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Perdendo clientes para outras cidades? Entenda o que pode ser




Se você percebeu que vem perdendo clientes para laboratórios de outras cidades, mesmo oferecendo o mesmo padrão de serviços dos estabelecimentos das cidades maiores, este é o momento de agir para entender e solucionar o problema, antes que tome proporções irreversíveis. Muitas vezes, o público das cidades menores já internalizou uma cultura de consumo baseada na crença de que tudo que está localizado em cidades maiores é necessariamente melhor, sem perceber que há muitas vantagens em utilizar serviços locais justamente por estarem próximos, além de oferecerem qualidade igual ou superior ao encontrado em grandes cidades. Mapeamos alguns dos possíveis motivos que você deve considerar, acompanhados de dicas para lidar com eles:


Você opera com tecnologia de ponta, mas sua infraestrutura não passa essa ideia.


A repaginação da sua infraestrutura, passando uma ideia de modernidade e funcionalidade, pode ser causar grande efeito na percepção que o público tem do laboratório, deixando de vê-lo como um estabelecimento local e comparando-o aos espaços conhecidos nos grandes centros urbanos. Invista na decoração, na automatização da recepção e da coleta, também no treinamento da equipe de atendimento para atingir aquele tom exato entre a objetividade e a empatia, sem intimidade excessiva mas ainda acolhedor o suficiente para o paciente não se sinta apenas mais um número.


Você oferece alto padrão de qualidade e diferenciais, mas ninguém sabe!


Como já mencionado, a crença de que os melhores serviços não estão disponíveis nas cidades menores ainda está impregnada nos hábitos de consumo de muita gente. E diante disso, cabe a você divulgar mais e melhor seus diferenciais, quebrando esse pressuposto. Se o cliente não sabe que você oferece as mesmas possibilidades de serviços, ele precisa saber. Utilize as redes sociais, spots de rádio, invista em visibilidade na mídia local, divulgue todas as novidades e aquisições, enfim, mostre tudo o que tem, do portfólio de convênios atendidos aos exames inovadores.


Os laboratórios de fora oferecem serviços ou atendimentos que você não tem.


Além de conhecer muito bem seu público e saber o que é mais importante para ele - descontos, conforto, acessibilidade, por exemplo - você também precisa saber o que os outros oferecem que pode estar ameaçando sua demanda. Faça benchmarking, conheça bem a concorrência e descubra o que é. Talvez você precise fazer ajustes na tabela, no tempo de entregas dos exames, pensar em incorporar novos diferenciais ou oferecer outras vantagens que tornem mais atraente escolher o seu laboratório. Descubra o que está funcionando para os outros e veja se há possibilidade de funcionar para você.


Existem muitas vantagens em utilizar serviços locais, e seu público não sabe.


Reflita sobre essas vantagens, e deixe seu público saber. Realizar seus exames num local mais próximo é muito mais confortável, menos estressante e otimiza o tempo de quem trabalha, cuida de idosos ou tem crianças em idade escolar. Além disso, o cliente está no seu ambiente, na sua cultura e cercado por quem já lhe é familiar. Na prática, são menos horas de jejum, zero tempo perdido dirigindo na estrada, e o sentimento reconfortante de proximidade.


Enfim, a chave do problema pode estar na necessidade de educar o público e revolucionar a cultura local de comportamento de consumo, algo que só se consegue com muita comunicação e divulgação amparadas em boas estratégias de marketing. Se você desejar, a Aceleralab.Marketing está aqui para ajudar nesse processo! Clique aqui e saiba mais como podemos ajudá-lo.


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