Como humanizar o atendimento via chatbot em laboratório?
- Alexandre Jordana
- há 4 dias
- 3 min de leitura

Você usa chatbot em laboratório? Muitas pessoas não gostam de ser atendidas por robôs. Mas calma: isso não significa que a tecnologia é descartável. Na verdade, aponta que é urgente humanizá-la.
Sim, isso é possível. Os chatbots podem agregar agilidade, organização e praticidade para a rotina dos negócios, mas apenas quando são configurados para manter a proximidade e a clareza no contato com potenciais clientes.
Como usar chatbot em laboratório?
O volume de mensagens trocadas via WhatsApp e outras plataformas de mensagem vem aumentando significativamente. O chatbot ajuda na gestão desse elevado fluxo, servindo de assistente virtual que simula a interação humana por meio de mensagens automáticas.
O uso dessa tecnologia visa diminuir o tempo de resposta do laboratório ao paciente. Isso porque o robô pode encaminhar as demandas para o setor correto, fornecer informações sobre exames, convênios atendidos e horários de funcionamento, entre outras funções.
Há diversas opções de chatbot para laboratórios. Um exemplo é o Chatlab, que permite integrar diferentes canais (como WhatsApp, Instagram, Facebook e Telegram) e disponibiliza um bot direto em seu site. Assim, a comunicação fica centralizada em um só sistema e garante mais praticidade no atendimento dos clientes.
O grande destaque fica para os clientes do Unilab, que conseguem integrar o robô para a entrega dos laudos em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A implementação ainda pode trazer outros benefícios, como:
Mais agilidade: respostas instantâneas para dúvidas frequentes, como resultados de exames ou instruções de preparo para coletas;
Aumento da taxa de conversão de pacientes: uma comunicação eficiente faz com que uma maior porcentagem dos contatos se transforme em vendas;
Atendimento 24 horas: disponibilidade em tempo integral, sem sobrecarregar a equipe de recepção;
Organização das demandas: centralização de todas as mensagens em uma única plataforma, evitando perda de informações;
Mais produtividade da equipe: o chatbot assume tarefas repetitivas, liberando os colaboradores para realizar atendimentos que exigem análise individualizada.
Humanizando o atendimento via chatbot em laboratório
Apesar de todos os benefícios do atendimento via chatbot, também há desafios. O principal é não tornar a conversa fria e impessoal, o que pode fazer o potencial cliente desistir de procurar mais informações sobre os serviços prestados. Para isso, algumas práticas são fundamentais:
1) Dê um nome ao chatbot
Ao associar o assistente virtual ao nome do laboratório, cria-se identidade e proximidade com o paciente.
2) Use uma linguagem acolhedora
Configura o envio de mensagens simples, claras e empáticas, com uso moderado de emojis para transmitir leveza e cordialidade sem perder a seriedade.
3) Personalize a comunicação
Inclua o nome do paciente na saudação e adapte as respostas às opções disponíveis no menu, que devem ser definidas considerando as principais demandas dos clientes. Por exemplo:
“Olá, [nome], seja bem-vindo(a)! Eu sou o [nome do chatbot], o assistente virtual do Laboratório [nome].🔬Estou aqui para ajudar você. Para começar, digite o número da opção desejada, conforme indicado na lista abaixo:
1 - Resultado de exames
2 - Agendar coleta domiciliar ou empresarial
3 - Orçamento de pedido médico
4 - Informações sobre exames
5 - Unidades e horário de funcionamento
6 - Instruções de coleta
7 - Convênios atendidos
8 - Falar com um atendente”
4) Sempre ofereça a opção de falar com um atendente humano
Um bom atendimento de chatbot em laboratório precisa conectar o cliente a um atendente humano quando necessário e trazer opções que realmente resolvem o problema apresentado.
5) Seja transparente
Explique quando a conversa está sendo conduzida pelo bot e quando será transferida para uma pessoa. Essa clareza gera confiança.
Chatbot em laboratório como estratégia de relacionamento
Quando o chatbot não está sendo eficiente em seu objetivo de otimizar o atendimento de potenciais clientes, existem sinais claros, como:
Clientes reclamando do atendimento;
Queda na conversão de clientes via WhatsApp;
Baixa fidelização;
Falta de engajamento com o chatbot (por exemplo, cliente deixa de selecionar entre as opções indicadas e pede atendimento humano imediatamente).
A boa notícia é que o mercado brasileiro de tecnologia conta com ferramentas que apoiam a humanização de chatbots de atendimento e ajudam a sanar os problemas dos laboratórios nesse setor, servindo como estratégia de relacionamento. Além disso, um atendimento mais ágil, organizado e acolhedor faz com que o paciente perceba valor em utilizar os serviços daquele negócio, diferenciais que atraem e fidelizam clientes.
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