top of page
logo.png
download.png
Ativo 1.png
Ativo 1.png
patrocinadores.png
whatsapp.png

Receba nossas atualizações por Whatsapp! Gratuito, relevante e aplicável.

Desacelera Covid-19: 6 Dicas para Manter o Laboratório em Tempos de Crise





Apesar da incerteza que vem assolando a todos neste momento, reforçamos que o isolamento social é apenas uma fase. Por isso, é importante que o gestor não se ausente de suas funções e continue pensando no futuro do seu negócio. Para ajudar nesse sentido, separamos algumas dicas que podem minimizar os impactos financeiros no laboratório durante esse período tão turbulento.


Em tempos de COVID-19, é preciso manter a calma!

Sabemos o quanto esse pedido é difícil, ainda mais quando você avalia os números do seu laboratório. No entanto, diante de tantas informações (sendo a maioria de tom alarmante), o ideal é que você selecione apenas o que é relevante e pertinente. Por isso, para manter o equilíbrio e a motivação nos próximos dias, procure trabalhar apenas com informações que ofereçam possíveis soluções para seu negócio.


Há alguns dias, o portal Aceleralab publicou uma pauta que auxilia o gestor a elaborar um plano de ação, analisando os problemas do laboratório que estão ao seu alcance. Se você ainda não leu, sugerimos que dê uma olhada no material, clicando aqui. Caso já tenha lido, sugerimos que você releia o conteúdo sob a óptica do coronavírus.


Estreitando os laços com a SBAC


A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) está reunindo um time de especialistas para disponibilizar atualizações sobre o coronavírus. O grupo é coordenado pela vice-presidente da sociedade, a Dra. Maria Elizabeth Menezes, e conta com a participação de diversos experts da área para desenvolver orientações que auxiliem os laboratórios de todo o Brasil durante o período de pandemia.


Como já citamos em uma pauta anterior, visitar os canais oficiais da SBAC para obter informações confiáveis sobre o surto pode ser uma ótima forma de se manter por dentro de tudo o que vem acontecendo. Além disso, a SBAC, com o intuito de dar suporte aos laboratórios, vem fornecendo amparo jurídico, científico e gerencial aos seus associados. Este é o momento de permanecermos unidos para garantir o fortalecimento da classe e a sobrevivência dos laboratórios.


Dicas para a sobrevivência laboratorial em tempos de crise


A seguir, listamos 6 dicas que podem ajudar a minimizar os impactos financeiros no seu laboratório, causados pelo atual cenário econômico.


1) Revise os números do seu laboratório regularmente


Com base no cenário atual, as informações econômico-financeiras do laboratório devem ser analisadas frequentemente, e suas projeções precisam estar embasadas em referenciais atualizados, confiáveis e pertinentes ao seu negócio.


Neste momento, é importante criar alguns cenários, considerando a previsão de normalização dos serviços de saúde. Em muitas localidades, a baixa demanda laboratorial para exames de rotina está acompanhada da suspensão de consultas médicas. No entanto, as pessoas vão continuar adoecendo e precisando dos serviços do laboratório. Isso significa que a demanda voltará gradualmente, e, muito provavelmente, começará pelos casos que requerem urgência.


Para criar esses cenários, faça projeções realistas, consultando sempre os órgãos reguladores da sua região. O excesso de dados nos cenários pode ser prejudicial, pois diminui o tempo de reação para decisões e correções de rota, comprometendo as suas estimativas financeiras.


2) Conte com sua equipe para ajudar na solução dos problemas


Consultar pessoas estratégicas em momentos de crise é fundamental. Procure entender a realidade da sua cidade solicitando a contribuição do maior número de pessoas. Mesmo com grande parte do setor administrativo operando em home office, é possível reunir coordenadores e responsáveis técnicos, e estimulá-los a pensarem em soluções. Este é o momento de trazer seu time para mais perto de você, até mesmo porque seus colaboradores também estão preocupados e querem o bem do seu negócio.


3) Organize as contas e priorize seus pagamentos


Com este cenário turbulento, os gestores precisam priorizar rapidamente quais contas pagarão dentro do mês. Pode ser que o laboratório não seja capaz de arcar com todos os custos, mas isso não deve desestabilizar a gerência. Afinal, em momentos assim, é preciso pensar com muito mais clareza. O dinheiro voltará a longo prazo, mas as decisões do gestor precisam ser assertivas para não aumentar o prejuízo do laboratório.


Para ajudar nessa organização, entre em contato com os seus fornecedores e veja quais estão aptos a postergar pagamentos ou parcelar os custos. Como os fornecedores também precisam pagar suas contas, pense em oferecer acordos que ajudem os dois lados, como acertar uma parcela agora e postergar a data de pagamento de outra, por exemplo.


Antes de solicitar qualquer crédito ao banco, ligue para o gerente da sua conta e veja se ele pode prorrogar o pagamento ou cancelar os juros devido à atual situação. Alguns bancos já estão oferecendo proativamente esse tipo de solução!


A fim de ajudar as empresas a organizarem suas finanças durante a crise, o Sebrae elaborou um material que fornece um guia de gestão financeira para orientar os pequenos negócios. Para acessá-lo, basta clicar aqui.


4) Continue garantindo uma receita mínima


O laboratório é um dos poucos segmentos indubitavelmente essenciais no país. Com isso, temos, mais do que o benefício, o dever de buscar a continuidade da nossa operação. Sabemos que o fluxo de pessoas reduziu consideravelmente, porém, não é hora de desistir: é preciso procurar alternativas financeiras para garantir a receita mínima do laboratório. Seguem algumas reflexões:


- Rotina de urgências: os pacientes continuam adoecendo e precisando fazer exames. Por isso, deixe claro que o seu negócio continua atendendo, com a devida segurança, os casos de urgência, bem como os pacientes que precisam de monitoração para tratamento de doenças crônicas.


- Atendimento domiciliar: se você tem como garantir a segurança dos seus pacientes e pode oferecer atendimento domiciliar, divulgue esse serviço. Abrir mão da taxa de coleta pode ajudar a sustentar um movimento mínimo no seu laboratório.


- Telemedicina: o Ministério da Saúde regulamentou o uso de telemedicina para combater o coronavírus. No documento, assinado pelo presidente do conselho, Mauro Luiz de Britto Ribeiro, o órgão detalha que passam a ser permitidas as seguintes modalidades de telemedicina: 1) teleorientação – situação em que médicos possam, à distância, orientar e encaminhar pacientes em isolamento; 2) telemonitoramento – quando o médico monitora, à distância, parâmetros de saúde e de doença do paciente; e 3) teleinterconsulta – modalidade feita entre profissionais de saúde, para troca de informações e opiniões entre médicos, e para auxílio diagnóstico ou terapêutico (fonte: clique aqui).


Aproveite para entrar em contato com os profissionais da saúde e informar que seu laboratório continua operando e que pode servir de apoio. Dessa forma, você pode organizar o agendamento dos pacientes e enviar o laudo on-line para o médico assim que estiver pronto.


5) Mantenha a comunicação com o público


Não deixe de manter contato com seu público. Embora o laboratório não deva estimular a rotina nesse momento, você pode trabalhar a percepção do consumidor em relação ao seu negócio. Assim, quando o isolamento terminar, é bem provável que o laboratório tenha uma sobrecarga de serviços, visto que as pessoas irão colocar sua rotina de exames em dia.


Além disso, com o isolamento social, as redes sociais nunca estiveram tão movimentadas. As pessoas estão vendo e acompanhando a sua marca. Portanto, as chances de se lembrarem de você, quando esse difícil período terminar, serão altas.


6) Não deixe de pensar no futuro


Embora o momento não seja favorável, não é hora de desistir ou desanimar. Afinal, todos estão passando pela mesma dificuldade. Além disso, em breve, a população deixará o isolamento, e teremos a oportunidade de recuperar o tempo perdido. Por isso, pense no futuro do seu negócio! Aproveite o tempo livre para estudar sobre gestão ou, ainda, para colocar aquele plano estratégico trabalhoso, e que você vem postergando, em prática.



Quais medidas seu laboratório está tomando para minimizar os impactos da pandemia?


Estamos atentos e mobilizados para que todos possamos atravessar esse momento da melhor forma possível. Para isso, gostaríamos de entender um pouco melhor sobre como você está enfrentando esse período, garantiremos que as nossas ações e as dos nossos parceiros estejam alinhadas com as suas necessidades.


Não deixe de compartilhar conosco, clicando aqui. Juntos, poderemos driblar os reflexos desse difícil cenário!



AceleralabNews

Criamos um canal de comunicação, feito via WhatsApp, para levar ainda mais informações relevantes sobre e para o setor laboratorial. Para se inscrever, e não perder nenhuma das nossas comunicações, clique aqui ou mande um uma mensagem para o WhatsApp (51) 99129-8858. Não se esqueça de salvar o nosso número em sua lista de contatos!

bottom of page