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Reinvestindo com inteligência: saiba como, quando e onde!




Reinvestir é um dos mantras da gestão inteligente, e boas ideias - pelo menos à primeira vista - nunca faltam. Se você administra um pequeno laboratório e retira a totalidade do lucro líquido a cada mês a título de salário ou pró-labore, tudo bem, mas você está optando por manter-se pequeno indefinidamente. É esse o caso? Se não, preste atenção. Reinvestir é essencial. Mas esse reinvestimento precisa ser muito bem estruturado, pois o mercado não cessa de se reinventar, impulsionado tanto pela criatividade como pela pressão competitiva. Será que todas as ideias sedutoras à primeira vista se revelam decisões com retorno proveitoso adiante?


Primeiro, considere que os recursos do laboratório não são infinitos, por mais sucesso que você venha experimentando. Assim, antes de mais nada, investigue. Vale pedir a opinião da equipe - afinal, eles estão na linha de frente do laboratório, sentindo diretamente o impacto das demandas - e principalmente, não hesite em pedir conselhos. Converse com outros empreendedores que entendam do ambiente em que você está inserido, mesmo que de outro ramo, e aprenda com a experiência deles. A seguir, defina quais investimentos são mais necessários e sintonizados com a estratégia do laboratório no momento, e foque nos prioritários. Confira algumas das possibilidades abaixo:



Posto de coleta


Reaplicar seu capital num novo posto de coleta parece uma ótima ideia, ainda que um pouco ambiciosa. E exatamente por isso, cerque-se de muita informação antes de dar esse passo. Você tem certeza de que aumentará a demanda por exames com o novo posto, ou apenas dividirá a demanda já existente entre dois locais, multiplicando sua despesa com infraestrutura sem um ganho real de faturamento? Se seu equipamento e seu pessoal qualificado na sede estão acumulando tempo ocioso, esta pode ser uma boa ideia, mas se o novo o posto vai exigir mais investimento também nessas áreas, pergunte-se se não é um passo muito grande para este momento.


Lembre-se de que o posto de coleta tem que ser tratado com a mesma atenção e carinho com que você trata a sede; ele vai demandar visitas regulares, supervisão, e inclusive uma contabilidade própria, para ter a exata dimensão da sua rentabilidade; aliás, tenha em mente que qualquer projeto de investimento precisa ser mensurável. (mais sobre postos de coleta, confira em "O que levar em consideração ao abrir um posto de coleta")



Marketing


Investir grandes quantidades de dinheiro em algo que não é mensurável pode servir apenas para disfarçar um mau investimento. Por isso, sempre que possível, destine parte do lucro do laboratório a iniciativas de gestão com retorno em um prazo menor. Reinvestir em marketing é sempre uma boa ideia, pois é um investimento que pode ser reavaliado facilmente durante o processo e cujos resultados são facilmente mensuráveis, como promoções, eventos específicos e mídias sociais. Para estes casos, é possível inclusive começar com um valor de investimento menor, e ir aumentando aos poucos, conforme os resultados forem aparecendo.


Um erro da cultura empresarial, pelo menos no Brasil, é acreditar que o investimento em marketing é uma espécie de “gordura”, a primeira a ser cortada em momentos de crise, quando na realidade é exatamente o contrário. O marketing é o cartão de visitas da sua empresa, o primeiro contato que o cliente em potencial terá com ela, e uma ferramenta cada vez mais essencial, sem a qual toda sua estratégia fica comprometida.



Equipamentos e Softwares


Investir em um equipamento equivale a investir em patrimônio; você vai experimentar os retornos dessa iniciativa ao longo de muito tempo de forma progressiva e gradual; talvez por isso, em curto prazo, a terceirização ou o comodato possam ser alternativas mais viáveis.


Por outro lado, apenas como exemplo, os sistemas GeneXpert, da Cepheid são capazes de oferecer um menu ampliado de testes PCR com o processo complicado de extração, amplificação e detecção de ácido nucleico ocorrendo dentro de cada cartucho de uso único. Esse sistema inovador permite que a biologia molecular chegue a laboratórios menores, e na saúde, muitas vezes a velocidade nas análises pode ser um diferencial importante de competitividade.


Os softwares de apoio à gestão, como chatbots para recepção online, sistema do laboratório e softwares de apoio à qualidade seguem também são investimentos que podem gerar um ganho de competitividade, aumentando a confiabilidade, percepção de organização e qualidade do laboratório.



Qualificação da equipe


Investir na qualificação do pessoal traz vários benefícios ao andamento do empreendimento, e o mais mensurável deles, a curto prazo, é o melhor desempenho e produtividade, com mais qualidade, segurança e agilidade nas rotinas internas. Em segundo lugar, vem os pontos que o laboratório marca no jogo da competitividade; dispondo de um profissional mais qualificado, talvez até mesmo treinado em técnicas que seus concorrentes ainda não dominam, é grande a chance de conquistar mais mercado.


Além disso, existe um ganho que talvez seja menos mensurável mas igualmente valioso. Profissionais que se sentem valorizados e reconhecidos pela empresa tendem a representar melhor sua cultura empresarial, o bom e velho “vestir a camiseta”, com isso reduzindo a rotatividade nas funções, economizando muito tempo em treinamento e procedimentos burocráticos. Mais: você estará mais tranquilo para delegar tarefas, e concentrar-se nas questões estratégicas que dependem apenas do gestor para serem solucionadas. Aliás, não se esqueça de que existe um outro profissional no qual você deve investir: você mesmo. O aprimoramento de suas habilidades como gestor pode potencializar seus resultados, tanto financeiros quanto nas relações de trabalho.


Infraestrutura


Alguns investimentos não possuem retorno imediato, mas merecem a sua atenção para melhorar a percepção da sua marca para o público que você deseja atingir. Por exemplo, manter uma recepção agradável e confortável, que ofereça alguns mimos como opções de leitura atraentes, televisão, wi-fi, água e café, desjejum para quem acaba de realizar a coleta e mesmo um espaço kids compatível com seu espaço, tudo isso são investimentos de custo baixo a moderado e grande efeito sobre o público.


Além deles, manutenções periódicas no prédio são fundamentais para seu laboratório continuar competitivo. Por mais que seja difícil de mensurar, uma parede rachada, pintura descascando e cadeiras rasgadas causam uma má impressão a qualquer pessoa que frequente o seu laboratório: além dos clientes, até mesmo seus funcionários podem achar que você está desleixado na gestão, e não darão a devida importância ao trabalho a ser realizado. Lembre-se de que manter o ambiente com a manutenção em dia é imprescindível para uma boa apresentação.


E então, encontrou aqui sua alternativa de reinvestimento? Para finalizar, tenha em mente ainda alguns pontos. Sabe-se que uma das principais causas de falência de empresas é não manter um lastro de capital de giro, portanto só invista no que estiver dentro de suas possibilidades, e fuja sempre que possível da necessidade de empréstimos bancários. Caso você necessite de valores maiores, e vá usar o valor excedente para dar de entrada em um novo equipamento, esteja ciente dos aportes mensais de capital necessários e coloque-os em seu planejamento estratégico.


Mais importante de tudo: lembre-se que cabe a você decidir se o investimento está tendo retorno ou não, portanto mantenha registros para acompanhar esse progresso. É importante saber a hora de parar de investir ou injetar um pouco mais de capital do que o previsto para aproveitar melhor os resultados. Tenha em mente que investir é um processo contínuo e deve ser feito com cuidado e com metas claramente definidas. Trata-se, basicamente, de encontrar a melhor maneira de configurar o laboratório para ser mais lucrativo no longo prazo. É melhor verificar antes quando se dará o retorno do capital investido, através de projeções realistas.


E você, que estratégias tem utilizado para investir no seu laboratório?






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