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O que não pode faltar no site do laboratório em 2023?



A maioria dos seus clientes, mesmo que você more no interior mais afastado da capital ou atenda um público majoritariamente rural, realiza pesquisas na internet antes de tomar decisões de compra. Por isso, nem é preciso repetir o quanto a presença online significa para o seu empreendimento. Se o seu laboratório ainda não tem um site moderno e fácil de navegar, pode ser que: a) o seu negócio esteja perdendo relevância e espaço de mercado nesse exato momento, ou b) que você esteja perdendo a oportunidade de sair na frente dos seus concorrentes na corrida online.


Assim, como matéria de hoje, separamos informações e funcionalidades que NÃO PODEM FALTAR no site do seu laboratório em 2023. Vamos a elas.



Informação e design de relevância


A experiência do usuário com o site é o que vai definir se ele está adequado ou não, e, nesse sentido, o layout e o design fazem muita diferença. Um site repleto de informações irrelevantes e poluição visual fazem com que a pessoa desista de navegar por suas páginas.


Disponibilize no home as informações de maior relevância objetiva, como é o caso dos principais diferenciais, exames realizados e serviços do laboratório, endereços, convênios atendidos e formas de contato. E para explorar melhor esses mesmos itens, crie páginas adicionais, onde todas as informações essenciais podem ser dispostas para consulta do público. Quanto mais conteúdo relevante o seu site tiver nas páginas individuais, mais material o Google terá para posicionar seu laboratório nos primeiros lugares de busca, no momento que o paciente mais precisar. Não se esqueça de que para fazer um bom trabalho de marca na percepção do consumidor, o uso das cores e formas da logo no seu site são importantes.


Site responsivo


Quando o website do laboratório é muito antigo, ele não se adapta bem aos smartphones e tablets. E tendo em vista que até 60% do seu público faz pesquisas online através de dispositivos móveis, torna-se imprescindível que o site seja responsivo, ou seja, consiga se adaptar a qualquer tipo de aparelho. Um site que não se adapte a diferentes plataformas também é penalizado pelo Google, e acaba ficando mais afastado das primeiras opções de busca.


Botão volante de Whatsapp e Atalho para Redes Sociais


Todas as formas de contato devem estar acessíveis no seu site, desde telefone, e-mail e redes sociais. Mas com certeza, a mais importante delas é o botão de Whatsapp. Ter um botão volante de whatsapp em todas as páginas faz com que o cliente tenha o acesso facilitado ao atendimento do laboratório a qualquer momento, entregando segurança e comodidade na navegação.


Também é importante fazer as conexões e referências com as principais redes sociais do laboratório (Facebook, Instagram e Linkedin), o que integra ainda mais os clientes aos canais de comunicação do laboratório.


Página de Perguntas Frequentes e Instruções de Coleta


Nem todo mundo gosta de entrar em contato por telefone ou Whatsapp. Nesse caso, uma página de Perguntas Frequentes (FAQ), ou de Instruções de Coleta dos principais materiais requisitados, pode ser uma ferramenta útil para os pacientes saberem mais sobre o seu laboratório ou sobre os procedimentos para os exames. Ter esses dados acessíveis no site também ajuda a reduzir consideravelmente a quantidade de ligações com dúvidas básicas para o laboratório.


Páginas com Informações de Exames


Páginas com informações relevantes sobre check-ups e exames são uma maneira eficaz de atrair mais tráfego para o site e melhorar a reputação orgânica do laboratório. Com elas, o Google pode melhorar a posição das páginas do laboratório nas buscas. Essas informações podem ajudar os pacientes a se sentirem mais informados, e capacitados a tomar decisões informadas sobre a importância da realização dos procedimentos no laboratório.


Página Trabalhe Conosco


Uma boa forma de montar um banco de talentos para o seu laboratório é acrescentar uma página de Trabalhe Conosco, com instruções de como o candidato pode enviar o currículo. Seja por e-mail, formulário do google ou até mesmo telefone, abrir espaço para pessoas que estão procurando emprego enviarem seus currículos é sempre uma boa opção para enfrentar uma baixa inesperada, ou a necessidade de aumento de equipe.


Fotos Reais e Página de Serviços


Muito se fala em humanizar a marca, e as fotos reais são uma boa maneira de mostrar a realidade que os pacientes vão encontrar. Alterne o uso de imagens com direitos autorais com as fotos reais das dependências do laboratório no seu site. Estes elementos podem criar uma imagem positiva e profissional na mente do cliente.


O site deve fornecer informações objetivas sobre os serviços oferecidos pelo laboratório. Os tipos de exames oferecidos, diferenciais competitivos, horários de funcionamento, e convênios, são apenas alguns pontos que merecem atenção no seu site. Além disso, apresentar informações sobre a história do laboratório e seus diretores é um diferencial.


Adequação à LGPD


Um site que não está adequado à Lei Geral de Proteção de Dados pode ter problemas futuros. Segundo as regras previstas na LGPD, o laboratório deve disponibilizar um banner de cookies e uma política de privacidade para informar seus clientes sobre a coleta e uso dos dados dentro do site, sob risco de penalizações previstas em lei.


Relatórios e Integrações


Conectar corretamente o site às ferramentas do Google é crucial para obter uma visão completa e detalhada do desempenho do site e das campanhas de marketing. Isso permite que os profissionais de marketing tomem decisões baseadas em dados, e otimizem continuamente as estratégias para alcançar melhores resultados. O Google Analytics, por exemplo, é uma ferramenta gratuita e poderosa que permite monitorar o tráfego do site, entender o comportamento do usuário e tomar decisões baseadas em dados.


Para os laboratórios que desejam aumentar sua visibilidade online através de publicidade, deve-se configurar a integração do Google Ads; uma ferramenta valiosa, que permite criar e gerenciar campanhas, monitorar o desempenho e ajustar as estratégias para obter resultados ainda melhores.


O anúncio nas ferramentas do meta ads (Facebook e Instagram) tem seus resultados otimizados quando existe a criação e vinculação do pixel do Facebook ao site. Neste sentido, é possível rastrear as ações e o perfil dos usuários que navegam no site. Isso permite identificar o resultado dos anúncios e criar uma segmentação de público muito mais qualificada para anúncios futuros.



Acelera Marketing, o Marketing do Aceleralab


Não perca mais tempo procurando soluções improvisadas, a agência Acelera Marketing é especializada na produção de sites profissionais para laboratórios de análises clínicas.


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- interface moderna e intuitiva,

- textos produzidos por especialistas na área de análises clínicas,

- direitos de uso de imagem

- menu mobile para redes sociais

- política de privacidade adequada pela LGPD, redigida pelo nosso colunista Dr. Daniel Correa.


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