top of page
logo.png
download.png
Ativo 1.png
Ativo 1.png
patrocinadores.png
whatsapp.png

Receba nossas atualizações por Whatsapp! Gratuito, relevante e aplicável.

[COLABORE] SBAC Digital: o Programa de atualizações técnicas e científicas




A pandemia trouxe luz para a discussão sobre a importância das análises clínicas feitas com metodologias eficientes e insumos de qualidade, e obedecendo às normas de segurança para realização da coleta.


Para atualizar os profissionais dos laboratórios sobre as últimas descobertas e inovações do setor, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) irá promover um evento chamado “SBAC Digital”. Composto por quatro programas, o evento reunirá pesquisadores renomados em palestras dinâmicas e relevantes sobre o mercado laboratorial. Além disso, nos intervalos das palestras, serão exibidas oportunidades de negócios pelos patrocinadores do projeto.


O evento em questão é gratuito para os associados da SBAC das duas modalidades: profissional e empresarial. Para ter acesso às palestras, basta usar o login de associado no site www.sbacdigital.com.br que estará disponível nos próximos dias.


Um pouco mais sobre o evento


Como funciona?


Em 2020, em quatro datas previamente divulgadas, a SBAC exibirá, em seu site oficial, e com acesso exclusivo para associados e convidados dos patrocinadores, um programa transmitido ao vivo, com palestras, oportunidades de interação via chat e quadros sobre os principais desafios das análises clínicas.


Quando acontecerá?


A primeira edição do SBAC Digital está marcada para o dia 19/08 (quarta-feira) às 18h, e tem o seguinte tema: “As Análises Clínicas no Enfrentamento da COVID-19”.

Quem não é sócio pode assistir aos programas?


Os profissionais que não são associados da SBAC somente poderão participar das palestras se tiverem um convite. Os patrocinadores do evento receberão vouchers com senhas, que poderão ser usadas para acessar os conteúdos dos programas de forma integral, por um período determinado. Em breve, teremos mais informações sobre a retirada desses convites.

Programação:


Palestra 1: Coronavírus: a história natural da infecção | Dr. Dennis Armando Bertolini


Para que se possa fazer um bom diagnóstico laboratorial da COVID-19, o que é preciso saber? É exatamente isso o que se pretende abordar nessa palestra sobre a história natural da doença. Isto é, as características do vírus SARS-CoV-2, sua origem, o ciclo de replicação, a transmissibilidade, os aspectos clínicos e a imunopatogênese. Desta forma, será mais fácil compreender como e quando utilizar as ferramentas laboratoriais para o diagnóstico, seja por intermédio das técnicas de biologia molecular ou sorológicas.


Palestra 2: Biossegurança no laboratório: do atendimento às pessoas até a manipulação das amostras | Dra. Flávia Martinello


Nesta palestra, serão discutidas questões sobre a biossegurança e o SARS-CoV-2, tais como:

· Conceitos e níveis de biossegurança;

· Organização do laboratório: estratégias para reduzir o risco de transmissão do SARS-CoV-2 do atendimento ao cliente até o descarte das amostras;

· Barreiras de contenção: EPI e EPC;

· Métodos de descontaminação: limpeza, desinfecção e esterilização;

· Procedimentos em casos de exposição ao SARS-CoV-2.


Palestra 3: COVID-19: exames laboratoriais para diagnóstico e rastreio populacional | Dr. Jorge Terrão


Nesta palestra, serão discutidas questões sobre:

Teste laboratoriais diagnósticos:

· Padrão ouro: RT-PCR;

· Pesquisa de antígenos virais.

Teste laboratoriais de rastreio:

· Anticorpos versus Antígeno;

· Métodos imunocromatográficos;

· Métodos semiautomatizados e automatizados.

Gestão da qualidade aplicada aos exames de diagnóstico e rastreio:

· Gestão da fase pré-analítica;

· Gestão da fase analítica.


Colabore com o evento!


Deixe sua pergunta para os palestrantes, bem como outras sugestões de conteúdo, clicando aqui. O prazo para a emissão de perguntas vai até o dia 28 de Julho de 2020.



bottom of page