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Redefinindo a Excelência: 9 Tendências Que Transformarão os Laboratórios em 2024





Todos os anos, o portal aceleralab elabora um texto com as principais tendências para o setor, e em 2024, não seria diferente. A análise é baseada em movimentações importantes do mercado, tanto para os pequenos quanto para os grandes laboratórios, incluindo também fornecedores.


Estar atento a essas tendências permite que o gestor se prepare para as mudanças significativas que o setor vem enfrentando, se antecipando a problemas e sendo pioneiro na entrega de soluções pertinentes para seus consumidores, antes mesmo que o paciente se dê conta de que precisa do produto ou serviço.


Para aqueles que pretendem se manter competitivos em um mercado com cada vez menos espaço para expandir, este é o momento de olhar para frente, abraçando os desafios e tendências que moldam o futuro da saúde e do bem-estar, e de se posicionar, de forma cada vez mais clara e incisiva.



O Mercado das Análises Clínicas


Em 2024 o mercado de análises clínicas pode sentir um pouco dos impactos proporcionados pelas RDCs 786/2023 e 824/2023, que regulam a realização de exames não somente pelos laboratórios, mas também pelas farmácias. Apesar de parecer uma mudança que iria impactar significativamente o movimento do laboratório em um primeiro momento, o que vem sendo percebido, de fato, é o contrário.


Inegavelmente, as farmácias foram muito beneficiadas pela realização de exames de covid-19. Isso acontece porque a forma de coletar o a amostra (swab nasal) é muito próxima à forma com que o laboratório também faz a coleta, sendo, portanto, difícil para o paciente perceber, na experiência de coleta, a diferença entre os estabelecimentos de saúde. Dessa maneira, por algum tempo e em algumas cidades, a farmácia continuou tão competitiva quanto o laboratório para a realização dos exames de Covid-19. Em lugares com maior densidade populacional, onde os laboratórios enfrentaram grandes aglomeração em sua recepção, pode até parecer por um momento que as farmácias tinham uma maior vantagem, graças aos  seus valores competitivos (em decorrência da compra em escala de testes) e dos horários de atendimento (algumas farmácias seguiram atendendo até as 22h, enquanto vários laboratórios encerravam o seu expediente às 17h).


Mas pode ser que se restrinja apenas a isso. Quando se trata de outros exames, principalmente os sanguíneos, como é o caso da dengue, glicose, colesterol e outros, a experiência passa a ser completamente diferente. Imagine ter o seu dedo perfurado dolorosamente duas vezes para conseguir obter um resultado de antígeno de dengue? Ou mais vezes, para fazer um combo de exames bioquímicos? Nesse sentido, o laboratório tem a vantagem. A coleta é muito menos dolorosa (as terminações nervosas dos dedos são muito mais sensíveis e permanecem doendo por mais tempo), o tempo de análise não é tão rápido quanto o exame de covid-19, e a segurança de que você sairá com um resultado definitivo é muito maior. Além do mais, qualquer exame realizado na farmácia precisará passar por confirmação no laboratório, às vezes acompanhado de mais testes.



O Laboratório continua sendo o lugar para confirmação e auxílio diagnóstico..

Portanto, tendo em vista essa análise, nossa grande aposta para 2024 continua sendo a necessidade urgente de informar os pacientes sobre a importância e as vantagens de se realizar exames no laboratório de análises clínicas. Afinal, como o paciente pode tomar uma decisão sem ter, nas mãos, todas as informações necessárias? Como ele vai saber que os equipamentos de análises passam diariamente por controles de qualidade? Ou que os insumos especiais de coleta são capazes de diminuir a dor e proteger melhor a amostra das intempéries do ambiente? Ou, ainda, que o profissional que analisa e libera exames no laboratório é o mais qualificado para a função? Pois é. A única forma de fazer isso é informando com constância, consistência e relevância. (e para isso você pode contar com a Acelera Marketing, a agência do aceleralab!) Agora, vamos analisar outras tendências e desafios do setor.



1. Software de Ponta: O Novo Padrão de Eficiência


Os gestores que ainda tratam as tecnologias do laboratório como uma obrigação, e não como uma ferramenta que vem para agregar à rotina do dia a dia, estão perdendo tempo e dinheiro. Essas tecnologias têm muito mais a oferecer do que apenas armazenar dados digitais de pacientes.


Por exemplo, blindagem à prova de erros. Tecnologias integradas de ponta a ponta para mapear indicadores e identificar deficiências garantem aos laboratórios relatórios mais fidedignos, minimizando falhas e reduzindo significativamente a margem para erro humano. Esta tendência marca o início de uma era onde precisão é prioridade máxima, e um software que é capaz de agregar a maioria das soluções possíveis ganha pontos, pois centraliza a maioria das necessidades em um único fornecedor, além de oferecer dados mais consolidados para a tomada segura de decisões. Além disso, fornecedores competitivos oferecem subsídios para que os seus clientes se tornem igualmente competitivos.


O software Unilab, por exemplo, lançou em 2023 o atendimento digital, uma inovação no mercado que permite digitalizar 100% do atendimento, eliminando as filas de cadastro de pedidos e permitindo que as coletas sejam muito mais ágeis e a estada do cliente no laboratório seja a mínima possível. Há quem diga que ‘acha difícil’ a aplicação desse tipo de tecnologia no laboratório, mas a verdade é que ela já é usada com maestria por outros segmentos, e tem parte da sua aplicação já em execução em diversas partes da rotina do atendimento. Não falta, portanto, educar o cliente? Além do mais, não parece muito mais interessante entrar em um laboratório com tecnologia de ponta, do que em um lugar que mal tem tempo de responder uma mensagem de whatsapp dos pacientes?



Entre as facilidades do Atendimento Digital do Unilab está o Check-in pelo Celular em um Totem.


As tecnologias também simplificam, e muito, processos considerados anteriormente morosos, como é o caso da gestão da documentação da qualidade do acredite.se. Com praticidade, simplicidade e investimento acessível, o gestor de laboratório consegue armazenar, gerenciar e distribuir documentos de forma digitalizada. Imagine poder acessar qualquer documentação da sua empresa com poucos cliques?


Se o seu parceiro tecnológico não está atendendo aos requisitos do seu laboratório, talvez seja o momento de ampliar os horizontes e procurar um fornecedor que contribua para o crescimento do seu negócio! (Solicitar demonstração do Unilab)



2. Velocidade no Atendimento: A Essência da Satisfação do Cliente


O que acontece quando você envia mensagem para qualquer fornecedor e ele leva mais do que dez minutos para responder? Ou meia hora? Ou um dia? A verdade é que ninguém quer esperar. Passa a sensação de que o estabelecimento está tão bem, que não se preocupa com as novas demandas. Por muitos anos, as pessoas aceitaram passivamente as longas esperas nos consultórios médicos. Mas hoje em dia, quem tem tempo de esperar uma hora para ser atendido em quinze minutos? Ou quem tem paciência de chegar às 7h da manhã com fome no laboratório, sofrer uma punção dolorida e sair de lá uma hora e meia depois, de barriga vazia e já estressado para viver os desafios do dia?


Cada vez mais, o tempo passa a valer mais do que o valor financeiro. Por isso, a agilidade no atendimento e na coleta se torna um diferencial crítico. Pacientes demandam respostas rápidas e processos de atendimento eficientes, rejeitando esperas longas e processos burocráticos desnecessários, mesmo em ambientes virtuais como o WhatsApp ou direct. A capacidade de atender a esta exigência determinará o sucesso no mercado competitivo. Se você não atende a esse requisito hoje, deixa seus pacientes esperando horas por uma resposta ou está sempre com a recepção lotada, talvez seja tempo de se reinventar. Antes que perca espaço para uma concorrência mais ágil.



3. Personalização: A Alma da Experiência do Paciente


Agilidade sim, despersonalização nunca. Junto com a pressa, surge também uma maior demanda por serviços  humanizados, onde a ciência continua sendo aplicada com todo o rigor que a seriedade de um serviço de saúde exige, mas sem esquecer que se trabalha com a matéria prima mais sensível que existe: a vida. O cliente do laboratório é um cliente muito especial, ele é um paciente, que se aproxima trazendo dúvidas, expectativas, e frequentemente, uma boa dose de ansiedade. Perceber a delicadeza dessa relação, promovendo práticas que humanizam o relacionamento, pode ser um de seus maiores acertos nas estratégias para o novo ciclo que se inicia.


O Atendimento Humanizado e Personalizado continua um diferencial forte.

A capacidade do laboratório de personalizar o atendimento, através de pequenos gestos, eleva a qualidade do serviço e fortalece o vínculo com o paciente. Por exemplo, já é sabido que ouvir o próprio nome gera alterações importantes no cérebro do indivíduo, capazes de trazê-lo para mais próximo do momento presente. Quantas vezes o seu laboratório reforça essa experiência de conexão durante a jornada de coleta? 



4. Especialização da Equipe: Autonomia através do Conhecimento


Ainda existem laboratórios Brasil afora cujos atendentes não entendem como funcionam os processos mais básicos do laboratório, portanto, como esperar que estes repassem para o cliente seus diferenciais? Por isso, entendemos que o material humano do laboratório também requer atenção. Investir na especialização dos colaboradores é fundamental para aumentar a eficiência dos processos e minimizar erros. Uma equipe bem treinada e especializada é sinônimo de autonomia e confiança, características indispensáveis no ambiente de trabalho atual. 


Vale salientar ainda que em lugares com pouca mão de obra, a especialização de colaboradores que tenham o perfil adequado para a vaga pode se tornar um diferencial competitivo.



5. Coleta domiciliar: Da conveniência ao ganho de tempo


Se tempo é mais do que dinheiro, as soluções que otimizam o tempo dos pacientes conferem ao laboratório um grande ganho de competitividade. Embora muitos gestores já ofereçam esse serviço, vários parecem que ainda não entenderam o valor desse serviço, e tampouco são capazes de traduzir esse benefício para o paciente.


Se existe um serviço que consegue combinar agilidade com cuidado humanizado é a coleta domiciliar. Ela substitui as longas esperas, o alto custo de infraestrutura e o ambiente pouco aconchegante pelo conforto do lar, que é combinado com a atenção integral e totalmente humanizada do coletador.


Apesar do serviço de atendimento domiciliar ser percebido como solução restrita para pacientes com dificuldades de locomoção ou grandes famílias, que coletam mais de uma pessoa de uma vez, a verdade é que esse serviço serve para qualquer cliente que quer poupar tempo.  É um modelo de cuidado ágil e personalizado, e que representa um diferencial importante para a humanização dos serviços de saúde.



6. Hub da Saúde: A Conveniência de Serviços Integrados


Como podemos ver, várias tendências de 2024 passam pelo mesmo ponto: a economia de tempo. E esse item em específico se traduz em reunir o maior número possível de passos da jornada de saúde em um só lugar. Exames laboratoriais, vacinas, exames de imagem, consulta médica, estética e psicológica, tudo isso e muito mais, em uma estrutura grande, moderna, confortável e aconchegante. Quanto mais tempo o paciente ganha no dia a dia, mais satisfação ele tende a associar ao laboratório.



A ampla integração do laboratório com Empresas e Prescritores também é uma tendência para 2024.

Imagine poder consultar o médico, fazer exames e, antes de sair, ainda colocar as vacinas em dia? Essa é a tendência do futuro para a saúde: mais praticidade e menos deslocamento. Tempo é um recurso cada vez mais escasso, e os fornecedores que conseguem acelerar esse processo tendem a se destacar da concorrência.


7. B2B: Uma Estratégia de Crescimento Estável


O fortalecimento das relações B2B emerge como uma estratégia vital para expandir a carteira de clientes e diversificar as fontes de receita. Este enfoque não apenas aumenta a estabilidade financeira, mas também amplia o alcance dos serviços oferecidos.



8. Ética Comercial: O Equilíbrio Entre Lucro e Integridade


Se por um lado o laboratório precisa investir em captação de pacientes e aumentar a conversão de orçamentos, por outro a expansão do setor comercial deve ser equilibrada com um forte compromisso ético. A prática de vender serviços desnecessários ao paciente é veementemente desencorajada, enfatizando a necessidade de transparência e honestidade nessa relação. Mas apesar de ainda ser um tema delicado dentro da saúde, o fato é que laboratórios são negócios, e precisam buscar receita para se manterem sustentáveis. 



9. Assessoria Científica: O Novo Pilar do Atendimento


Que tal continuar oferecendo excelência no atendimento pós-venda? Muitas vezes, alguma alteração no laudo pode gerar ansiedade no paciente. Ou então, o prescritor pode ter alguma questão técnica a esclarecer antes de interpretar os resultados. Este serviço amplia o escopo do atendimento, fornecendo suporte e informações confiáveis que ajudam a desmistificar dúvidas. E tudo isso torna a oferta de assessoria científica personalizada uma tendência emergente, que vai aproximá-lo ainda mais do cliente final e turbinar a fidelização. 


Estas tendências não apenas prometem transformar os laboratórios em instituições mais eficientes e centradas no paciente, mas também destacam a importância de adaptar-se a um ambiente em constante evolução. São mudanças que estarão na vanguarda da inovação no campo da saúde, estabelecendo novos padrões de excelência e cuidado. E você, onde vai estar posicionado quando o futuro chegar?


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