Segundo um estudo amplamente divulgado no mercado, 80% das empresas não sobrevivem até o segundo ano de vida. Se você já passou desse “período probatório de mercado”, então tem motivos de sobra para comemorar o aniversário do laboratório. No post de hoje, damos algumas dicas de como celebrar essa data tão especial!
Datas cheias: bonitas de olhar, e com grandes significados.
Você pode comemorar o aniversário do laboratório todos os anos, mas as datas “redondas”, múltiplas de 5 e 10 são grandes oportunidades para fazer um evento com um pouco mais de divulgação. Além de celebrar a data, aproveite para relembrar grandes acontecimentos na história cronológica do laboratório que merecem ser destacados.
Cuidado com a relevância
Ao desenvolver brindes, sorteios ou montar um “mini-evento”, lembre-se sempre de tentar oferecer produtos e serviços que sejam condizentes com o segmento laboratorial ou que, de alguma forma, visam a melhora na qualidade de vida do paciente. Sortear chocolates pode ser algo ruim se você tem muitos pacientes diabéticos, por exemplo.
Medir pressão, açúcar no sangue e oferecer palestras que elucidem a importância de determinados cuidados para com a saúde podem ser boas ideias para se manter focado.
Reafirme seus Valores
Aproveite para lembrar seus clientes a respeito dos valores que o seu laboratório acredita. Sempre quando fazemos aniversários, aproveitamos para repensar na vida que andamos levando e os objetivos que queremos alcançar. E, no caso do laboratório, isso pode acontecer também. Quem sabe não seja hora de rever metas, valores e outras coisas em relação ao laboratório?
Lembre dos seus colaboradores
Se as coisas no laboratório vão bem, parte desse sucesso se dá ao atendimento e esforços oferecidos pelos seus colaboradores. Por isso, nunca esqueça deles! Pode ser que você nem queira divulgar o aniversário para o mercado vez ou outra, mas é interessante que em TODOS os aniversários você ao menos reúna sua equipe para falar das conquistas realizadas ao longo de mais um ano que se passa.
Isso fará com que eles se sintam incluídos no negócio e até mesmo motivados. Pequenos lanchinhos ou um bolo de aniversário são sempre bem-vindos!
Divulgação de um Novo serviço/conveniência;
Se você está oferecendo um serviço novo para a comunidade, o aniversário do laboratório é um ótimo momento para lançar o serviço e potencializar a divulgação dele. Seja serviço de SMS, resultados online, desjejum, ou o que for, procure noticiar o novo serviço através de um banner na recepção ou posts nas redes sociais.
Oferecer um serviço novo todo o ano pode ser uma meta para o laboratório! Essa estratégia aumenta muito o efeito boca-a-boca, já que os pacientes passaram a falar do que viram de novo em seu laboratório para amigos e parentes.
O que fazer no aniversário do laboratório?
Não existe uma única forma de comemorar o aniversário do laboratório. Tudo depende do orçamento que você dispõe para a comemoração, que pode ir desde um bolo com refrigerantes para a sua equipe, até um jantar formal para pessoas de interesse do laboratório. Em todos os casos, o aniversário é uma grande oportunidade de fazer relacionamento, por isso, veja três opções de comemoração!
Festinha modesta:
Ideal para aniversários quebrados, como 2 anos, 7 anos, 13 anos, etc, porque você não investe muito dinheiro, mas ainda sim lembra a comunidade de que o laboratório existe e presta cada vez mais serviços inovadores e de qualidade.
Sugestões de marketing:
Facebook: Elabore alguns posts comemorativos com uma legenda que conte um pouco da história do laboratório e as principais conquistas.
Folder comemorativo: Que tal deixar um folder na recepção contando um pouco sobre o aniversário do laboratório?
Balões personalizados: Balões com o logo do laboratório impresso podem ser bem acessíveis!
Festa para rejuvenescer o espírito do laboratório:
O laboratório fica cada dia mais velho e você não atualiza ele faz tempo? Pode ser que a cada 2 ou 3 aniversários você possa rejuvenescer a sua comunicação dentro e fora do laboratório. Além das estratégias do item acima, você pode:
Remodelagem sutil no logo: Você não precisa mudar o logo drasticamente. Às vezes, pequenas mudanças que o paciente sequer percebe em um primeiro momento podem passar uma percepção de que o laboratório está sempre atualizado. Reflita sobre os rótulos de produtos que você percebe que mudaram no supermercado!
Site novo: Quem não tem um site atualizado e que funcione em dispositivos mobile está perdendo clientes! Quem sabe presentear seus clientes com um site moderno e bonito no aniversário não seja uma boa ideia?
Nota no Jornal: Uma matéria contando as conquistas e diferenciais do laboratório no aniversário pode ser uma forma efetiva e não tão forçada de publicidade.
Desjejum especial: Você pode oferecer um agrado comestível para seus pacientes, como pipoca, amendoim, um bolo de sabor diferenciado ou até mesmo salgadinhos de aniversário. O que combina com o espírito do seu laboratório?
Brindes: Copos, sacolas, calendários… Existem muitas opções econômicas para você presentear seus pacientes. Lembre-se de disponibilizar a marca do laboratório e alguma forma de contato (não precisa colocar todas as informações, para não ficar muito poluído).
Festa de arromba - Para laboratórios que precisam ser notados
Sabemos que muitos laboratórios não dispõem de um grande orçamento para comemorações, no entanto a cada 5 ou 10 anos é interessante que você reserve caixa e organize algo mais elaborado para que as pessoas lembrem que embora tenha-se passado muito tempo, o laboratório continua atualizado, bem sucedido e consagrado no mercado. Isso pode fazer a diferença, principalmente entre médicos e parceiros estratégicos do laboratório. Além de realizar os itens acima citados, você pode complementar o aniversário do laboratório com:
Coquetel/Jantar para convidados: Datas grandes como 30, 40 ou 50 anos são marcantes demais para passarem desapercebidas. Você pode organizar um evento especial, com um pouco mais de requinte, para pessoas estratégicas. Lembre que sua marca está consagrada no mercado e que continua firme e forte; acima de tudo, lembre também daqueles que apoiaram seu sucesso.
Jornal, rádio e TV: Não seja tímido: anuncie o aniversário do laboratório em todos os lugares possíveis. Os pacientes vão gostar de saber e irão parabenizar você por tanto tempo prestando serviços à comunidade.
Evento beneficente na praça: Como já comentamos ali em cima, um evento beneficente realizado em conjunto com a prefeitura ou outros parceiros no mercado pode ser uma ótima forma de trabalhar a imagem do laboratório e fixar a marca na cabeça dos clientes como sinônimo de segurança, estabilidade e solidez.
Realização de Exames Gratuitos para a Comunidade Carente: Mobilizar o laboratório para atender à população carente pode ser uma ótima forma de agradecer à sociedade pela preferência e por mais um ano de vida. Trabalhos sociais são sempre vistos com bons olhos pelos seus clientes.
Ficou com dúvidas?
Se você precisa de ajuda para divulgar o aniversário do seu laboratório, aproveite que existe o aceleralab.marketing e monte uma estratégia personalizada. Para a estratégia ser melhor sucedida, comece a planejar o aniversário do laboratório com no mínimo 3 meses de antecedência! É o tempo ideal para elaborar os materiais e recebê-los da gráfica com segurança.
E aí, conta pra gente, o que você já fez no aniversário do laboratório?
Comments