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Riscos de se Copiar a Estratégia de Outros Laboratórios





De forma recorrente, vemos gestores laboratoriais conseguindo inovar em suas estratégias de marketing e atendimento graças à implementação de alguma novidade ou diferencial que ninguém havia pensado antes. Porém, também é muito recorrente, ver tal estratégia replicada por diversos laboratórios, de cidades e realidades diferentes.


Nesse jogo de copia e cola, percebe-se que, embora a estratégia nova funcione e traga bons resultados para o laboratório pioneiro, há pouca efetividade e quase nenhum retorno para os demais laboratórios. Se você quer saber por que isso acontece e quais são os riscos de se replicar o trabalho da concorrência, continue a leitura.



As realidades são distintas


Os ambientes em que os laboratórios estão inseridos não são iguais. Diferem em demografia, políticas regionais, tipos de concorrência, entre outros aspectos presentes em nos ambientes internos e externos ao laboratório. Por isso, é preciso se atentar as particularidades do público-alvo, seja em compreender seu tamanho, recursos disponíveis e cultura de consumo de exames laboratoriais, entre outros desafios a serem resolvidos. As circunstâncias devem ser observadas.



Cada laboratório tem uma expectativa

Além das diferentes realidades dos laboratórios distribuídos pelo Brasil, há também expectativas que se diferem em relação aos resultados colhidos com cada ação. Por exemplo, pode ser que uma ação realizada por um laboratório tenha como objetivo fidelizar os pacientes. O gestor de um negócio de outra cidade, por sua vez, pode considerar a estratégia interessante e replicá-la no seu negócio com a expectativa de atrair novos pacientes. Com isso, após um tempo, ele percebe que o resultado não foi o esperado. Afinal, a ação foi usada com finalidade e expectativa diferentes.


Transformar, sim. Copiar, jamais!


Copiar uma ação, tentando buscar um resultado diferente, conforme exemplo acima, costuma ser uma estratégia muito comum da concorrência laboratorial, e, na maioria das vezes, acaba resultando na perda de tempo e recursos do gestor que copiou a ideia. Por isso, antes de plagiar uma ação, é essencial que o gestor avalie se ela realmente irá atender às suas expectativas e o quanto será necessário adaptá-la para garantir que a estratégia seja bem aceita pelo público do laboratório.


São raros os casos em que uma estratégia copiada não precise de adaptações. Por isso, pense bem antes de sair replicando uma estratégia. Na maioria das vezes, entender as particularidades do mercado em que o laboratório está inserido e elaborar estratégias personalizadas são práticas que costumam ser mais efetivas.


Dicas para Transformar e Personalizar suas Estratégias



Identifique seu momento de mercado


Por lidarmos com mercados distintos, pode ser que o timing do seu público não seja o mesmo do público do laboratório em questão. Com isso algumas ações são implementadas muito cedo ou tarde demais. A aquisição de novos equipamentos, por exemplo, só faz sentido se o seu laboratório existe uma demanda para aqueles exames no seu laboratório, e você possui margem para suportar o possível aumento de custos.



Avalie se a estratégia não irá destoar da imagem que você vem construindo


Se você vem construindo uma imagem que reforça a sua qualidade, mas copia a estratégia de um outro laboratório que está buscando e atraindo clientes com preços baixos, sua imagem pode sofrer danos irreversíveis. Afinal, um valor muito abaixo do que é estabelecido no mercado pode remeter a algo de pouca qualidade, em alguns casos.



Considere o impacto da estratégia para a equipe do laboratório


Quando copiamos uma estratégia sem analisá-la profundamente, acabamos nos esquecendo de avaliar os impactos internos que ela poderá gerar, e focamos apenas no que é divulgado e percebido externamente. Com isso, o gestor negligencia os desdobramentos necessários para a efetividade da estratégia, como o treinamento da equipe, e até mesmo o controle do estoque.


Como dito anteriormente, o objetivo de uma ação é pautado pelas metas que o laboratório gostaria de atingir. Por isso, quando se trata de divulgar uma ação, uma estratégia, um serviço ou um diferencial, o melhor caminho é contar com uma boa agência de marketing, que tenha noção das particularidades do seu mercado, e que elabore junto com o seu laboratório um plano personalizado baseado em metas específicas, mensuráveis, realistas, alcançáveis, temporais e desafiadoras.


Gostaram do tema da pauta de hoje? Querem acrescentar alguma outra dica para evitar o risco de se copiar estratégias dos concorrentes? Compartilhe conosco nos comentários!


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