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Atualizações no logo: quando é a hora de se reinventar


Você já se perguntou porquê as grandes empresas fazem mudanças periódicas nos seus logos e embalagens? A resposta é simples: para continuarem com espírito jovem no mercado. Para os laboratórios, a mudança ou redesenho de logo também é uma das formas de mostrar que você está atento às tendências de design, e que se preocupa com a renovação da sua imagem e processos.

Uma “reforma empresarial”

Uma atualização de marca é uma transformação para o laboratório. Pense nisso como uma reforma pessoal: um corte de cabelo melhor, uma roupa moderna e sapatos novos transformam a percepção de uma pessoa. É o mesmo com a sua marca. Uma atualização de marca mantém uma conexão visual com a forma como a identidade da marca foi vista antes.

Mesmo aqueles que possuem marcas consolidadas no mercado devem cogitar periodicamente fazer pequenas mudanças. O ideal é apresentar as modificações quando o laboratório comemora alguma data importante, como o seu aniversário, ou quando irá abrir um novo posto de atendimento. Uma vez que você tem uma fachada novinha para ser montada, porque não fazer dela a sua unidade mais moderna?

Um passo à frente da Concorrência

Os pacientes do laboratório estão em constante evolução, e as percepções, atitudes e necessidades mudam periodicamente. Uma atualização da marca bem planejada e executada deve refletir as necessidades atuais do mercado. Com isso, seus clientes podem perceber as modificações no seu logo como uma estratégia de modernização, o que ajuda você a se posicionar acima dos concorrentes.

Vale salientar que a mudança de logo é perfeita para reintroduzir quem você é e o que você oferece para seus pacientes.

Expandindo os serviços

Use a renovação da sua imagem para introduzir novos produtos e serviços no laboratório, como uma forma de comunicar para o público que a sua carteira de serviços foi atualizada. Ao redefinir sua aparência e forma de comunicação, é mais fácil para o público entender o que você oferece e o representa.

Outra possibilidade do redesenho é permitir enxergar o laboratório sob uma nova perspectiva, atraindo atenção do público que irá “comentar a mudança” com os conhecidos. Quem é falado, é lembrado!

Aumentando a abrangência

Quando um pequeno laboratório prospera, a revitalização da imagem é uma solução prática e simples para refletir a sofisticação que está sendo implementada. Com a atualização da marca, é possível também melhorar a aderência a novos clientes e mercados que você não imaginou atingir em um primeiro momento. No entanto, se faz necessário uma revisão cuidadosa das principais mensagens que o logo novo irá passar para garantir que o público desejado seja atingido e que os clientes antigos não serão ignorados.

Tecnologia que aparece no logo

O laboratórios estão passando por trocas de tecnologias e métodos de análises surpreendentemente rápidos nas últimas décadas. A marca do seu laboratório deve refletir a inovação dos seus equipamentos e processos, mostrando que você está adaptado à nova realidade.

A utilização de novas mídias auxilia a criar uma marca consolidada, com forte presença on-line e acessível para o público. Sua marca deve acompanhar a linha de design de dispositivos móveis, desktops e mídias sociais. Nada de colocar um logo que parece feita nos anos 80 em uma rede social sedenta por inovação!

Quando sua marca não é capaz de refletir o nível de inovação que sua empresa alcançou ou não aparece nos canais que seu público usa, pessoas assumem que o seu negócio está fragilizado ou que fechou. E é aí que os concorrentes que superam você em visibilidade e reputação terão participação de mercado.

Funcionários motivados

Os funcionários do seu laboratório serão cativados pelo entusiasmo e impulso de mudança de uma nova identidade visual.

Uma marca vive através de pessoas. As experiências que o seu público tem com o seu laboratório constroem a sua marca. Os funcionários ficarão entusiasmados em distribuir novos folders e envelopes de laudo, recomendar um site atualizado ou dirigir um veículo repaginado. Use a remodelagem da marca para apoiar a missão da empresa, reafirmar a visão para o futuro, ou até mesmo implantar uma nova cultura, mais condizente com o momento atual. Estender a mão para novos públicos e reforçar a imagem para a comunidade traz mais reconhecimento para o seu laboratório.

Cuidados ao modernizar seu logo

1. Mudar drasticamente

Mudar a marca completamente sem testar com o seu público ou, ainda, não comunicar a mudança de forma abrangente, pode causar confusão na cabeça do cliente e passar a impressão de que a direção do laboratório mudou ou que a qualidade pode não ser a mesma de antes.

Se você nunca mudou a marca em 30 anos, comece mudando aos poucos.

2. Seguir qualquer tendência

As tendências por si só mudam muito, portanto é interessante que você escolha uma tendência que comunique com a sua marca e comungue dos mesmos valores que os do laboratório. Imagine o laboratório estar modernizado com o que há de último em tecnologia, e passar uma imagem dos anos 80?

3. Combine cores

Não adianta você usar cores escolhidas por você por conta do gosto. Elas precisam estar na sua identidade por um motivo, e devem harmonizar entre si.

Ah, e vale lembrar: quanto menos cores, melhor!

4. Evite muitos detalhes

O novo design da sua marca deve ser menos complicado, simples e ainda mais atraente. Muitas vezes é conveniente usar detalhes que estavam presentes no logotipo anterior, e modernizá-los. Dessa forma, sua marca ainda pode ser reconhecida pelos seus clientes mais antigos, e traz o toque de modernidade para atingir novos públicos.

5. O logo precisa ficar bom em pelo menos três fundos diferentes

Seu novo logo será usado para o papel timbrado, para cartões de visitas, outdoors, e todas as comunicações que o seu laboratório vai realizar. É interessante que exista uma versão para fundo branco, preto e cinza!

--- Se você ficou interessado em atualizar o logo do seu laboratório, ou até mesmo melhorar a sua presença digital, entre em contato com o aceleralab.marketing e um time de especialistas irá auxiliar você a redesenhar a sua marca sem perder as suas características essenciais. Se o caminho é um novo logo, nós poderemos fazer um logo que reflete o seu laboratório. Consulte mais informações em aceleralab.marketing.