado como tratar cada rede social,  de modo a aumentar a relevância para o público.

Como tirar o melhor proveito de cada rede social?

Em meio a tantas redes sociais, o Facebook se destaca como a principal rede social mundial; e não é para menos: os aplicativos mais utilizados pelos brasileiros (Facebook, Instagram e WhatsApp) pertencem ao mesmo dono. Como se não bastasse, a empresa continua comprando aplicativos, que são tendências de uso, e fornecendo os dados cadastrais dos usuários para centenas de programas e sistemas que possuem o login através da conta na rede social.

Aproveitando-se da demanda do Facebook e visando economizar no investimento de marketing, os laboratórios costumam praticar um erro bem comum: utilizar o mesmo post do Facebook para o Instagram, apenas fazendo uma “republicação”. No entanto, isso pode comprometer a performance do laboratório nas redes sociais. Por quê? A resposta parece simples, mas pode modificar completamente a estratégia de marketing digital: cada rede social tem um propósito!

Para explicar melhor a questão levantada acima, vamos analisar a imagem do slide utilizado na palestra mencionada anteriormente:

Como pode-se observar no slide, os objetivos do usuário e da empresa são distintos dentro das redes sociais. Mais do que isso, em cada uma delas, o usuário procura um tipo diferente de interação, influenciando, assim, na forma como a empresa deve se posicionar e oferecer seus produtos e serviços. Confira um resumo de cada rede social!

Facebook

Atualmente, o Facebook é utilizado, por grande parte dos seus usuários, para compartilhar informações, manter-se atualizado e aumentar ou expandir o relacionamento com usuários conhecidos/desconhecidos. Por isso, para aparecer na timeline do cliente, a empresa deve ter cuidado para não destoar tanto nas suas publicações. Por privilegiar conteúdos, o Facebook é a melhor rede social da atualidade para criar um posicionamento de marca baseado em confiança e informação.

Instagram

O Instagram pede um apelo visual muito mais forte, pois são compartilhadas, em sua maioria, fotos bonitas e bem produzidas, que provocam emoções nos usuários. Por isso, essa rede funciona melhor para empresas que possuem um grande apelo visual nos seus serviços ou produtos, como restaurantes e cafés. Para o laboratório, as publicações, nessa rede, devem estimular o relacionamento com a comunidade, podendo ser usada para divulgar fotos de pacientes felizes, da equipe ou da estrutura da empresa.

WhatsApp Business

O WhatsApp é tão necessário para o laboratório quanto o telefone fixo: é através dele que muitos clientes estão mandando fotos de requisições para solicitar orçamentos e esclarecer dúvidas sobre o atendimento e os convênios. Esse aplicativo proporciona respostas mais ágeis aos clientes, e ainda sem a cobrança de taxas da operadora, tornando-o a forma preferida de comunicação de muitos brasileiros. Para o laboratório, é importante ter a conta Business, que possibilita, entre outras funcionalidades, respostas automáticas e pré-configuradas. Já discutimos sobre as vantagens do WhatsApp Business  aqui.

YouTube

Com a proliferação de youtubers, a rede de vídeos mais popular da atualidade virou uma fonte importante para a formação de opinião dos usuários e a busca de conhecimento para a resolução de um problema. Para os laboratórios, trata-se de uma rede interessante para compartilhar vídeos institucionais ou dicas de como o paciente pode se beneficiar do laboratório para melhorar a qualidade de vida.

Independente da rede social utilizada, é importante lembrar que a comunicação deve ter um tom profissional. Por isso, deve-se ter um cuidado extra para evitar erros de ortografia e passar uma boa imagem nas publicações. Sendo assim, evite publicações amadoras e sem um correto direcionamento dos objetivos de marketing.

Gostou das dicas de hoje? Elas fazem parte de apenas um dos slides utilizados na nossa palestra! Para receber o aceleralab em seu evento, entre em contato pelo nosso site ou pelo e-mail contato@aceleralab.com.br e peça um orçamento.

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Alexandre Maçada Andrade é mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tem passagem por grandes empresas, como a Melnick Even e o Grupo RBS. Atualmente, é empreendedor e um dos sócios-fundadores do Aceleralab, o portal de gestão que visa aumentar a competitividade de pequenos laboratórios.

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