Com a popularização da internet e o advento das redes sociais, o acesso ao marketing se democratizou, e empresas de todos os tipos de porte passaram a se comunicar com diferentes grupos de prospects, o que antes não era possível por causa da limitação geográfica ou de orçamento (budget).
Principalmente em tempos de crise, o marketing oferece ótimas soluções para fidelizar clientes e atrair novos públicos, o que pode ser uma maneira de dar uma folga no faturamento do laboratório. Porém, quando a estratégia de marketing não é bem administrada, o trabalho voltado para redes sociais e mídia off-line não atinge os resultados esperados. Pensando nessa questão, na pauta de hoje, trouxemos algumas reflexões sobre o que pode estar prejudicando o marketing do seu negócio.
Não é mito: todo trabalho de marketing traz algum resultado
Seja um retorno positivo, quando o resultado acontece como o esperado, ou negativo, quando a estratégia tomou um caminho errado ou inesperado, todas as ações de marketing trazem algum tipo de retorno. Apenas precisamos entender quando, de fato, esse retorno vai acontecer.
O marketing é um grande guarda-chuva que detém, na sua parte interior, diversas ferramentas que podem ser utilizadas – tanto para ações estratégicas, como o planejamento e orçamento de marketing da empresa, quanto operacionais, como as ações em redes sociais ou rádio.
Todas as ferramentas têm um propósito e podem ser usadas de formas diferentes, e, dependendo da maneira que estão sendo aplicadas, podem trazer um retorno imediato ou a médio/longo prazo.
Quando você faz uma panfletagem no trânsito, por exemplo, em quase 99% das vezes, quando o prospect recebe o panfleto, ele não está precisando fazer exames laboratoriais naquele momento, mas, certamente, terá de fazê-los em um futuro próximo, ou seja, a médio ou longo prazo. Sendo assim, ele tenderá a lembrar da sua marca quando tiver que colocar os exames em dia. No entanto, isso não significa que tal ação de marketing não trará algum tipo de resultado imediato; pois, quando essa mesma ação de panfletagem é feita próximo de clínicas ou hospitais, as chances de vários clientes entrarem em contato de imediato para fazer um orçamento com você são grandes.
Por isso, é importante que todas as ações de marketing estejam alinhadas com o plano estratégico do laboratório e que sejam avaliadas periodicamente pela gerência para saber se estão trazendo o retorno esperado, ou mesmo para descobrir o que não está funcionando.
Para que os gestores entendam o que pode estar prejudicando os resultados de suas ações de marketing, listamos a seguir alguns erros comuns cometidos por alguns laboratórios.
Erros comuns que prejudicam os resultados das ações marketing
Problema estratégico
Como citamos acima, quando a ação de marketing não está alinhada com a necessidade estratégica do laboratório, pode parecer que nenhum resultado foi obtido. Um exemplo disso é quando uma ação cujo retorno tem médio prazo é utilizada para suprir uma necessidade imediata, como a de novos clientes. Por isso, se uma ação de marketing não está trazendo o retorno esperado, ela deve ser reavaliada e, em certos casos, substituída por outra que atenda melhor o seu propósito.
Você está falando com o público errado
Seja qual for a estratégia ou o objetivo de seu laboratório, não basta apenas encontrar a ação de marketing mais efetiva para suprir determinada necessidade: é preciso também direcionar sua mensagem para o público certo. Se o seu laboratório quer se comunicar com mulheres entre 30 e 60 anos, mas, por algum erro operacional, está atingindo homens de 12 a 25 anos, pode ser que a estratégia utilizada não traga quase nenhum retorno. Além disso, também é preciso levar em conta as preferências do público, afinal, não são todas as mulheres entre 30 e 60 anos que podem estar preocupadas com a saúde no momento que você comunicar com elas.
Comunicação não adequada
Mesmo que você tenha escolhido a melhor ação e, finalmente, encontrado o público certo, existe ainda a possibilidade de a sua mensagem não estar adequada. Usar termos técnicos demais ou trabalhar com estilos de linguagens que não estejam alinhados com as expectativas do público pode prejudicar a ação de marketing do laboratório. Não é incomum ver os laboratórios tentando usar os famosos “memes” em suas ações institucionais para agradar os clientes, mas muitos esquecem que certas piadas podem ser compreendidas por apenas uma parte do público que irá receber a mensagem.
Falta de investimento
Existe uma grande regra básica no marketing: quando você faz um investimento específico para obter um retorno financeiro no futuro, pelo menos 10% desse investimento deve ser convertido em ações de marketing. Sabemos que essa não é uma realidade possível para muitos negócios; ainda assim, os gestores de laboratórios de pequeno e médio porte devem investir algum valor em marketing. Como o retorno tende a vir na mesma medida do valor investido, é importante que você o reavalie constantemente.
Falta de apoio de especialistas
Assim como existem conhecimentos e técnicas específicas para analisar os exames laboratoriais, alguns tipos de operacionalizações dentro do marketing também requerem um especialista na área para colocar uma ação em prática. Um pequeno erro operacional pode reduzir o alcance de uma ação ou, até mesmo, inutilizá-la por completo, desperdiçando o dinheiro investido. Por isso, quando você não souber quais estratégias de marketing adotar para determinado objetivo, cogite contar com o apoio de um especialista.
E aí... Com as dicas de hoje, você conseguiu descobrir por que suas ações de marketing não estão trazendo resultados? Quais pontos seu laboratório precisa reavaliar? Comente conosco!
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